Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de dezembro de 2018

Conheça 12 benefícios do limão para a casa e a saúde

Desde tirar o cheiro da caixa de areia do seu gato até refrescar o hálito, o limão pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida

Imagem: ribeirorocha/iStock

Entre diversas frutas, o limão pode ser considerado uma das melhores e mais nutritivas. Mas você sabia que ele pode ser um aliado também para a sua casa? Suas propriedades podem ser utilizadas para neutralizar o cheiro da areia de gatos, por exemplo, e também para aliviar urticária se você entrar em contato com plantas venenosas. Além disso, entre os benefícios do limão, você ainda pode encontrar uso para combater a caspa entre muitos outros!

Você conhecia essas curiosidades sobre o limão?

  • O limoeiro não é realmente muito bonito – e a flor também não é doce. Os galhos esparsos não se parecem muito com a densa folhagem da laranjeira e as flores arroxeadas não possuem a fragrância agradável dos brotos da laranja.
  • A fruta do limão é azeda graças ao alto teor de ácido cítrico. Mesmo assim, marinheiros chupam limões ricos em vitamina C há centenas de anos para evitar o escorbuto. Até hoje a marinha britânica exige que os navios levem um carregamento suficiente de limão para que cada tripulante possa ter uma cota diária de 30 ml de suco.
  • Você pode encontrar apenas 25 calorias a cada 100 g de limão. Se você que fazer uma dieta, conte com ele!

Veja também: Conheça 6 benefícios incríveis e surpreendentes da cebola

Veja agora alguns benefícios do limão que você pode incluir agora mesmo em sua rotina:

 

  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    1. Prepare um desodorizador de ambientes

    Prepare o seu próprio desodorizador de ambientes, que também funciona como um umidificador para os dias mais secos. Se tiver um fogão a lenha, ponha uma panela ou tigela de ferro fundido esmaltado no fogo, encha-a com água e acrescente casca de limão (e/ou de laranja), paus de canela, cravos e casca de maçã. Não tem fogão a lenha? Use o fogão comum, deixe a água ferver e cozinhe em fogo baixo.


  • melg-photography/iStock

    2. Neutralize o cheiro da caixa de areia

    Não é preciso usar um spray para neutralizar o odor desagradável da caixa de areia do gato ou o do banheiro. Corte alguns limões ao meio e coloque-os, com o lado cortado para cima, sobre um prato no cômodo em questão. Logo, logo o ambiente terá um refrescante odor cítrico.


  • AndreyPopov/iStock

    3. Elimine odores da geladeira

    Esprema um pouco de limão numa bolinha de algodão ou numa esponja e deixe na geladeira por algumas horas. Certifique-se de que descartou todos os itens que possam estar provocando o mau cheiro. Descubra também outras formas de dar um banho em sua geladeira!


  • AntonBalazh/iStock

    4. Faça o alumínio brilhar

    Para as panelas brilharem, por dentro e por fora, esfregue nelas a metade de um limão-siciliano e dê polimento com um pano macio.


  • koosen/iStock

    5. Limpe tábuas de cozinha

    Não é de se admirar que a tábua de cozinha tenha um cheiro ruim! Afinal de contas, é usada para picar cebola, amassar alho, cortar carne e frango crus e cozidos, bem como para preparar peixe. Para livrar-se do cheiro e ajudar a limpar a tábua, esfregue-a com a metade de um limão ou lave-a em suco puro, sem diluir.


  • belchonock/iStock

    6. Limpe o micro-ondas

    O interior do seu micro-ondas está cheio de pedaços endurecidos de alimentos? Você pode fazer uma boa limpeza sem se cansar e sem arranhar a superfície com produtos de limpeza pesada. Misture 3 colheres de sopa de suco de limão-siciliano a uma xícara e meia de água em um recipiente que possa ser levado ao micro-ondas. Ligue o forno na potência alta por 5 a 10 minutos, permitindo que o vapor condense nas paredes internas e no teto do forno. Depois, limpe o alimento amolecido com um pano de prato.

    Veja também: Conheça 5 usos incríveis do micro-ondas para incrementar a sua cozinha


  • Михаил Руденко/iStock

    7. Refresque o hálito

    Faça um bochecho improvisado usando suco de limão. Depois de bochechar o suco, engula-o para prolongar a sensação refrescante na boca. O ácido cítrico do suco altera o pH da boca, matando as bactérias que causam mau hálito. Depois de alguns minutos, faça um bochecho com água para retirar o suco, pois a exposição prolongada ao ácido do limão pode danificar o esmalte dos dentes.

    Veja também: Entenda como preservar o hálito na velhice


  • vchal/iStock

    8. Elimine a caspa

    Se sua cabeça estiver coçando por causa da caspa, o alívio pode estar na geladeira. Faça uma massagem no couro cabeludo com 2 colheres de sopa de suco de limão-siciliano e enxágue com água. Depois, misture 1 colher de chá de suco de limão em 1 xícara de água e lave o cabelo com essa solução. Repita o procedimento diariamente até a caspa desaparecer. Você estará livre da coceira na cabeça, e os cabelos ficarão com cheirinho de limão.


  • PositiveFocus/iStock

    9. Amacie cotovelos ressecados

    É bastante desagradável ter cotovelos ressecados e irritados. Eles ficarão bem melhor depois de algumas sessões do seguinte tratamento: misture bicarbonato de sódio e suco de limão-siciliano até obter uma pasta abrasiva. Depois esfregue a pasta no cotovelo para aliviar, amaciar e esfoliar a pele.


  • Bunphot/iStock

    10. Desinfete cortes e arranhões

    Estanque o sangramento e desinfete pequenos cortes e arranhões. Aplique algumas gotas de suco de limão diretamente sobre o corte ou use um pouco de algodão, segurando-o firmemente sobre o local por um minuto.


  • parinyabinsuk/IStock

    11. Alivie urticária por plantas venenosas

    Você não precisa tomar um banho de loção antialérgica da próxima vez que entrar em contato com plantas venenosas. Aplique uma forte solução de limão-siciliano com água diretamente na área afetada para aliviar a coceira e diminuir a irritação.


  • fizkes/iStock

    12. Dê um trato a mãos ásperas e pés doloridos

    Não é preciso muito trabalho para cuidar das extremidades. Se tiver mãos ásperas ou pés doloridos, lave-os com uma solução de partes iguais de suco de limão e água, depois massageie com azeite de oliva e seque com um pano macio.

    Veja também: Conheça a fibromialgia, a doença crônica que causa dores no corpo inteiro


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados