A cozinha é o coração da casa de muita gente, mas também pode ser o cômodo mais bagunçado (e mais sujo). Se você tem pouco tempo disponível ou uma família grande que dá muito trabalho, talvez ache que uma cozinha suja seja algo normal. Mas não precisa ser assim. A boa notícia é que não é necessário gastar muito dinheiro com produtos. Basta seguir as dicas econômicas que separamos de como limpar vidros, porcelana e cristais e transformar a sua cozinha no coração ativo e limpo da sua casa. Então, vamos a elas!

Vidros sem mancha

Para evitar manchas em jarras, candelabros, copos e qualquer outro utensílio de vidro, siga este truque. Coloque cada peça de molho de 3 a 4 minutos em um banho de água com 120 ml de vinagre. Em seguida, escorra quaisquer gotas de água remanescentes e, a seguir, seque e dê polimento com um pano macio. O vinagre também é muito eficiente na lavagem de roupas, veja como usá-lo de 6 modos diferentes.

Remova vestígios de gordura

Embora copos, canecas e pratos usados no dia a dia possam parecer limpos depois de serem lavados, é possível que continuem cobertos com uma camada de gordura invisível aos olhos. Para comprovar, prepare uma fina pasta com bicarbonato de sódio e água. Depois, mergulhe uma esponja nela e esfregue bem a superfície do vidro ou da porcelana. Enxágue, seque com um pano macio e as louças irão reluzir como nunca. Além disso, ficarão com uma textura diferente ao toque. Aliás, panos de prato e esponjas também podem ser limpos com bicarbonato de sódio, saiba como!

Chá para o seu cristal

Se algum resíduo secar dentro de um jarro ou vaso de cristal que não aguenta uma boa esfregada sem arranhar, não se preocupe. Encha o vasilhame com uma mistura de 2 partes de chá-preto forte e 1 parte de vinagre branco. Deixe de um dia par o outro, jogue fora a solução e lave com um pano macio embebido em água e sabão. Assim seus cristais voltarão a brilhar novamente.

Turma da Mônica e Corpo Humano

Proibido mancha de cigarro!

Quando você dá uma festa e tolera que seus convidados fumem na varanda, é possível que algumas peças de louça fiquem manchadas de cigarro. Mas, não se desespere! Para removê-las, mergulhe a rolha de uma garrafa de vinho no sal e use-a para esfregar na marca do tabaco até sair. Pronto! Dessa forma suas louças ficarão como novas.

Como limpar cristal entalhado

Se você tiver peças de cristal com entalhes muito profundos, use um pincel de barba ou de maquiagem que seja grande para passar nas fendas, com água e sabão, durante a limpeza. Esses pincéis são firmes e macios o bastante para retirar a sujeira sem arranhar o cristal. Mas para enxaguar, segure cada peça sob água corrente.

Suavize lascas e arranhões no vidro

Caso note uma pequena lasca na beirada de um copo, use uma lixa de unha para igualar a borda. Já para eliminar um arranhão em copo, basta esfregar pasta de dente branca (não do tipo gel) com pano macio e enxaguar em seguida. Desse modo, a leve abrasividade da pasta de dente irá uniformizar o vidro o suficiente para tornar o risco invisível. Aliás, você sabia que a pasta de dentes também pode servir para desodorizar mamadeiras? Conheça outros 6 usos inusitados para esse produto.

Dica extra: Livre-se das manchas no aço inox

Se você acha que vinagre e papel-toalha bastam para retirar manchas de suas facas, garfos e colheres de aço inox, é porque desconhece um bom truque. Os sinais desaparecerão apenas se você mergulhar o papel-toalha embebido em vinagre em um pires com bicarbonato. Após esfregar as manchas, lave os utensílios como de costume e seque-os bem, imediatamente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!