Embora o fogão convencional ainda seja o favorito dos brasileiros, os cooktops estão se tornando cada vez mais populares. Entretanto, entender as especificidades de cada um desses modelos é imprescindível para saber qual deles escolher para a sua cozinha

É importante ter em mente que informações como fonte de alimentação, a quantidade média de pessoas que cozinham na casa, o tamanho e até mesmo estilo da sua cozinha são importantes na hora de optar por um fogão ou um cooktop. 

Leia também: 30 utensílios essenciais para você ter na sua cozinha

Sabe outra coisa a se considerar antes de comprar um novo eletrodoméstico desses? As panelas que você tem em casa. Pois é! Até isso pode influenciar na hora de decidir entre a modernidade e a tradição. 

Vamos descobrir qual tipo desses aparelhos é o mais ideal para a sua cozinha? 

O fogão convencional, o aliado da tradição

O fogão convencional é a melhor opção para aqueles que não possuem uma cozinha planejada (mas não só). Isso se dá porque não há a necessidade de encaixá-lo em uma bancada.  Se este é o seu caso, vale a pena dar mais atenção a este modelo.

Uma vantagem do fogão em relação aos cooktops é que em um aparelho temos tanto o forno quanto os queimadores. Além disso, você ainda pode optar por um fogão de piso ou um fogão embutido, te dando mais possibilidades.

O fogão de piso é o modelo mais popular do Brasil, o que faz dele a opção mais acessível. Além disso, é possível encontrá-lo em diversos tamanhos, o que faz dele um modelo que se adequa a todo tipo de cozinha. E é comum nas opções com quatro, cinco e seis bocas. 

Fogão Cooktop
Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Já o fogão embutido, apesar de ser preferencialmente escolhido para cozinhas planejadas, também é uma opção interessante para que possui pouco espaço em seu lar. Por ser um modelo que não possui nem pés nem acabamentos laterais, eles são encaixados em espaços como em bancadas. 

Fogão Cooktop
Imagem: Vera_Petrunina/iStock

No caso do fogão embutido, é muito necessário que saiba direitinho as medidas de onde ele será alocado, para que não haja problemas. 

Ah! E antes que nos esqueçamos, os modelos de fogões convencionais só funcionam a gás. Ou seja, é necessário que a sua cozinha tem espaço para um botijão ou sistema de gás encanado.

Cooktop, a elegância dos tempos modernos

Que o cooktop é bonito à beça, ninguém duvida. Por conta de seu design sofisticado e inovador, ele vem chamando a atenção dos entusiastas da culinária. Mas a pergunta que fica no ar é a seguinte: é bonito, mas vale a pena? Spoiler: vale! 

Prático, os cooktops não só ocupam pouco espaço, como também são super fáceis de limpar. E isso se deve ao seu acabamento, que podem ser de vidro, vitrocerâmico ou aço inox. Além disso, hoje em dia é possível encontrar três modelos de cooktop por aí: a gás, elétrico e por indução.

O cooktop a gás é o que mais se assemelha a um fogão convencional, pois assim como eles, carecem de gás natural para que funcione. As vantagens deste modelo em relação aos outros é que ele não precisa de eletricidade para funcionar e você pode utilizar o jogo de panelas que você já tem em casa. 

Fogão Cooktop
Imagem: Tingting Wu/iStock

Já o cooktop elétrico tem a praticidade como aliada. Com ele, você pode controlar a temperatura das panelas com mais facilidade, o que agiliza e muito o seu preparo. Entretanto, é importante saber que para esse modelo será necessário utilizar panelas específicas, como as de vidro, cerâmica, aço e ferro. 

Fogão Cooktop
Imagem: Marcela Vieira/iStock

Mais moderno e seguro dos três modelos, o cooktop por indução é também o que possui melhor controle do aquecimento, o que otimiza o aquecimento dos alimentos, e sistema automático de desligamento. O cooktop por indução não possui bocas e só aquece quando as panelas estão posicionadas no lugar certo. E por falar nelas, as penelas necessárias para esse modelo são as que possuem fundo magnético, como as de ferro. 

Fogão Cooktop
Imagem: LightFieldStudios/iStock

Leia também: 11 dicas para evitar queimaduras na cozinha – Seleções Brasil 

A maior desvantagem do cooktop é que ao se optar por um eletrodoméstico desse, você também precisará ter um forno à parte, pois diferente dos fogões, eles não contam com um.

Mas e agora? Fogão ou cooktop? 

Fogão Cooktop
Imagem: MarianVejcik/iStock

Como fora mencionado lá em cima, essa decisão depende muito do tipo de cozinha que você tem ou terá. Se a sua cozinha for planejada, tanto o cooktop como um fogão embutido são as melhores alternativas. Mas caso essa não seja a sua realidade, sem dúvida alguma, a melhor opção é o fogão de piso. 

Na hora da limpeza, os cooktops levam vantagens, o que reforça a sua praticidade, enquanto o fogão, muito por conta do forno, precisam ser mais cuidadosas.

Pensar no tamanho dos dois eletrodomésticos e o espaço que você tem em casa também é algo a ser levado em conta. Enquanto um fogão tradicional requer mais espaço, o cooktop não, por ser menor e tradicionalmente instalado sobre uma bancada. E por falar na instalação, a do cooktop é mais complexa, quando no fogão basta ligá-lo ao gás (com segurança, por favor!) e à tomada. 

A forma dos aparelhos também precisam ser consideradas na hora de escolher o ideal para a sua casa. Embora seja possível encontrar tanto o cooktop como o fogão em opções com quatro, cinco ou seis bocas (no cooktop só chegamos até cinco), o fogão possui forno enquanto o cooktop não. E essa é uma das maiores diferenças entre os dois modelos. 

Ainda sobre a forma, os fogões tradicionais usam apenas queimadores por chamas enquanto os cooktop podem utilizar queimadores a gás, elétricos ou por indução.   

No quesito beleza, os cooktops saem na frente, por conta de seu design moderno e elegante. E por mais que haja exemplares muito bonitos também, os fogões são mais conservadores com o seu design. 

E por fim, mas não menos importante, o preço. Neste ponto, a vantagem fica para os fogões convencionais. Sobretudo por já contarem com um forno, eles acabam saindo mais em conta do que os cooktops. 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher entre esses dois eletrodomésticos, aposto que se sentirá mais segurança na hora de escolher o modelo ideal desse item tão importante para a sua cozinha! 


Leia também: Como escolher o tipo de ar-condicionado ideal para o seu ambiente