O final de semana chegou ao fim, mas não é por isso que você terá de abrir mão das comidinhas gostas. Para comer sem culpa, e sem perder muito tempo na cozinha, selecionamos três receitas de grelhados de carne moída, super práticos e apetitosos, para dar mais sabor a sua hora do almoço.

Bolinhos orientais com cuscuz

Preparo: 15 minutos | Na grelha: 20 minutos

Descasque e pique 1 cebola. Tempere 600 g de carne moída bovina com 2 colheres (chá) de tomilho seco, 1 colher (chá) de cominho em pó, ½ colher (chá) de páprica doce em pó e 1 colher (chá) de sal com alho.

Acrescente 30 g de sementes de gergelim e a cebola picada e misture tudo. Tempere com pimenta-do-reino e amasse misturando bem. Forme 4 bolinhos da massa da carne, achate um pouco e deixe na geladeira, tampados, por cerca de 1 hora. 

Enquanto isso, despeje 200 g de cuscuz em 400 ml de caldo de legumes fervente e deixe apurar por 5 minutos ou segundo as instruções da embalagem. Misture o cuscuz com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de salsa picada. Pincele os bolinhos de carne moída com 1 colher (sopa) de azeite, por todos os lados, e leve para grelhar por 20 minutos. Ao grelhar, vire os bolinhos constantemente para que fiquem crocantes dos dois lados. Sirva com cuscuz morno. 

Hambúrguer picante

Preparo: 15 minutos | Na grelha: 20 minutos

Deixe um pãozinho branco com gergelim de molho em bastante água. Descasque 2 chalotas (ou, se não tiver, use cebolas normais) e pique bem. Misture 500 g de carne moída magra de cordeiro com 1 colher (chá) de sementes de coentro moído, 2 pitadas de pimenta-caiena e 2 pitadas de cardamomo moído. Esprema bem o pão e rasgue em pedacinhos. Amasse o pão, as chalotas picadas, e 1 ovo com massa de carne. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Divida em quatro porções e faça 4 hambúrgueres com aproximadamente 2 cm de espessura cada um. Leve-os para grelhar, virando de vez em quando, por aproximadamente 15 minutos. 

Corte 4 pães de hambúrgueres ao meio. Dê uma leve torrada em cada metade, colocando-as rapidamente sobre a grade da grelha, com o lado de dentro para baixo. Disponha os hambúrgueres na metade inferior dos pãezinhos. Acrescente 1 colher (chá) de molho picante para churrasco, folhas de alface e rodelas de tomate. Cubra com a metade superior dos pãezinhos e sirva.

Frikadellen com parmesão

Preparo: 15 minutos | Na grelha: 20 minutos

Descasque e pique 1 cebola e 1 dente de alho. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo e refogue a cebola e o alho picado. Depois, adicione 2 colheres (sopa) de salsa picada e misture tudo. Deixe esfriar. 

Tempere 500 g de carne moída com ½ colher (chá) de manjerona seca (se não tiver, use manjericão) e 2 pitadas de páprica doce em pó. Junte a mistura de salsa e cebola com 2 colheres (sopa) de parmesão ralado, 2 colheres (chá) de mostarda e 1 colher (sopa) de ricota amassada. Tempere tudo com sal e pimenta-do-reino a gosto. Amasse bem.

Divida a massa de carne em quatro porções e forme 4 bolinhos chatos. Grelhe estes bolinhos chatos. Grelhe estes bolinhos por aproximadamente 12 minutos, virando de vez em quando. 

Sirva com mostarda e salada de batatas, a gosto. 

Confira outras receitas de arroz, saladas e molhos para incrementar seu almoço!