Ter uma boa noite de sono pode ser também o seu maior desejo. Embora algumas pessoas pensem que a insônia é somente a incapacidade de adormecer, ela também é caracterizada pela incapacidade de permanecer dormindo. Problemas no sono que duram algumas noites ou poucas semanas frequentemente estão relacionados com estresse ou excitação. Mas, em alguns casos, insônia e ansiedade podem se tornar crônicas, durando meses ou até mesmo anos.

Confira essas dicas para ter um sono mais tranquilo e relaxar o corpo para dormir uma noite inteira, sem interrupções.

1. Alimente-se de triptofano

A serotonina é um neurotransmissor que nos ajuda a dormir. O triptofano, por sua vez, é um aminoácido que o corpo usa para fabricar a serotonina. Dois alimentos ricos em triptofano são a carne de peru e a banana. Comer um pouco de um dele antes de dormir pode ajudar você a ter bons sonos.

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas se sentem tão cansadas e frequentemente dormem após a ceia de Natal é que o peru é particularmente rico no aminoácido triptofano, um indutor natural do sono.

2. Invista em chás calmantes

Flor-de-maracujá

Apesar de ser conhecida como “fruta da paixão”, o maracujá não vai tornar a sua lua de mel inesquecível. Na verdade, ele vai fazer você dormir. Coloque 3 saquinhos de chá de flor-de-maracujá em 720 ml de água recém-fervida e deixe em infusão por 30 a 60 minutos. Em seguida, beba uma xícara meia hora antes de ir se deitar. Os alcaloides contidos nesta planta podem ajudar a acalmar a insônia e a ansiedade. Mas, cuidado! Converse com o seu médico antes de tomar esse chá, pois ele pode interagir com certos medicamentos, principalmente os anticoagulantes.

Hipérico

Pode-se tomar sem problemas uma xícara de chá de hipérico até três vezes ao dia para amenizar uma depressão leve, o nervosismo e a insônia. Ele também pode ser encontrado em comprimidos e em extrato líquido. Estudos mostram que a hipericina e outros componentes do hipérico atuam em conjunto para evitar que a enzima monoamina oxidase (MAO) destrua a serotonina, a dopamina e outras aminas que mantêm o humor e as emoções em alta. O hipérico interage com várias substâncias químicas, por isso fale com o seu médico antes de ingeri-lo. Cuidado: Algumas pessoas que fizeram uso dessa erva apresentaram fotossensibilidade.

Camomila

A camomila, conhecida por suas propriedades sedativas, é um excelente indutor do sono. Se você tem como conseguir saquinhos de um chá de boa qualidade, eles funcionarão perfeitamente. Se puder cultivar camomila fresca em um vaso em casa, melhor ainda. É muito fácil ter um jardim ou horta dentro de casa, confira o passo a passo. Na hora de colher, corte as hastes cerca de 2 cm abaixo das flores. Amarre-as e mergulhe-as numa caneca de água quente para fazer um delicioso chá calmante. A valeriana também é uma erva excelente na indução ao sono, veja como utilizá-la.

3. Faça um travesseiro de lúpulo

Pegue uma capa de almofada com zíper e encha-a com flores secas de lúpulo. Se desejar, adicione um punhado de flores secas de lavanda (alfazema), para suavizar o cheiro. Quando for se deitar, ponha o travesseiro perto da cabeça para poder sentir o aroma. Para que o lúpulo continue ativo, será preciso umedecer com álcool de cereais  a cada três ou quatro semanas.

4. Tome um banho de banheira

Há boas razões pela qual alguns pais dão banhos mornos nos filhos antes de colocá-los para dormir: a água morna é um relaxante natural. Por isso, encha a banheira, diminua a luz e se banhe por alguns minutos. Para acalmar ainda mais, despeje 450 g de sais de Epsom. Os sais de Epsom limpam e tonificam a pele, mas também podem baixar a pressão. Em seguida, arraste-se para uma cama com lençóis cheirosos para um sono reparador.

5. Deixe o quarto arejado

A expressão “quente e aconchegante” nem sempre traduz as condições adequadas para se cair no sono. Quando o assunto é o quarto, ter uma temperatura mais fria é o mais indicado. Se possível, abra um pouco a janela para ter uma boa ventilação. A maioria dos especialistas em sono sustenta que, quando a temperatura do quarto é ligeiramente mais fria, o sono é melhor e mais saudável.

O que mais você pode fazer

 

Embora você se sinta como se fosse a única pessoa que não consegue ter uma boa noite de sono, a verdade é que uma em cada três pessoas queixa-se de insônia e ansiedade. Felizmente, há várias maneiras de alcançar o relaxamento necessário e técnicas para diminuir a ansiedade. Além disso, calmantes naturais e seguros que podem ajudá-lo a ter bons sonhos. Invista nessas sugestões.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!