Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de agosto de 2020

Mês do Aleitamento Materno: 8 apps para ajudar as mães na amamentação

Amamentar não é uma tarefa fácil, e a tecnologia pode ser uma grande aliada das mães de recém-nascidos

Imagem: FamVeld/iStock

O mês de agosto é o Mês do Aleitamento Materno no Brasil. A campanha, também conhecida como Agosto Dourado, tem como objetivo conscientizar sobre a importância do leite materno no desenvolvimento do bebê e apoiar as mães nessa fase da vida.

Sem dúvida, amamentar não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer; especialmente para mães de primeira viagem. Com a chegada de uma nova criança, os dias se tornam imprevisíveis.

É preciso se adaptar ao ritmo do bebê, aos horários em que ele desperta, sente sono e fome. Além disso, também se torna parte da rotina acompanhar o crescimento e as alterações de peso da criança.

É aí que a tecnologia entra para ajudar as mamães a se organizarem no dia a dia e tornarem este processo mais fácil. Hoje, existem muitos aplicativos de amamentação com as mais diversas funções, substituindo o caderninho que as nossas avós e bisavós utilizavam antigamente.

Mês do Aleitamento Materno: aplicativos podem ser aliados das mães

“De que lado o bebê se alimentou pela última vez?” “Quanto tempo faz desde a última mamada?”, esses são alguns exemplos de dúvidas que podem surgir durante o processo de amamentação. Ainda que se espere que a mãe se lembre desses detalhes, a verdade é que mães são seres humanos sujeitos à esquecimentos. Ainda mais em meio ao turbilhão de novidades e inúmeras tarefas do dia a dia com um bebê.

Por isso, não há mal nenhum em recorrer a uma ajudinha extra. E foi pensando nisso que surgiram os aplicativos de amamentação. Inspirados nos caderninhos da vovó, só que muito mais práticos e interessantes, esse apps oferecem diversas funcionalidades:

  • Registrar dados das mamadas;
  • Acompanhar a evolução da amamentação;
  • Rastrear o sono do bebê;
  • Anotar peso, altura, entre outros dados importantes durante a fase de crescimento etc.

Em apoio ao Mês do Aleitamento Materno, selecionamos os 8 melhores aplicativos de amamentação para as mamães.

  • Foto: Divulgação

    Baby Daybook – Amamentação e cuidados com o bebê

    Desenvolvido para o acompanhamento diário do recém-nascido, o Baby Daybook registra detalhes da amamentação como o número de vezes que o bebê se amamentou durante o dia, o lado de cada mamada e o tempo entre cada uma delas.

    Os dados são apresentados em gráficos simples e de fácil entendimento, que podem ajudar as mães a entender melhor os hábitos do bebê e também nas consultas com o médico.

    Além disso, há outras funcionalidades como controle do sono e das trocas de fraldas.

    O aplicativo está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


  • Foto: Divulgação

    Diário de Amamentação do Bebê

    Nesse aplicativo, é possível fazer o controle não só do aleitamento materno, mas também da extração de leite e mamadeiras. Assim, se por algum motivo for necessário extrair o leite, você pode registrar quantos ml foram extraídos de cada seio.

    Além disso, o app também oferece cronometragem para a amamentação e o sono do bebê, diário de peso e altura, e lembrete para as tarefas do dia a dia.

    O aplicativo está disponível para iPhone e pode ser baixado na Apple Store.


  • Foto: Divulgação

    Amamentação – Diário de Atividades do Bebê

    Além de rastrear a amamentação e outras atividades do bebê, este aplicativo tem como grande diferencial a sincronização de dados. Com essa funcionalidade você pode enviar os dados do bebê para o pai, a babá ou qualquer outra pessoa que faça parte dos cuidados com o pequeno. Tudo isso de forma 100% gratuita.

    Com uma interface simples e intuitiva, o Diário de Atividades do Bebê permite que a mãe crie um histórico das amamentações e do crescimento do recém-nascido.

    Este aplicativo está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


  • Foto: Divulgação

    Rotina Mamãe Bebê

    Assim como os demais aplicativos, o Rotina Mamãe e Bebê tem foco no aleitamento materno. No entanto, oferece outras funcionalidades como registro de sono, de troca de fraldas e de medicações, e até mesmo medição de temperatura.

    Além disso, é possível configurar o app para receber lembretes do próximo horário de amamentação ou de medicação, entre outras tarefas.

    O aplicativo está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


  • Foto: Divulgação

    Baby Breastfeeding Tracker (em inglês)

    Com a proposta de “tudo em 1”, este aplicativo oferece mais de oito funcionalidades, incluindo o registro das amamentações.

    É possível adicionar fotos e vídeos para acompanhar o crescimento do bebê, acompanhar a evolução das amamentações em tempo real, fazer um diário com os pequenos acontecimentos no dia a dia do bebê, entre outros.

    O aplicativo está disponível para iPhone e pode ser baixado na Apple Store.


  • Foto: Divulgação

    Relógio de Alimentação 

    Simples e intuitivo, este aplicativo é um pouco mais básico que os concorrentes, mas oferece funcionalidades bastante úteis.

    O controle da amamentação, sem dúvida, é a principal funcionalidade do app. Mas há um diferencial interessante: o aplicativo reproduz sons que ajudam o bebê a dormir.

    O Relógio de Alimentação está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


  • Foto: Divulgação

    Baby Manager – Breastfeeding Log and Tracker (em inglês)

    Assim como os concorrentes, o Baby Manager oferece funcionalidades para o acompanhamento da rotina de amamentação, sono e troca de fraldas.

    Além disso, também é possível sincronizar os dados no celular do pai para que ambos possam acompanhar o desenvolvimento do pequeno. Mas o principal diferencial desse aplicativo é que ele oferece relatórios do progresso do bebê e a possibilidade de exportar os dados em formato de planilha do Excel.

    O Baby Manager está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


  • Foto: Divulgação

    Diário do Bebê

    Este aplicativo funciona como uma espécie de diário das principais atividades e cuidados com o bebê.

    Todo o histórico de amamentação, troca de fraldas, horários de sono, mudanças de altura e peso ficam salvas para consultas futuras.

    O Diário do Bebê está disponível para Android e pode ser baixado na Google Play Store.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close