Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de novembro de 2019

Quente no inverno e fresca no verão: deixe sua casa com a temperatura ideal

Veja como deixar sua casa aconchegante e com uma temperatura ideal – qualquer que seja a estação do ano.

Imagem: Deagreez/iStock

Ao longo do inverno, o ar quente dentro de uma casa aquecida escapa por janelas, teto e piso – até mesmo pelas paredes. Colocar isolamento térmico e vedar todas as frestas ajuda a prevenir a perda de ar quente e a garantir a temperatura ideal para a sua casa.

Por outro lado, no verão o calor do sol pode entrar na casa pelo telhado, pelas paredes e pelo assoalho. Tomar as mesmas precauções significa muito para que o ganho de calor também possa ser evitado.

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a ter uma temperatura ideal em sua casa independente da estação do ano, contribuindo para seu conforto e a economia de energia.

  • artursfoto/iStock

    1. Instale isolamento térmico

    Utilizando métodos de isolamento térmico no teto pode-se reduzir a perda de calor durante o inverno e o ganho durante o verão em até 35%. Aplicar isolamento térmico nas paredes pode trazer números 20% mais favoráveis. Já o isolamento térmico sob o piso pode reduzir a perda de calor no inverno e o ganho no verão também em até 20%.


  • ronstik/iStock

    2. Feche frestas e rachaduras

    Medidas simples como a instalação de vedantes em portas, janelas e outras frestas para eliminar correntes de ar contribuem para a redução da perda de calor em até 25% durante o inverno. Dutos de luz e encanamento, além de chaminés, também são rotas comuns para que o calor escape ou entre. Isso significa ter de ligar o aquecedor no inverno – nas regiões frias – para compensar esta perda de calor. Ou ainda ligar o ar-condicionado no verão – nas regiões quentes – para que o ambiente permaneça fresco quando o calor entra por possíveis frestas e rachaduras.


  • Darkkong/iStock

    3. Instale cortinas, persianas ou toldos

    As cortinas, persianas ou toldos ajudam a manter o calor no interior, reduzindo a perda de calor em até 20%. Além disso, cobrir as janelas durante o verão possibilita reduzir o ganho de calor em até 35%.


  • Nate Hovee/iStock

    4. Cultive jardins suspensos

    Coberturas verdes, ou jardins suspensos, não são muito populares no Brasil. No entanto, grandes aliados dos conceitos de sustentabilidade e de bioclimatização, os tetos verdes aumentam as áreas de vegetação urbana, promovem a biodiversidade local e diminuem a sensação de calor nas regiões mais quentes. Esse tipo de cobertura faz com que a troca de calor entre o interior e o exterior de sua casa seja mais gradual e amena, conseguindo mantê-la fresca por mais tempo no verão e levando mais tempo para esfriá-la no inverno. Se você mora em casa ou cobertura, vale a pena adotar.


  • Heavenlyphoto/iStock

    5. Abuse da cor certa

    Escolher a cor do ambiente passa longe de ser apenas um quesito estético. Se você mora em locais mais frios, utilizar cores escuras nas superfícies exteriores pode incrementar o ganho de calor através da maior capacidade de absorção da radiação. Já nos interiores, o uso de cores mais claras ajuda no aproveitamento da iluminação natural.

    Se você mora em locais mais quentes, opte por cores claras também no acabamento dos materiais externos de fechamento. Dessa forma, os materiais têm sua capacidade de reflexão da radiação solar aumentada, reduzindo os ganhos que naturalmente os fechamentos opacos proporcionam.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados