Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de janeiro de 2020

Raspar os pelos faz com que eles engrossem?

Confira um dos mitos do universo da depilação.

Imagem: twinsterphoto/iStock

Uma das grandes dúvidas que rondam as pessoas na hora de optar por algum método de depilação, sobretudo aquelas que não gostam de usar cera depilatória, é se raspar os pelos faz com que eles engrossem ou cresçam mais rápido. 

Escolha o método de depilação de acordo com a sua meta

A sabedoria popular por muito tempo fez com que as pessoas acreditassem que ao raspar os pelos das pernas ou de outras áreas do corpo, eles nasceriam mais grossos. O que, sobretudo para as mulheres, não é uma coisa desejada.

Mas, na verdade, isso não passa de um mito. O pelo do nosso corpo é formado por proteína morta, por isso cortá-lo não modifica seu crescimento nem suas características. No início, o fio pode parecer mais grosso após a raspagem, mas isso se deve às extremidades grossas deixadas após o corte com lâmina.

Se a raspagem realmente aumentasse o crescimento dos pelos, ela seria a cura para a calvície masculina e muito mais homens raspariam a cabeça com frequência.

Tanto a espessura quanto a cor e o tipo do pelo são definidos por fatores genéticos, e não pelo uso ou não de um barbeador. 

Mas arrancá-los pela raiz faz com que eles parem de crescer?

A resposta é simples: não. De acordo com estudos científicos, com o tempo os pelos podem parar de crescer em razão do trauma sofrido pela epiderme. Porém, isso não necessariamente ocorre com todo mundo.

Mudanças da pele que não podemos ignorar 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close