Se você tem um jardim, sabe que a variedade e o equilíbrio de cores é importante. Cultivar espécies pode demandar um pouco de trabalho, mas o resultado é sempre gratificante! E por que não apostar em plantas diferentes? O hibisco, por exemplo, pode ser uma ótima opção para o seu jardim. E além disso, suas pétalas ainda podem ser utilizadas no preparo de chás desintoxicantes.

Confira também 9 dicas para cultivar rosas em casa!

Flor de hibisco – como ela é?

O hibisco oferece diversas possibilidades aos que optam pelo seu plantio. Para começar, é uma planta que se divide em dezenas de espécies de cores e formatos diferentes, entre elas a espécie Hibiscus rosa-sinensis L.

Essa é a espécie mais comum no Brasil, também conhecida popularmente como graxa-de-estudante, mimo-de-vênus. vinagreira e outros nomes.

A planta possui uma textura lenhosa e fibrosa, facilmente identificável. Pode ser cultivada em jardins de residências ou até mesmo em ambientes internos, mas preste bastante atenção, pois a planta necessidade de luminosidade para sobreviver.

Como plantar o seu hibisco

Talvez você ache muito difícil encontrar sementes. Entretanto, as matrizes podem ser compradas em hortos ou floriculturas nas grandes cidades. Se você mora em áreas litorâneas poderá enfrentar problemas, porque as partículas de sal que vêm do mar podem prejudicar as folhas e das flores.

Conheça 8 plantas que garantem ar puro em casa!

Prefira temperaturas amenas para iniciar o plantio, entre 15 e 21 graus. O hibisco é uma planta que necessita de calor, mesmo as espécies mais resistentes ao frio. Escolha locais em que a planta não fique diretamente exposta aos raios solares, mas que não seja privada de luminosidade.

Preparando a terra

Para preparar a terra, é necessário que o solo esteja em condições ideais, repleto de nutrientes e fertilizantes. Antes de plantar, prepare o solo com compostos de jardim e fertilizantes. Cave buracos de 40 x 40 centímetros e 40 cm de profundidade, pois as matrizes podem ficar duas vezes maiores. Por esse motivo, o espaçamento entre elas deve ser considerável, também de 40 centímetros caso você obtenha duas ou mais.

Regas e podas

Preste atenção aos insetos, que colocam ovos dentro da flor. Quando os ovos eclodem, deles saem lagartas que comerão as flores e as folhas. Realize podas frequentemente. A regagem deve ser realizada diariamente no verão, e no inverno apenas quando a terra estiver seca.

Se você se interessou pelo desafio e planeja plantar o hibisco, procure estar em contato com dicas de especialistas. Como é uma planta que requer cuidados especiais, esteja sempre alerta e não desanime se não der certo na primeira vez!