Vamos guardando todo tipo de documentos de gastos, recibos dos cartões de crédito, todos os papeizinhos que nos dão colocamos na bolsa ou na carteira e, ao fim do mês, não sabemos o que deve ou não ser jogado fora. Alguns papéis aos quais não damos muita importância, em outras mãos, podem nos prejudicar. Sabemos que com a Internet a vida privada está em outro patamar, mas não devemos facilitar. Fique atento!

1. Cartões de embarque

Destrua-os assim que pousar. O cartão de embarque tem seu nome, seus planos de viagem e um código de barras que sites gratuitos na Internet conseguem decifrar. Esse código costuma revelar seu número de milhagem, que criminosos podem utilizar para entrar na conta da empresa aérea e verificar futuros planos, marcar voos e até cancelar viagens

2. Recibos 

Rasgue recibos desnecessários. Notinhas de cartões de crédito revelam os últimos algarismos do número do cartão. Bandidos podem usá-las para obter devoluções fraudulentas e se beneficiar de seu crédito na loja. Se você faz controle de despesas por meio desses papéis, guarde-os em casa; não os acumule na carteira. Veja aqui outras informações importantes sobre cartões de crédito.

3. Documentos veterinários

Guarde apenas o que for muito importante e destrua o restante. Os registros da visita ao veterinário contêm o nome de seu animal, que, segundo uma pesquisa da Google Apps com 2.000 pessoas, é uma opção de senha muito comum.

4. Etiquetas para devolução pelo correio

Destrua as etiquetas gratuitas que receber pelo correio, além de todos os envelopes com seu nome e endereço. Os bandidos costumam combiná-los com o que você publica em redes sociais (nome de familiares, histórico profissional) para montar sua identidade. No espaço do remetente no envelope, escreva apenas o endereço. Omita seu nome.

Não está fácil combater as fraudes que praticam com todo tipo de informação, então, controle pelo menos o que pode ser controlado, que são papéis com dados, que ou jogamos fora displicentemente em qualquer lugar ou apenas os deixamos no balcão. Proteja documentos importantes deixando-os em casa.