Faça uma busca
Superdicas

Fogos de artifício: saiba como tirar fotos incríveis

Com essas sete dicas vai ficar muito mais fácil registrar os melhores momentos do Réveillon com o seu celular.

Escrito por:

William Bastos

Redator
fogos de artifício
NauckPhotos/iStock
Publicado em: Última atualização:

Entra ano, sai ano e você não consegue tirar fotos boas da queima de fogos? Fotografar qualquer tipo de luz é complicado, e fotógrafos profissionais lhe dirão que é melhor usar uma câmera profissional para registrar fogos de artifício. Mas isso não significa que você não possa tirar fotos bastante boas com seu celular. Para isso, basta conhecer bem o seu aparelho e lançar mão de alguns truques que nós listamos abaixo. Confira.

7 dicas para tirar fotos incríveis dos fogos de artifício

1. Não toque no zoom

Antes de tudo, esqueça a ideia de utilizar o zoom. Uma vez que ele só corta a foto antes de você bater, isso irá limitar as suas possibilidades. Segundo Amadou Diallo, instrutor de fotografia digital do International Center for Photography, em Nova York, você terá o mesmo resultado e poderá experimentar cortes diferentes longe da pressão de tirar a foto.

2. Desligue o flash

Seu alcance é de poucos metros, e não vai ajudar nada em fotografias do céu. Além disso, a luz do flash pode junto com a iluminação dos fogos pode fazer com que algumas imagens fiquem claras demais, formando um borrão.

3. Use um tripé

Como a regulagem a ser utilizada para as fotos de fogos de artifício é extremamente sensível a movimentos — inclusive o tremor inevitável das mãos —, o ideal é usar tripé. Por isso, procure uma loja de artigos para celular e compre um tripé leve e compacto.

4. Dispare o obturador remotamente

Tocar na tela do celular para tirar a foto pode provocar movimento e borrar a imagem. Em vez disso, tire a foto de maneira remota: instale os fones de ouvido para que o controle de volume dispare o obturador. Também é possível programar a câmera do seu celular para disparar múltiplas fotos sozinho, de uma só vez. 

Assim como as câmeras profissionais, cada câmera de celular tem seus próprios menus e configurações. Por isso, procure as configurações específicas do seu aparelho. Uma pesquisa rápida no Google pode ajudar.

fogos de artifício
Celular no tripé. Assim você terá mais estabilidade. (Imagem: meatbull/iStock)

5. Persista durante todo o show de fogos de artifício

“Comece a fotografar no início do espetáculo e vá verificando o resultado”, diz Diallo. “Podem ser necessárias várias fotos até tudo dar certo. Mas, depois de descobrir a combinação que funciona, basta mantê-la e as fotos resultantes sairão ótimas.”

6. Controle a velocidade do obturador

No celular, isso significa baixar um aplicativo. Experimente o aplicativo Camera+ (US$ 1,99 para iOS) ou Camera FV-5 (R$ 9,25 para Android) para variar a velocidade do obturador de meio segundo a dois segundos. O programa tirará uma série de fotos no período que você determinar e as fundirá para criar uma única imagem. Isso permite captar o arco do caminho de cada explosão em vez do relâmpago de luz que provavelmente sua câmera registrar sozinha.

7. Experimente outras composições

Elementos cênicos acrescentam escala e perspectiva. Assim, procure a sua volta elementos que possam ajudar a compor uma cena para deixar a sua foto ainda mais interessante e bonita.“Pense naquelas fotos com fogos de artifício caindo acima da ponte do Brooklyn ou explodindo dramaticamente atrás do Memorial de Jefferson, em Washington”, diz Diallo.