Dê uma olhada em seu tablet ou celular. Está vendo fiapos e impressões digitais gordurentas? Poeira e migalhas? Limpar a tela do celular é fundamental. Saiba o porquê e como higienizar os aparelhos corretamente:

O que dizem os especialistas

Levamos nossos aparelhinhos a banheiros públicos, emprestamos a crianças de nariz escorrendo, passamos a outras pessoas para mostrar fotos e os pressionamos contra a pele suada na academia. Vários estudos mostram que o que se acumula na tela dos celulares é uma sujeira com mais micróbios do que a sola do sapato.

Como a escova de dentes, “seu aparelho portátil deveria ser limpo regularmente”, diz o Dr. Dubert Guerrero, especialista em doenças infecciosas da Sanford Health, em Fargo, Dakota do Norte. E provavelmente não deveria ser passado de mão em mão.

Para a higiene básica

Limpar o aparelho pode ser complicado, porque ninguém quer danificá-lo e os fabricantes não dão muita orientação. Mas isso pode ser feito com segurança. Os especialistas em saúde aconselham a limpar a tela do celular pelo menos uma vez por dia com um pano de microfibra umedecido, o que basta para eliminar poeira e impressões digitais. Mas bactérias como a Clostridium difficile (que pode provocar diarreia e inflamação do cólon) e o vírus da gripe talvez exijam um agente esterilizador como água sanitária ou álcool. Isso é um problema – a Apple avisa oficialmente para não usar “limpadores de vidros, produtos de limpeza domésticos, aerossóis, solventes, álcool, amônia e abrasivos” na limpeza de seus aparelhos.

Ainda assim, os produtos desinfetantes feitos para eletrônicos são ótimos para eliminar a sujeira. Mas sai mais barato fazer sua própria solução. Para limpar seu celular, Derek Meister, técnico do serviço de consertos e suporte on-line da loja Best Buy, usa uma solução de álcool isopropílico e água destilada em partes iguais, componentes que, no total, custam menos de dez reais.

Encha um borrifador com o álcool diluído e umedeça de leve um pano sem fiapos, de preferência de microfibra (toalhas de papel, não) e limpe suavemente a tela e o estojo. Nunca borrife diretamente o aparelho. Para limpar os cantinhos em torno dos conectores, use cotonetes de espuma em vez de cotonetes de algodão.

Para ficar novo em folha

Use uma lata de ar comprimido para soprar os conectores e botões e preservar a aparência, o desempenho e o valor de revenda. Assim você se livra da poeira e das partículas que podem danificar as partes internas.

Outra opção é comprar um compressor de ar especializado; com vários acessórios para limpar os cantinhos e emendas do aparelho. “O compressor de ar limpa de verdade”, diz Miroslav Djuric, ex-gerente de arquitetura de informação da ifixit.com, uma comunidade na internet para quem gosta de construir e consertar com as próprias mãos.

Por KATE MURPHY

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!