Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de julho de 2021

Como limpar celular sem estragar o seu aparelho

Descubra como limpar seu celular e por que isso é importante.

Imagem: djedzura/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini

Dê uma olhada em seu smartphone. Está vendo fiapos e impressões digitais gordurentas? Poeira e migalhas? Se sim, isso é sinal de que seu aparelho precisa de uma limpeza. Manter o celular limpo e bem cuidado é fundamental para prolongar a vida útil. Mas não é só isso, limpar o celular também é fundamental para preservar a nossa saúde, principalmente agora em meio à pandemia. Calma, se você não sabe como limpar celular sem causar danos ao aparelho, veja a seguir um guia completo com dicas sobre como limpar a tela do celular e a carcaça.

Por que você deve limpar o seu celular?

Leia também: 3 dicas de como limpar capinha de celular transparente

Levamos nossos smartphones a banheiros públicos, emprestamos a crianças de nariz escorrendo, passamos a outras pessoas para mostrar fotos e os pressionamos contra a pele suada na academia. Vários estudos mostram que o que se acumula na tela dos celulares é uma sujeira com mais micróbios do que a sola do sapato.

Bactérias como a Clostridium difficile (que pode provocar diarreia e inflamação do cólon) e o vírus da gripe podem ser encontrados em aparelhos que não foram limpos. Também há o coronavírus, que pode sobreviver até três dias nas superfícies.

Como a escova de dentes, “seu aparelho portátil deveria ser limpo regularmente”, diz o Dr. Dubert Guerrero, especialista em doenças infecciosas da Sanford Health, em Fargo, Dakota do Norte. E, provavelmente, não deveria ser passado de mão em mão.

Como limpar celular de forma segura

Limpar o aparelho pode ser complicado, porque ninguém quer danificá-lo e os fabricantes não dão muita orientação. Mas isso pode ser feito com segurança e em casa. Veja abaixo algumas dicas!

Primeiro passo: desligue o celular

Sempre desligue o aparelho antes de iniciar a limpeza. Isso evitará que botões sejam apertados por acidente. Além disso, a bateria não deve estar em uso para que, caso algum produto caia na parte interna do celular, sejam menores as chances de curto-circuito.

Nunca use água para limpar celular

Não use água para limpar celular.
A água é inimiga dos aparelhos eletrônicos. (Imagem: stefanamer/iStock)

Outro fator que pode gerar um curto-circuito é a água. Ainda que usado em pouca quantidade, resíduos desse líquido podem danificar peças internas do smartphone e, por isso, deve ser evitado. Além da água, evite também detergente, limpa vidros e álcool em gel. Em vez desses, use o isopropanol, também chamado de álcool isopropílico ou soluções próprias para limpeza de telas.

5 outras coisas que você nunca deve usar para limpar celular

Muitas pessoas estão conscientes de que devem limpar seus aparelhos eletrônicos, mas não sabem como fazer isso do modo correto nem com qual frequência. Os especialistas em saúde aconselham a limpar a tela do celular pelo menos uma vez por dia. No entanto, alguns produtos bastante populares mais atrapalham do que ajudam. Confira abaixo uma lista de coisas que podem danificar seu aparelho.

  • Sopro: você viu uma sujeirinha presa no cantinho do celular e, no mesmo instante, soprou sobre o local? Se a resposta for sim, saiba que você nunca mais deve fazer isso. Peças internas do celular, como chip, bateria, microfone e outras podem ser danificadas por essa ação.
  • Esponjas: esponjas são feitas de materiais ásperos, por isso, ao entrar em contato com seu celular, elas podem arranhá-lo. Do que adianta ficar com uma tela limpinha mas danificada?
  • Sabonete: corra de sabonetes na hora de limpar o celular. Sim, até mesmo dos neutros. Pois todos eles possuem químicos em sua composição que podem deteriorar tanto a parte externa como a interna do aparelho.
  • Toalha de papel: por serem macias, elas parecem aliadas da limpeza de celular, mas não se engane! Assim como as esponjas, as toalhas de papel podem arranhar sua tela e outras partes.
  • Vinagre: é bem verdade que o vinagre possui mil e uma utilidades. Mas não para limpar celulares. Em sua formação há elementos agressivos, que podem até mesmo prejudicar o revestimento do aparelho. Por isso, mantenha distância.

O que usar para limpar celular

Paninhos são ótimos para limpar celular.
O pano de microfibra é uma ótima opção para limpar seu celular. (Imagem: ibobba/iStock)

Agora que já falamos sobre coisas que devemos evitar na hora de limpar o celular, vejamos alguns produtos que são recomendados para essa ação.

  • Pano de microfibra: esse tipo de tecido é o ideal para limpar o celular. A microfibra é formado por fios 100 vezes mais finos que o cabelo humano, o que a torna extremamente macia. Por causa disso, não há risco de arranhar a tela caso você use esse pano para limpar seu celular.
  • Algodão: esse é outro material macio, perfeito para celulares. Você pode usar o algodão em si ou tecidos 100% algodão, como aquela camisa que você tem em seu guarda-roupa. Apenas tenha cuidado e garanta que o material é, de fato, de algodão.
  • Fitas adesivas: pode parecer inusitado mas as fitas adesivas são uma ótima opção. Quando perceber que há sujeirinhas agarradas nos cantos do celular, cole a fita no local, com delicadeza, e você conseguirá removê-las.
  • Álcool isopropílico: para turbinar a limpeza, umedeça um algodão ou pano de microfibra com álcool isopropílico. Diferente da água e produtos de limpeza comuns, ele não deixa resíduos, o que garante que as peças internas do celular não serão prejudicadas. Por isso, esse é o líquido mais indicado para o serviço. O álcool isopropílico 70% também ajuda a matar o vírus causador da Covid-19.

Passo a passo de como limpar o celular

Passo 1: Desligue o celular.

Passo 2: Umedeça o pano ou algodão com produto apropriado.

Passo 3: Limpe a tela fazendo movimentos circulares sobre ela.

Passo 4: Para alcançar as sujeiras dos cantinhos, use um cotonete.

Passo 5: Por fim, passe um pano seco por todo o celular.

Agora que você já sabe como limpar a tela do celular e deixá-lo livre de sujeiras e micro-organismos, veja 7 dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close