Aprenda a relaxar e restaure seu equilíbrio emocional

A vida moderna pode ser estressante. Por isso, é importante reservar um tempo para si mesmo e aprender técnicas eficazes para relaxar.

Julia Monsores | 10 de Agosto de 2020 às 13:00

(Imagem: Prostock-Studio/iStock) -

A vida moderna pode ser estressante, com agendas lotadas e tendência ao excesso de compromissos. Por isso, reservar um tempo para si mesmo e aprender técnicas eficazes para relaxar e restaurar o seu equilíbrio emocional é muito importante.

A resposta de luta-ou-fuga

(Imagem: Prostock-Studio/iStock)

Situações estressantes podem levar o corpo a liberar na corrente sanguínea hormônios do estresse, como a adrenalina, que ajudam a lidar com situações difíceis. Essa liberação de adrenalina é chamada de resposta de luta-ou-fuga.

A quantidade certa no momento certo é útil, mas em excesso, ou no momento errado, traz problemas. As manifestações físicas do estresse em demasia são boca seca, sudorese, tonteira ou sensação de desmaio.

No entanto, os sintomas mentais também podem ser enervantes – ansiedade ou pânico, dificuldade para se concentrar e dormir. Com o tempo, isso pode levar à depressão.

Os benefícios de relaxar

(Imagem: LuckyBusiness/iStock)

Quando aprende a relaxar, você se sente mais calmo. Assim, uma mente calma lida melhor com o estresse. O resultado é que fica mais fácil se concentrar, manter o foco e prestar atenção nos outros e no que está ocorrendo ao redor.

Você passa a ter uma ideia mais clara do que deseja e de como deve agir, obtendo mais eficiência e satisfação e alcançando seus objetivos. E até mesmo o sono também melhora!

Você se torna um cônjuge melhor, um pai ou mãe mais tolerante ou “divertido”, um amigo estimado.

Além disso, o relaxamento físico melhora o funcionamento do corpo.

Você já deve ter observado que sente dor de cabeça, dor nas costas ou rigidez articular quando está tenso. Isso se deve à contração muscular.

Também pode ter se sentido cansado a ponto de ocorrer um esgotamento físico. Quando você relaxa, os músculos também relaxam, a tensão desaparece, o corpo movimenta-se sem esforço e você se sente cheio de energia.

Relaxar ajuda a combater o estresse

(Imagem: Halfpoint/iStock)

Não é difícil compreender que a mente e o corpo funcionam melhor quando estão relaxados. A atividade cerebral é mais eficaz: as soluções para os problemas, que pareciam tão difíceis quando você estava tenso, aparecem depois que você relaxa.

Já percebeu como é bem mais fácil resolver palavras cruzadas quando se está relaxado? A leitura de um livro torna-se mais agradável, pois a concentração é melhor e dispensa a releitura de passagens.

O mais importante, porém, é que o relaxamento facilita bastante a interação com outras pessoas, com benefícios óbvios no trabalho, em casa e na vida social. Assim, quando se está relaxado, é mais fácil resolver os problemas cotidianos.

Técnicas simples de relaxamento

(Imagem: Beli_photos/iStock)

Ioga ou meditação são métodos eficazes de relaxamento, mas não imprescindíveis. Algumas pessoas gostam de relaxar em um banho morno: é possível sentir o estresse e a tensão indo embora.

Outra opção é ler um bom livro durante meia hora. Mas o livro não deve ser do tipo emocionante, pois o efeito pode ser o oposto!

O exercício pode ser relaxante

(Imagem: nd3000/iStock)

É possível relaxar passeando com o cachorro, caminhando com um amigo
ou sozinho, lembrando-se de fatos agradáveis ou pensando nas próximas
férias. Mas para algumas pessoas o exercício físico é a estratégia ideal.

A atividade aeróbica (quando há elevação da frequência cardíaca durante no mínimo alguns minutos) libera endorfinas, ou “hormônios da felicidade” no corpo.

Leia mais: Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: saiba tudo sobre eles

Técnicas como massagem, aromaterapia, ioga, meditação e auto-hipnose também são consideradas úteis.

Todos esses métodos têm um ponto em comum: a oportunidade de reservar um tempo exclusivo para si próprio. Criar o seu próprio espaço, tanto em termos de lugar quanto de tempo, quando você pode se concentrar em si mesmo, é a chave para o relaxamento.

Todos precisamos de tempo para nós mesmos. Pense nisso como um “tempo de qualidade” dedicado a você – um tempo para pensar, meditar e fazer um balanço.