Faça uma busca
Saúde

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos: saiba tudo sobre eles

Há dois tipos de exercícios: aeróbicos, que queimam energia, e anaeróbicos, que criam músculos. Você precisa praticar ambos regularmente!

Escrito por:

Thaís Garcez

Redator
exercicios aerobicos
Minerva Studio/iStock
Publicado em: Última atualização:

Exercícios aeróbicos são atividades prolongadas que aumentam a respiração e consomem oxigênio à medida que os músculos queimam energia. Algumas delas são: caminhada rápida, corrida, ciclismo, boxe, remo, natação e dança aeróbica. Esta última pode ser de baixo ou de alto impacto: os exercícios de dança de baixo impacto tendem a ser mais lentos e controlados, ao passo que os exercícios de dança de alto impacto chacoalham mais o corpo, envolvendo pulos e corridas.

Os exercícios aeróbicos fornecem um contínuo suprimento de oxigênio aos músculos. Eles melhoram a saúde cardiovascular e usam reservas de gordura para energia. Eles são, portanto, a melhor forma de exercícios tanto para queima de gordura quanto para a saúde geral. Podem ser necessárias modificações para pessoas com doenças cardíacas, respiratórias ou circulatórias, mas os exercícios aeróbicos são uma parte importante do tratamento dessas doenças, e a maioria das pessoas sabe intuitivamente o nível de esforço certo para seu corpo.

Os exercícios anaeróbicos consistem em séries curtas e rápidas de atividade vigorosa e incluem: levantamento de peso, corrida de velocidade, pular corda e cabo-de-guerra. Reações químicas ocorrem no corpo a fim de fornecer combustível para os exercícios anaeróbicos, e estes não podem ser mantidos por longos períodos, porque a quantidade de combustível disponível é limitada.

Além disso, o acúmulo de ácido lático, subproduto da reação anaeróbica, pode causar dor e fadiga. Os exercícios anaeróbicos criam músculos. Apenas carboidratos (não gordura) são queimados durante os exercícios, mas ocorre aumento da queima de gordura nas horas subsequentes. O aumento de músculos eleva a taxa metabólica e gera a força para ser mais ativo. Os exercícios anaeróbicos ajudam a queimar gordura e melhoram a capacidade de fazer exercícios aeróbicos. Veja a seguir algumas sugestões de exercícios!