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Publicado em: 17 de janeiro de 2020

Saiba como ter motivação para treinar e mudar de vida

Quem não tem aquela preguiça de começar ou continuar a fazer exercícios físicos. Se você é dessa turma, veja como ter mais motivação e uma vida saudável.

Imagem: Mladen Zivkovic/iStock

Seu desafio é sair e se tornar uma pessoa mais ativa. Mas, e se, dentro de uma semana, você estiver jogado no sofá de novo? Não se sinta mal. Metade das pessoas que começam programas de exercício desiste nos primeiros seis meses. Então, como você vai se motivar todos os dias?

Aqueles que acreditam nos benefícios trazidos à saúde pelos exercícios costumam se exercitar com mais frequência do que aqueles que não gostam deles. Isso também ajuda a reavaliar seus objetivos quando você começa a desistir. Então, não fique parado. Torne real sua vontade de ter uma vida mais saudável com as dicas a seguir.

1. Não fique se vigiando

Pare de se olhar no espelho e não pense nos movimentos, só os faça. Um estudo descobriu que mulheres que se concentram nos movimentos durante os exercícios costumam se exercitar com frequência e/ou intensidade menores por menos tempo.

2. Troque seu pensamento negativo pelo positivo

Por exemplo, se você odeia suar durante os exercícios, torne isso positivo como: "O suor tira as toxinas do meu corpo e deixa minha pele melhor". Ou então, "Quanto mais eu suo, mais meus músculos estão trabalhando". Se você perdesse o fôlego durante o exercício e percebesse que poderia se machucar, você pararia. Mas e se visse isso como uma indicação de que está aumentando sua resistência? Você provavelmente continuaria se exercitando. Aprenda com esses 5 passos a ter sempre pensamentos positivos.

3. Registre seu progresso

Pesquisas mostram que é mais provável que você continue fazendo uma atividade física se puder ver ou quantificar resultados. Ter um diário alimentar também é uma ótima ideia.

4. Entre para uma turma

O aspecto social de uma aula de exercícios serve como motivação poderosa para pessoas de qualquer idade. Como disse uma mulher a pesquisadores que estavam tentando descobrir o que motivava idosos a se exercitarem: "A maioria de nós vive sozinho, então é melhor sair e se exercitar em grupo. Eu não consigo fazer direito em casa. Quando estou na aula, tenho de acompanhar".

5. Estabeleça prêmios para si mesmo

Diga a si mesmo que, a cada semana em que completar pelo menos 4 sessões de exercícios de 30 minutos, ganhará uma massagem. Ou, se você tiver um hobbie, como dançar, prometa a si mesmo sair com as amigas no final de semana.

6. Encontre um bom personal trainer

Ter alguém que se importa com o seu progresso dá muito incentivo. Muitas pessoas precisam que o professor ajude a manter o ritmo e a não desanimarem. Além disso, estarão atentos ao modo correto que executa cada exercício.

O exercício mais difícil é se convencer a mantê-lo. Não confie só na sua força de vontade.

7. Comprometa-se com a sua saúde

Faça um acordo escrito que estabeleça uma meta de saúde. No seu caso, pode ser caminhar 30 minutos por dia, cinco dias por semana, ou passar 45 minuto duas vezes por semana fazendo exercícios aeróbicos. Ou fazer aulas de tai chi ou de spinning. O contrato deve incluir um calendário para que você registre o progresso e reforce o compromisso.

8. Conte a todos que você conhece

O apoio dos conhecidos ao seu programa de exercícios o manterá motivado. Por isso, ligue para seus amigos e parentes e avise-os. Avise que começará um novo programa de atividades físicas. Assim, eles perguntarão como está indo, e, para evitar a vergonha de dizer que desistiu, você continuará.

Ter uma meta é um dos melhores modos de se motivar. Você pode obter ajuda para treinar na internet, em livros ou na academia. Já conseguimos convencer você das vantagens que o exercício proporciona? Você está pronto para começar? Esperamos que sim, pois não há receita melhor para uma vida longa e saudável do que os exercícios. Se estiver voltando das férias, longe da academia, veja essas 6 formas de retomar suas atividades físicas sem demora.

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