Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de novembro de 2019

6 dicas para praticar exercícios de forma segura

Descubra como praticar exercícios sem prejudicar o desenvolvimento dos ossos e provocar lesões.

Imagem: Ridofranz/iStock

Todos nós sabemos que praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde do nosso corpo. No entanto, se você está fora de forma ou tem problemas de saúde, deve procurar aconselhamento médico antes de iniciar os exercícios. Às vezes, é fácil cometer exageros: exercitar-se em demasia, usar técnicas incorretas ou perder muito peso podem prejudicar o desenvolvimento dos ossos e provocar lesões. Para evitar entorses, distensões e outros problemas, você deve seguir as 6 dicas abaixo:

1 . Fazer um aquecimento

Esse procedimento ajuda a evitar lesões musculares porque prepara o corpo para a atividade. É muito importante alongar-se pela manhã, quando os músculos estão menos flexíveis e mais propensos a lesões.

Veja também: 21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa

2 . Desaquecer após o exercício

Faça alongamentos leves, em vez de interromper o movimento de repente, a fim de manter os músculos flexíveis e evitar dores depois. Confira 4 alongamentos para o seu pós-treino.

3 . Respeitar seus limites

Aumente o ritmo aos poucos, tenha cuidado e ouça seu corpo. A dor é um sinal de alerta. Portanto, nunca a ignore ou tente resistir. Busque aconselhamento médico se a dor persistir após o fim dos exercícios.

Confira também: 6 perguntas frequentes sobre atividade física respondidas

4 . Evitar movimentos repentinos

Movimentos que exigem que você flexione ou gire as costas podem exercer pressão na coluna vertebral, em especial se você estiver fora de forma ou tiver osteoporose.

5 . Hidratar-se

A água é importante para manter a temperatura corporal durante a prática de exercícios e prevenir a fadiga e câimbras musculares. Pesquisas indicam que é melhor reidratar após a atividade do que beber água durante o exercício.

6 . Usar calçados apropriados

Solas acolchoadas e flexíveis ajudam a amortecer impactos e prevenir lesões nas articulações. Se você tem pés chatos, escolha um calçado com “controle biomecânico” ou “estabilidade”, que impedirá que seu pé role para dentro a cada passo. Prefira calçados para trilhas se a atividade envolver solos irregulares. Vista roupas largas e confortáveis.

Confira também: Como escolher sapatos confortáveis?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close