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Publicado em: 31 de outubro de 2019

6 perguntas frequentes sobre atividade física respondidas

Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas sobre atividade física e comece já a se exercitar.

Imagem: Wavebreakmedia/iStock

Escolher uma atividade física adequada é uma questão pessoal e prática. Não realize um exercício apenas porque acredita que ele possa lhe fazer bem. Você deve sentir prazer em executá-lo. Muitas pessoas acham que alternar tipos diferentes de exercícios pode trazer mais benefícios e mantê-las motivadas. As perguntas e respostas a seguir podem ajudá-lo a decidir o que é melhor para você.

1 . Como posso melhorar minha força?

A melhor maneira é fazer exercícios específicos para treinamento de força, como musculação. Porém várias formas de treinamento aeróbico e ioga também podem ajudar.

2 . Como posso perder peso?

Faça exercícios aeróbicos para aumentar a frequuência cardíaca e queimar gordura. Treinamento cardiovascular, corrida e ginástica aeróbica são atividades adequadas. Se estiver acima do peso, comece com caminhadas leves ou natação. Tais exercícios não exercem pressão extra nas articulações.

3 . Faz tempo que não faço atividades físicas, como devo começar?

Se você estiver muito fora de forma, inicie aos poucos um novo programa de exercícios. Caminhar e nadar são ótimas maneiras de melhorar sua aptidão física sem sobrecarregar o corpo. Exercícios de flexibilidade também podem ser úteis.

4 . Detesto ir à academia. Há algum exercício que eu possa fazer em casa?

A maioria dos exercícios pode ser adaptada para ser feita em casa. Bons exemplos são os de flexibilidade, ioga, pilates, aeróbicos e de treinamento de força. Aqui no site nós já falamos de 21 alongamentos e exercícios de força para fazer em casa, clique no link e confira! Há também aplicativos que podem ajudá-lo nesta tarefa.

5 . Já tive problemas nas articulações, como posso evitar mais lesões?

O melhor a fazer é limitar-se a um exercício de baixo impacto, como caminhada, natação ou ciclismo leve, que não sobrecarregarão músculos e articulações. Exercícios de flexibilidade como ioga ou pilates podem ajudar a prevenir lesões. Confira aqui como ter articulações saudáveis.

6 . Já não sou tão jovem! Qual o tipo de exercício indicado para mim?

Atividades de baixo impacto, como caminhada, natação, ciclismo e tai chi chuan, são apropriadas para pessoas com mais idade. Dançar é uma forma divertida e sociável de manter o tônus muscular e a flexibilidade. Veja aqui algumas ideias de exercícios sem impacto que qualquer pessoa pode fazer em casa.

Trilhe seu caminho

O tipo de exercício escolhido depende das metas que você estabeleceu. Mas é importante achar uma atividade de acordo com suas preferências e interesses, com sua idade e disponibilidade de tempo. Não vai adiantar se ela se tornar uma tarefa árdua. Então, se a ideia de ir à academia não for prazerosa, não vá. Você encontrará outra atividade mais adequada, seja ioga ou dança.

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