Óleo de semente de uva: saiba como usar e benefícios

Nós já comentamos acerca das propriedades incríveis do óleo de rícino, de Rosa Mosqueta e de linhaça. Agora, chegou a vez de falarmos sobre o óleo de

Julia Monsores | 16 de Junho de 2021 às 18:30

dolgachov/iStock -

Nós já comentamos acerca das propriedades incríveis do óleo de rícino, de Rosa Mosqueta e de linhaça. Agora, chegou a vez de falarmos sobre o óleo de semente de uva. Muito usado em produtos de beleza, graças a sua composição hidratante e cicatrizante, ele é obtido a partir das sementes da fruta, que é cultivada principalmente no Sul do país.

Para explicar com mais propriedade quais são os benefícios da semente de uva, como usar, e se há alguma contraindicação, conversamos com a Dra. Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz (RJ). Continue acompanhando e fique por dentro!

Leia também: confira quais são os benefícios das frutas vermelhas!

Benefícios do óleo de semente de uva

Imagem: IRA_EVVA/iStock

O óleo de semente de uva é facilmente absorvido pela pele sem deixar resíduos. 

“Ele é rico em compostos fenólicos e vitaminas, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes. Não tem contraindicações e pode ser usado por todos, inclusive gestantes. Tem propriedade umectante e o seu uso prolongado tem benefícios para estrias, rugas, celulites e cicatrizes. Tem um elevado teor de tocoferol, mais conhecido como vitamina E, e ácido linoleico, que também pode levar o nome de ômega 6”, explica a Dra. Laís Leonor.

Segundo a dermatologista, é uma ótima opção de hidratante natural para a pele e ainda previne a descamação causada pelo ressecamento, comum nas estações mais frias como o outono e o inverno.

“Pode ser usado amplamente em fórmulas hidratantes. Pode ser um bom óleo para massagem corporal e, por ter cheiro suave, não é enjoativo o aroma que ficará nela.”

Além disso, esse óleo também pode ser utilizado como removedor de maquiagem. E em relação aos cabelos, “o óleo ajuda a prevenir a aparição de pontas duplas, evita a quebra e fragilização. Pode ser usado puro na finalização dos cabelos após a lavagem — selando as cutículas dos fios e dificultando a aparição do frizz ou adicionado a shampoos, cremes de tratamento, condicionadores e outros produtos capilares”, explica a dermatologista.

Escolhendo o certo

Como você viu, há muitos benefícios em usar a semente de óleo de uva. No entanto, para que os resultados sejam efetivos, é importante escolher uma versão 100% natural, livre de substâncias que podem ser nocivas para a pele — como o parabeno.

“Ressalto que para funcionar bem, precisam estar nas fórmulas cosméticas em concentração certa. A origem dos ingredientes também é importante para que as propriedades antioxidantes sejam mantidas”, conclui a Dra. Laís Leonor.