Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em:

Imagem:
Por:

Todos nós sabemos que incluir frutas na alimentação é essencial para ter uma dieta equilibrada e viver de forma saudável. Mas volta e meia, aparece aquela dúvida na hora de escolher as melhores no mercado ou na feira. Às vezes é difícil saber se a fruta está madura o suficiente ou se ela vai estar boa quando você retirar a casca.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas importantes que irão ajudá-lo a escolher bem algumas frutas. Confira todas as dicas e nunca mais volte para casa com frutas azedas, verdes ou passadas.

Como escolher melancia

A melancia é rica em água e nutrientes, sendo recomendada não só para humanos, mas também uma ótima opção de fruta para animais. Por se tratar de uma fruta grande, é difícil saber quando a melancia está no ponto para consumir. Apesar de ter lugares que vendem cortada, você pode preferir comprar inteira. Por isso é importante ter atenção com a casca.

Melancia
Melancia é uma fruta rica em nutrientes (coffeekai/iStock)

Se ela estiver esbranquiçada próximo da haste, é porque não está saborosa. Caso ela esteja alaranjada, a chance de estar mais suculenta é maior. Se tiver cabinho, você também pode ver por ele. Verde, quer dizer que ainda não amadureceu, e seco é sinal de que a melancia está pronta para consumir.

Como escolher abacaxi

O abacaxi é uma fruta com diversos benefícios mas um pouco complicada de escolher, já que seus espinhos podem machucar. Uma dica é analisar as escamas dele. Se os gominhos estiverem chatos e a casca mais lisa, é maior a chance de a fruta ser doce. A cor da casca também diz muito. Casca mais amarela ou dourada significa que o abacaxi está maduro.

Abacaxi
As folhas do abacaxi também podem indicar se ele está pronto para consumir (Artem Tryhub/iStock)

Você também consegue identificar pelas folhas da coroa. Se você puxar a folha e sair com facilidade, é porque está no ponto.

Como escolher melão

O primeiro passo é verificar se não há rachaduras no melão. A fruta deve ter uma cor forte e a casca firme, mas enrugada. Se quando você sacudir, sentir que as sementes estão soltas, quer dizer que ele está maduro.

Melão
Um bom melão tem a casca amarela e enrugada (vovashevchuk/IStock)

Cheirar o melão também pode te ajudar na hora da escolha, porque ele precisa ter aroma frutado. Se você sentir cheiro que lembre mofo, é certo que não estará bom.

Como escolher laranja

A laranja é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Ela possui muitas variedades, mas as dicas para escolher a melhor não muda. No final das contas, a cor da casca não interfere no amadurecimento da fruta. Mas se ela estiver muito alaranjada, talvez esteja ruim.

Laranjas
As melhores laranjas têm a casca lisinha (Julio Cesar Pires/iStock)

Uma dica popular é escolher as laranjas com a casca mais lisa. Essas costumam ser as mais suculentas.

Como escolher abacate

Um abacate verdinho e brilhante chama a atenção, não é? Mas saiba que essas características não querem dizer que a fruta está boa. Pelo contrário, elas indicam que o abacate foi colhido quando ainda estava verde. Nessa hora, é melhor optar por aqueles com a cor mais fosca. Se não tiver, deixe o abacate amadurecer em casa.

Abacate
Escolha sempre abacates com a casca fosca (tashka2000/iStock)

Sentir o cheiro para identificar se ele está bom também é uma ideia. Se o aroma estiver muito forte, é porque o abacate já passou. Além disso, segurar a fruta e sentir que não está dura demais pode te ajudar a escolher melhor.

Como escolher maracujá

O maracujá é outra fruta muito popular e repleta de benefícios. Não tem muitos segredos para escolher maracujá. O peso da fruta sempre é a melhor forma de ver se vale a pena levá-la. Quanto mais pesada, mais polpa vai ter.

Maracujá
Diversas receitas podem ser feitas com o maracujá, como sucos, mousse e picolé (Gilnature/iStock)

Para se certificar de que a fruta está madura, escolha as que já estão com a casca totalmente amarela e chacoalhe. Se estiver soltinho por dentro, também é um sinal de que o maracujá está pronto para consumir.

Como escolher banana

Para escolher a banana, você precisa saber que as mais finas indicam que elas foram colhidas antes da hora. Sendo assim, opte pelas mais gordinhas. Elas terão mais sabor e nutrientes. Você pode até comprar banana mais verde para deixar amadurecer em casa, mas seguir essa dica é essencial para escolher uma boa fruta.

Banana
Bananas maduras, prontas para ingerir (bhofack2/iStock)

As bananas com manchas pretas ou muito amarelas já podem estar passadas. Portanto, opte pelas com casca mais clara. Aproveite e confira algumas receitas com casca de banana para incluir em sua alimentação.

Como escolher limão

Assim como a laranja, o aspecto da casca do limão tem muito a dizer sobre ele. A fruta não amadurece fora do pé. Sendo assim, você já deve comprá-lo maduro.

Limão
A casca do limão pode dizer muito sobre ele (ribeirorocha/iStock)

O limão de casca lisa e mais brilhante costuma ter mais suco do que aqueles com furinhos na casca.

Artigos Recomendados

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados