Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de março de 2021

Como escolher o melhor incenso para sua casa? Veja dicas

Conheça os tipos de incenso e os benefícios que cada cheiro pode trazer.

Imagem: Patrick Daxenbichler/iStock

Perfeito para trazer boas energias ao ambiente, o incenso faz parte de tradições asiáticas milenares e seu uso se mantém até hoje por todo o mundo. Mas diante da diversidade de opções, qual seria o melhor incenso para ter em casa? Há diversos critérios para fazer essa escolha.

No mercado, é possível encontrar não só diferentes aromas, mas também vários tipos de fabricação e origem. Por isso, separamos as principais informações que você precisa ter antes de comprar o seu.

Leia também: Como fazer um aromatizador de ambiente caseiro

Cuidados antes de comprar um incenso

Provavelmente, você já viu uma vareta queimando e exalando um cheiro bom pelo ambiente. Sem dúvidas, o aroma é a primeira coisa que chama a atenção. Mas é preciso certo cuidado antes de usar isso como critério de escolha.

incensos
Ao comprar seu incenso, verifique os componentes, dê preferência aos naturais. (Imagem: FatSprat/iStock)

Existem vários tipos de fabricação de incenso no mundo. Alguns são feitos com produtos químicos, como formol e benzeno – duas substâncias cancerígenas. Esses não são recomendados para o uso, podendo causar sérios problemas de saúde depois de um tempo.

Portanto, dê preferência aos incensos naturais, feitos com a matéria-prima vinda da natureza como as plantas e óleos essenciais. Esses não só deixarão um cheiro único como mudarão o astral da sua casa.

Tipos de incenso

Além dos incensos mais comuns que encontramos em lojas de produtos naturais, há outros tipos diferentes, mais rústicos. Esses tipos são mais tradicionais e são usados desde a antiguidade. Conheça alguns disponíveis no mercado e suas diferenças:

Massala

Esse incenso é feito com uma mistura de ervas, madeiras, flores e outras matérias-primas que juntas formam uma massa aromática. Sua principal característica é o aroma floral. Ideal para ambientes com pouco ventilação.

Incenso Natural

incenso natural
Uma das melhores opções é o incenso natural, pois suas propriedades são livre de toxinas. (Imagem: Adrian Black/iStock)

Como um punhado de ervas, folhas, sementes e flores em uma amarração, assim é o incenso natural ou in natura. Basta queimar esse conjunto para deixar a casa perfumada e livre das más energias.

Inca

Mais grossa que as varetas normais do mercado, o incenso Inca dura mais tempo; cerca de 1h30 a 2h. Além disso, são totalmente naturais e apresentam uma variedade grande de aromas.

Palo Santo

melhor incenso
Esse pequeno pedaço de madeira pode trazer muitos benefícios para sua casa. (Imagem: Luis Echeverri Urrea/iStock)

O Palo Santo nada mais é do que um pedaço da árvore Palo Santo, muito comum no Peru, Venezuela e Equador. Ao queimar o pedaço de madeira, espalhando a fumaça por todos os cantos da casa, ele pode limpar o ambiente e aumentar as vibrações energéticas.

Todos os tipos citados acima têm variadas funções terapêuticas. Você pode usá-los para aumentar o foco, meditar, reiki, curas espirituais e limpar a casa de energias negativas.

Principais aromas e suas funções

Além de serem ótimos aromatizadores de ambientes, os incensos também possuem funções fitoenergéticas. Cada aroma pode gerar novas sensações e eliminar más vibrações que estão dentro da sua casa. Descubra o que cada essência pode causar e como cada um pode te ajudar:

Leia também: Aromaterapia: use a energia dos aromas para melhorar seu dia

aromas de incenso
A fragrância certa do incenso pode limpar as energias da casa e até equilibrar os pensamentos. (Imagem: Eco Enter/iStock)
  • Alecrim – o incenso de alecrim é perfeito para reenergizar a casa e trazer mais vida e felicidade ao ambiente. Além disso, pode ajudar no tratamento de dores crônicas.
  • Âmbar – ideal para momentos de meditação. Ele ajuda a clarear a mente e conduzir os pensamentos.
  • Maracujá – ótimo para acalmar o corpo e a mente. Indicado para momentos de agitação, pois traz equilíbrio emocional.
  • Arruda – seguindo a fama tradicional dessa planta, o incenso de arruda também ajuda na autoproteção e defesa. Também auxilia na limpeza energética da casa.
  • Lavanda ou Alfazema – também são ótimas opções para relaxar e trazer calma ao ambiente. Pode ajudar na hora do sono, diminuindo o estado de agitação.
  • Canela – o incenso de canela tem alto poder afrodisíaco. Além disso, possui propriedades que favorecem a prosperidade.
  • Sálvia – ideal para limpar e purificar os ambientes da casa. Ao espalhar sua fumaça, pode tirar toda a energia ruim presente.

Agora que você já conhece todas as propriedades do incenso, seus tipos e aromas, escolha o que melhor atende às suas necessidades e transforme o seu lar em um lugar perfeito.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados