Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de janeiro de 2021

Como fazer tye die: confira o passo a passo para customizar suas roupas

Imagem:

Nesse verão, a busca por como fazer tie dye cresceu bastante na Internet. Não é para menos: a moda está com tudo! E por isso várias lojas de roupa estão apostando nas estampas coloridas, típicas do tie dye e que são a cara dessa estação.

Leia mais: aprenda a tingir suas roupas e deixá-las com cara de novas!

Mas você sabia que o tie dye também é super tranquilo de ser feito em casa? É bem simples e você ainda pode inventar a sua própria moda, com desenhos diferentes.

E assim, pode reinventar aquela sua blusa antiga que você tanto gosta mas parece velha e desbotada, ou até uma que já tenha sido levemente manchada de alguma outra cor.

Confira nosso passo a passo de como fazer o seu tie dye em casa!

Como fazer tie dye
Imagem: iStock

Materiais necessários para fazer seu tie dye:

  • Uma peça de roupa de algodão de sua preferência (quanto mais clara a cor, mais destaque terão as cores utilizadas)
  • Luvas
  • Copos de água descartáveis
  • Elásticos
  • Plástico ou lona para proteger a superfície onde o tie dye será feito.
  • Garrafas plásticas de squeeze 
  • Uma sacola plástica para cada item que você desejar tingir
  • Avental
  • Corante de sua preferência
  • Um balde, pia, tanque ou outro espaço ou recipiente em que você possa mergulhas as peças.

Dica: caso não tenha a garrafa, escolha uma que produza um jato quando apertada, como a de detergente e algumas garrafinhas de água para caminhada. Mas lembre-se de lavar muito bem antes de usá-la e não utilize essa garrafa para mais nada que não seja a tinta depois disso.

Corantes

Antes de partir para o passo a passo de como fazer tye die, é preciso se atentar ao fato de que tipo de corante é melhor utilizar nesse processo. Afinal, existem diversos tipos com diferentes propriedades, efeitos e preços.

Corantes diretos

Os mais utilizados em customizações tie dye são os corantes diretos. E isso porque eles costumam ser mais baratos e bem mais fáceis de encontrar. Além disso, também costumam ter uma variedade de cores bem mais abrangente.

Entretanto, pode ser um “barato que sai caro”, uma vez que o material tende a desbotar mais rápido e exige maior tempo de trabalho na criação da estampa.

Tinta para tecido

Apesar do custo alto, a tinta para tecido é bem mais indicada para fazer o tie dye. E isso porque ela tem uma manipulação mais prática e um processo de diluição bem simples.

Corantes reativos

Difíceis de serem encontrados no Brasil, mas provavelmente a melhor opção para realizar o tie dye são os corantes reativos. A qualidade do produto garante uma cor mais intensa, maior durabilidade e rendimento. Além disso, seu preço também é bastante satisfatório.

Passo a passo de como fazer tye die

como fazer tie dye passo a passo
Imagem: KVLADIMIRV/iStock

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários, confira o passo a passo de como fazer seu tye die. 

Passo 1. Prepare o local

A primeira coisa a se fazer é preparar o local onde o tingimento ocorrerá. Afinal, trata-se de uma tinta, e por isso pode acabar causando alguma mancha no chão, tapete ou móvel. Por isso, cubra o local com uma lona ou plástico antes de começar a pintura. 

Passo 2. Prepare o tecido

Lave a peça que deseja tingir e certifique-se de que não há nada grudado nela antes de iniciar o processo: poeira, pedrinhas, pelo de gato, esse tipo de coisa.

Esses pequenos detalhes podem deformar a estampa e criar falhas estranhas na peça em transformação. Depois de bem lavada, torça o tecido até que ele se encontre apenas úmido, sem pingar.

Passo 3. Torça o tecido

Depois de úmida, torça a camisa da forma como preferir, imaginando a estampa que vira em consequência dessa torção. Se torcer a blusa em espiral partindo do meio da camisa, a estampa será de espiral partindo do meio da camisa.

Como fazer tie dye
O segredo de um tie dye bonito é caprichar nas formas. (Imagem: KVLADIMIRV/iStock)

Se fizer várias pequenas dobras em linhas retas, sairão várias pequenas linhas retas tingidas, e assim por diante. Depois de torcer da maneira que desejar, amarre os elásticos para que a peça fique firme sem sair da posição.

4. Tingimento do tie dye

No caso de usar corantes, ferva um pouco de água em panelas diferentes, seguindo a quantidade que você pretende usar na peça, e depois acrescente os corantes em seus respectivos recipientes.

Com a garrafinha, vá apertando para liberar o cortante. (Imagem: Brian Sevald/iStock)

Se for utilizar tintas de tecido, basta apenas diluí-las em copinhos de água descartáveis e depois seguir as instruções na embalagem do produto.

Assim que suas tintas estiverem prontas, aplique as cores da forma como desejar sobre o tecido. Não é necessário encharcar o tecido, apenas umedecê-lo mais um pouco com a tinta. Para um efeito ainda mais bonito, alterne as cores entre as divisões dos elásticos.

Passo 5. Para fixar os corantes

Apenas no caso da utilização de corantes será necessário fixá-los para que as cores durem mais tempo. Para isso pode ser utilizado um fixador de corante, depois de 30 minutos do tie dye feito, ou aplicar uma misturinha caseira.

Para isso, ferva um litro de água em uma panela e acrescente 1 colher de sopa de sal grosso, outra de vinagre branco e mais uma de amaciante. Deixe o tecido repousar na panela por 10 minutos, depois retire.

Passo 6. Finalizando seu tie dye

Para secar sua peça, mantenha-a em local seco, bem ventilado e longe do sol. O tempo de secagem depende da intensidade da cor que você deseja. Se quiser cores mais claras, pois o tie dye desbotado também está em moda, deixe por umas 5 horas.

Como fazer tie dye
Por fim, é só deixar secas sua tie dye! (Imagem: Carolyn Sandgren Kempf)

Caso contrário, pode deixar a peça secando durante toda uma noite, ou até que seque por completo. E então, corte as amarras e lave o tie dye com água e sabão neutro para retirar os excessos das tintas e para evitar que manche outras roupas quando for lavado na máquina. Depois de secar no varal é só finalizar passando ferro.

Viu só como fazer tye die não tem muitos mistérios? Agora é só caprichar nos looks que são a cara do verão!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados