Faça uma busca


|
Publicado em: 27 de dezembro de 2020

Como fazer vela aromática em casa com poucos ingredientes

Velas aromáticas podem ser uma ótima forma de presentear a quem se ama ou até mesmo uma fonte de renda.

Imagem: netrun78/iStock

As velas aromáticas estão na moda e são super recomendadas para decorar ambientes, estimular os sentidos ou propiciar um agradável relaxamento. Coloridas, com diversos formatos e cheiros, elas são ótimas para dar de presente e deixam uma lembrança inesquecível.

Normalmente as velas aromáticas são encontradas em lojas de essências, decoração e artigos religiosos, mas você também pode fazê-las em casa, dando um toque especial com diferentes aromas, flores e outros componentes que reflitam a sua personalidade ou agrade a pessoa que será presenteada.

Seja para praticar a aromaterapia, criar um clima romântico, valorizar cômodos ou deixar aquele cheirinho característico no seu lugar favorito, elas sempre são uma boa alternativa. Com o guia que trazemos neste post, você poderá fazer velas aromáticas para dar e vender.

O que considerar na hora de escolher as essências

Aromas remetem lembranças e sentimentos, por isso é importante pensar nas ocasiões em que você vai querer acender uma vela, pois alguns são mais afrodisíacos e despertam a atenção, enquanto outros geram a sensação de calma e tranquilidade.

Para o Natal, por exemplo, você pode usar essências que tenham alguma relação com a época, como mirra, anis, pinheiro, artemisia, canela, frutas vermelhas, entre outras.

Velas em formato de coração
As velas vermelhas com aroma de rosas e em formato de coração dão um clima romântico para qualquer ocasião (AlexPro9500/iStock)

Já para presentear no Dia das Mães, cai super bem um aroma de rosas, lavanda ou até mesmo uma fragrância que lembre cheirinho de bebê. No Dia dos Namorados, essências de ylang ylang e sândalo podem deixar os sentidos da pessoa amada ainda mais aguçados.

Além disso, para fazer uma vela decorada, você pode usar pétalas de flores, anis-estrelado e canela em pau, misturando à parafina. Para fazer uma colorida, basta adicionar o corante específico para velas até chegar ao tom de sua preferência. Agora vamos à criação!

Como fazer uma vela aromática

Você pode fazer a sua vela em casa usando poucos ingredientes e sem gastar quase nada.

Ingredientes:

  • Parafina ou cera para vela
  • Óleo essencial (ou essência) para vela
  • Barbante
  • Vaselina
  • Molde ou recipiente para a vela

Como fazer:

Passo 1: Escolha a forma para definir quantidade de parafina ou cera que será usada para fazer a vela do tamanho que você deseja. Em seguida, use uma panela para derreter o material.

Passo 2: Quando a cera atingir o ponto líquido, adicione a essência. Quanto mais concentrado o aroma, menor a quantidade necessária. Caso ache o aroma escolhido mais fraco, use mais.

Velas natalinas
As velas combinam muito com o Natal e podem ajudar a deixar a decoração ainda mais especial (ASIFE/iStock)

Passo 3: Se você quiser dar um toque especial na vela, com corante, pétalas e outros materiais, esse é o momento. No caso do corante, adicione a quantidade para chegar ao tom de sua preferência e misture. Para pétalas, coloque-as rapidamente para não perderem a cor.

Passo 4: Use vaselina para untar o molde e coloque a mistura líquida. Em seguida, centralize o pavio na forma.

Passo 5: Deixe a vela secar de um dia para o outro e desinforme. Se preferir, use potinhos de vidro como o da imagem principal. Eles dão aquele toque rústico e elegante no seu trabalho.

Se você estiver pensando em vender as velas, pode dar um toque especial embrulhando com uma embalagem transparente e finalizando com um belo laço. Aproveite as dicas também para renovar seus hobbies.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados