Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 17 de abril de 2022

Como limpar piscina: confira passo a passo

Rayane Santos
Última atualização: 14 de abril de 2022
Por: Rayane Santos

Descubra o segredo dos limpadores de piscina profissionais!

Como limpar piscina: confira passo a passo Imagem: Thomas Baur/iStock

Por mais que você tente sua piscina fica suja rapidamente? Antes de chamar um especialista para limpá-la, você deveria continuar lendo. Aprenda com a gente como limpar piscina do jeito certo, entenda como funciona todo o processo e descubra como deixá-la sempre higienizada.

Neste post, falaremos especificamente sobre como limpar piscina de fibra de vidro, azulejo e outras desse tipo. Mas, não se preocupe, em outro post, já ensinamos como limpar piscina de plástico.

Passo 1: Limpe a área externa da piscina

Leia também: Aprenda 11 consertos fáceis com fita isolante e economize!

A primeira coisa que você precisa fazer é limpar a área externa da piscina, bem como a borda dela. Não se importe se a sujeira cair na água, pois ela será limpa mais tarde.

Nesta etapa, é recomendado que utilize um produto específico para limpar bordas de piscina, assim você terá melhores resultados. Esfregue o produto em toda a borda com o auxílio de uma esponja abrasiva. Tenha cuidado na hora de escolher a escova pois ela pode arranhar sua piscina. Não é isso que queremos, não é mesmo?

Passo 2: Corrija o pH

É neste passo que você vai começar a tratar a água da sua piscina. O pH é a base da qualidade da água. Quando ele está desajustado pode não somente alterar o aspecto da água, mas também causar danos à saúde – pele queimada, olhos vermelhos, mudança na cor do cabelo etc.

Por isso, o pH da água não pode estar alto ou baixo demais, mas sempre equilibrado. Mas o que significa estar alto ou baixo? Dentro de uma escala que varia de 0 a 14, é necessário que o pH de sua piscina esteja entre 7.4 e 7.6.

Para descobrir essa taxa, utilize um estojo ou faixa de medição. Siga as instruções de uso e, após isso, utilize o regulador de pH, vendido em lojas de materiais de construção ou locais especializados em produtos para piscinas.

medidor de ph e cloro para limpar piscina
Para facilitar, compre um medidor que meça as taxas pH e cloro. (StefanieDegner/iStock)

Passo 3: Aplique cloro

Diferentemente do que muitos pensam, limpar a piscina utilizando cloro não se trata simplesmente de despejar o produto nela – especialmente, em grande quantidade. Por conta desse erro, o processo de limpeza de piscinas de muitas pessoas dá errado.

Assim como na etapa anterior, usar cloro depende da taxa dele presente água de sua piscina. Se ela estiver baixa, então você precisa de um cloro que irá aumentá-lo e vice-versa. O maior parte dos medidores de pH também possuem a função de medir cloro.

O cloro utilizado deve ser específico para piscinas. Não use água sanitária ou qualquer outro produto desse tipo, pois eles podem tornar a água imprópria para banhos.

Passo 4: Despeje clarificante

É tentador começar a limpeza da sua piscina jogando clarificante nela. Isso pois, como o próprio nome já diz, esse produto nem como papel clarear a água. No entanto, se você não higienizá-la antes, com a ajuda do regulador de pH e o cloro, você estará desperdiçando o produto.

Antes de despejar o clarificante na piscina, leia as instruções no rótulo da embalagem para saber a dosagem que deve ser utilizada. Assim como acontece com o cloro, uma alta dose de produto não irá garantir uma piscina mais limpa, pelo contrário, pode ser prejudicial ao processo de limpeza.

Passo 5: Aspire as sujeiras

Todos os passos anteriores servem para higienizar sua piscina por meio do combate aos micro-organismos presentes nela. Uma vez que esses processos matam as bactérias, eles fazem com que as sujeiras se alojem no fundo da piscina e, é nesta etapa que você irá limpá-las.

Para isso, você vai precisar aspirar a piscina, com o auxílio de um aspirador próprio para isso. Se ela não estiver tão suja, use a função sucção do filtro da piscina. Mas, caso haja muita sujeira, utilize a drenagem.

Passo 6: Filtre a água

Agora, que sua ela já está limpa, é necessário prosseguir para a etapa de manutenção. É nesse passo que entra o filtro. O ideal é ligá-lo uma vez por dia para manter sua piscina bem conservada. Confira as instruções de uso de seu filtro para saber por quantas horas é preciso deixá-lo ligado.

Fazendo esse processo de filtragem diariamente, a limpeza da piscina será mais duradoura. Assim, você vai evitar a necessidade de estar sempre gastando dinheiro com produtos para limpá-la.

Gostou desse tutorial de como limpar piscina? Então confira também 15 dicas de limpeza que vão mudar sua vida. Aproveite e siga nossas páginas no Instagram e no Facebook!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados