Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de julho de 2021

Cortina ou persiana: qual é a melhor opção?

Entenda os prós e contras de cada uma e saiba como escolher a melhor para você

Imagem: Pixabay/Pexels

Está pensando em mudar os ares da sua casa mas não sabe se escolhe persiana ou cortina? Estes objetos de decoração permitem que você controle a luz, a privacidade e a temperatura interna da sua casa. Tanto a persiana quanto a cortina apresentam vantagens e desvantagens específicas e você deve escolher de acordo com a sua necessidade e o seu orçamento. Abaixo, selecionamos alguns prós e contras para te ajudar. Confira!

Leia também: Descubra qual o melhor tipo de persiana para a sua casa

Prós e contras do uso da persiana

As persianas costumam ser mais baratas

quarto de dormir com persianas nas janelas
Uma das vantagens das persianas é a manutenção mais fácil do que a das cortinas. (Imagem: Jason Boyd/Pexels)

As persianas requerem menos material e tempo na produção e levam menos tempo para instalar. Em 10 a 20 minutos, um profissional pode colocar suportes em uma moldura de janela, montar a persiana e prender os mecanismos que movem as ripas.

As cortinas geralmente são mais caras porque exigem mais material e tempo para serem feitas e mais tempo para instalar. Um profissional levará uma hora ou mais para instalar os suportes acima da janela, deslizar os painéis na haste, pendurar e prender a haste no suporte e, em seguida, arrumar as cortinas de um jeito bonito. Para reduzir custos, opte por cortinas de algodão em vez de linho ou seda.

Leia também: Persiana: veja como instalar a sua

As persianas oferecem mais opções de controle de luz

As ripas das persianas, situadas vertical ou horizontalmente (conhecidas como venezianas), podem ser operadas de duas maneiras para o controle de luz. Puxar a corda de elevação pendurada na parte superior permite levantar e baixar as persianas e mover persianas do tipo venezianas de um lado para o outro.

Você também pode girar a varinha de inclinação para girar as lâminas, mudando o ângulo de entrada da luz.

Embora as persianas ofereçam mais maneiras de controlar a luminosidade, como elas são feitas de ripas, isto significa que parte da luz entrará mesmo quando estiverem totalmente fechadas. Mesmo assim, quando você as fecha, elas bloqueiam praticamente toda a claridade.

As persianas são mais fáceis de limpar

As persianas têm uma superfície dura e lisa, portanto, limpá-las com um pano de microfibra é rápido e fácil. Para remover a poeira de ambos os lados das persianas, feche as ripas e limpe com um espanador de cima para baixo ou de um lado para o outro, gire as ripas 180 graus e repita o processo na direção oposta.

Para se livrar da sujeira e das manchas difíceis, umedeça um pano macio com água ou uma mistura de 1/4 de vinagre branco e 3/4 de água, limpe a frente e o verso das ripas. Em seguida, use um pano para secar. Limpar cortinas é um pouco mais complicado, já que exige que elas sejam retiradas e lavadas em uma máquina de lavar.

Prós e contras do uso da cortina

As cortinas oferecem melhor bloqueio de luminosidade e isolamento acústico

Cortinas e persianas podem aumentar o isolamento geral das janelas para ajudar a manter o calor, resultando em contas de luz mais baixas em climas frios. Quanto mais grossas as cortinas ou persianas, mais isolantes são, sendo as cortinas térmicas, que possuem espuma acrílica entre as camadas de tecido, e as persianas do tipo celular, com sua grade de bolsas de ar em forma de favo de mel, sendo as mais isolantes.

Cortinas e persianas também ajudam na absorção do som para impedir a entrada de ruídos da vizinhança. No entanto, as cortinas, especialmente aquelas feitas de tecidos pesados, ​​como o veludo, funcionam melhor do que as persianas, porque são mais grossas e não têm ripas pelas quais o som pode entrar.

A cortina oferece mais possibilidades criativas

quarto de dormir com porta
As cortinas apresentam mais possibilidades de uso de diferentes texturas e cores. (Imagem: Max Vakhtbovych/Pexels)

Você encontrará cortinas em uma ampla variedade de materiais, texturas, estilos, cores, padrões e níveis de transparência, desde cortinas de algodão de inspiração geométrica até cortinas de seda transparentes, por exemplo. Elas funcionam bem em quartos com estilo de decoração clássico, french country, moderno ou glamoroso, da antiga Hollywood.

As cortinas também são adequadas para quem ama DIY, especialmente se você tiver habilidade com máquina de costura. As persianas, por sua vez, tendem a vir em uma gama mais restrita de materiais e estilos e apenas em cores neutras; esse minimalismo as torna mais adequadas para a aparência moderna dos estilos de decoração escandinavo e industrial.

A cortina dura menos

É possível que persianas bem conservadas mantenham sua aparência por 15 anos ou mais. O material sintético das persianas, seja plástico, vinil, alumínio ou madeira revestida com polímero, torna-as resistentes à descoloração e manchas. Elas também são mais rígidas e robustas do que cortinas, portanto, menos sujeitas ao desgaste diário. Cortinas de tecido, sejam elas de algodão, linho, veludo ou seda, são mais propensas a rasgar, manchar e mofar, portanto, muitas vezes precisam ser substituídas em uma década.

Misture cortina e persiana para maximizar os benefícios

Para obter os benefícios tanto de cortinas quanto de persianas, fique à vontade para instalar as duas. Considere, por exemplo, cortinas em áreas de baixa umidade onde o mofo não seja um problema, como sala de estar e quarto. Em cômodos com mais umidade presente, como cozinha ou banheiro principal, onde o crescimento de mofo é uma preocupação, instale persianas.

Você pode até mesmo colocar ambas em um único cômodo para aumentar a privacidade e criar um ambiente mais íntimo, instalando primeiro as persianas e, em seguida, pendurando as cortinas em uma haste.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados