Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de abril de 2021

Como manter o pano de prato sempre branquinho

Manter os panos de prato limpos e branquinhos na cozinha é sempre um desafio. Confira agora as nossas dicas para manter seus panos de prato branquinhos.

Imagem: kaorinne/iStock

Um dos maiores desafios da cozinha é manter o pano de prato sem machas, afinal muitas vezes secamos a mão ou algum recipiente que não foi lavado da maneira correta. Fora alguns mini desastres que são inevitáveis quando utilizamos muito a cozinha – como é o caso agora de uma boa parte da população durante a pandemia. Portanto, aqui estão algumas dicas de como lavar seus panos de prato da maneira correta para que ele esteja sempre limpinho.

Como manter o pano de prato sempre branquinho

Uma moça usando um pano de prato para secar um prato. Foto para ilustrar como manter o pano de prato sempre branquinho
Uma moça usando um pano de prato para secar um prato. (Imagem: Vicheslav / iStock)

1. Separe panos de prato para cada situação

A primeira dica, na verdade, trata da organização da sua cozinha, mas tem também a ver com o pano manchado. A dica é: tenha um pano de prato pra cada coisa. Ou seja, um para enxugar a louça, um para secar as mãos ou auxiliar na hora de pegar recipientes quentes e outro para ficar na pia, que serve para secar a pia, as bancadas, limpar superfícies onde você geralmente vai trabalhar. Dessa forma, sempre terá um pano mais “surrado” e outros sempre bem conservado que poderão ser mais utilizados quando houver visitas e eventos.

Confira também:  11 dicas para cozinhar depressa e poupar tempo

2. Troque com frequência os panos de prato

Troque os panos de prato com frequência ao longo da semana. O ideal é trocar os panos de prato diariamente, pois dessa forma você evita que ele fique muito engordurado ou encardido, evitando assim as manchas e o acúmulo de bactérias.

3. Lave-os separadamente das outras roupas

Um dos pontos importante é que você não deve lavar panos de prato junto de outras peças de roupa, nem mesmo outros tipos de toalhas ou outros panos de limpeza. Eles podem ser lavados na máquina, basta regular o nível baixo de água e colocar em ciclo de roupa branca ou encardida. E pode sim usar amaciante.

Técnicas para tirar manchas de pano de prato

Se o seu pano ficou encardido ou manchado, não se desespere, existe meios para salvá-lo. Para fazer isso com a ajuda da máquina de lavar é preciso seguir o passo a passo.

  1. Junte, no mínimo, 10 panos de pratos sujos.
  2. Aplique detergente em cima das manchas com o tecido seco e esfregue bem.
  3. Regule a máquina no nível baixo de água e coloque no ciclo de roupas brancas ou roupas encardidas.
  4. Coloque sabão em pó e amaciante.
  5. Depois de lavar, deixe as peças secarem sem muita exposição direta ao sol.

 Se o seu problema são as manchas mais persistentes e pontuais, então aqui vão algumas dicas.

Use vinagre e sabão em pó

Em uma panela grande, ferva água e adicione uma colher (sopa) de vinagre e uma colher (sopa) de sabão em pó. Em seguida, basta colocar os panos manchados dentro da solução e deixar uns 20 minutos de molho. Depois basta lavar na máquina normalmente.

Use rodelas de limão

Em uma panela grande, ferva algumas rodelas de limão e mergulhe os panos encardidos. Depois, lave na máquina normalmente.    

Gostou dessas dicas de como deixar os panos de prato sempre bonitos? Confira também o nosso post sobre como evitar manchas de sabão em pó ao lavar roupas na máquina!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados