Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de maio de 2021

Descubra qual o melhor tipo de panela

Veja os prós e os contras de cada tipo de panela e decida qual a melhor para você.

Imagem: Sukhachev / iStock

Se você gosta de cozinha, com certeza já deve ter tido a dúvida de qual é o melhor tipo de panela. Afinal, existem tantos modelos disponíveis que fica difícil de escolher. Para ajudar você a esclarecer essa dúvida, nós preparamos um guia com algumas características dos diferentes tipos de panelas, focando na praticidade e durabilidade de cada material.

1. Panela de alumínio

Panelas de alumínio
Panelas de alumínio penduradas. Créditos: ermess / iStock

As panelas de alumínio são mais leves, mais comuns e mais baratas, logo também são a maioria nos lares brasileiros. Entretanto, não são as mais duradouras, nem as mais saudáveis, uma vez que a comida pode absorver parte do metal tóxico. Tais substâncias podem trazer prejuízos extremos à saúde como distúrbios pulmonares, inflamações e talvez até Alzheimer. Quanto mais usada e riscada, mais contaminação, portanto, evite esfregar a panela com muita força quando for lavar, não utilize palha de aço para isso e também evite raspar utensílios de metal no fundo da panela.

Às vezes o barato sai caro, portanto se há a opção de economizar um pouco e comprar um conjunto de panelas de maior qualidade e outro material, essa é a decisão mais segura e recomendável.

Leia também:  Quais os tipos de panela mais indicados para a sua saúde?

 2. Panela antiaderente

Panela antiaderente
Panela antiaderente com uma bela omelete. Créditos: ziquiu / iStock

As panelas antiaderentes são as queridinhas dos cozinheiros e cozinheiras. Porém, nem tudo são flores. No primeiro risco feito na panela as substâncias que fazem a película de cobertura antiaderente podem ser liberadas nos alimentos. Esses resíduos podem causar distúrbios na tireoide, câncer de fígado, renal, problemas cardíacos e podem contribuir para a obesidade.

Para conservar as suas panelas, não as coloque quente embaixo da torneira gelada, espere esfriar para poder lavar e não utilize utensílios que possa causar arranhões e evite o lado abrasivo da esponja. Se o material estiver riscado ou se ele começar a descolar, descarte a panela.

3. Panela inox

Conjunto de panelas de inox para ilustrar qual o melhor tipo de panela
Panelas inox são resistentes, mas também são mais caras. (Imagem: nd3000 / iStock)

A panela inox é um tipo de panela bem resistente e o sonho de consumo de muita gente. Porém, mesmo sendo mais resistente, mais duradoura e espalhando melhor o calor, se for riscada ela também pode infectar o alimento. O níquel presente nas panelas é um metal tóxico cuja a longa exposição pode causar alergias e até câncer.

Para evitar isso, sempre utilize utensílios de madeira ou silicone, não use a palha de aço, nem o lado abrasivo da esponja. Além disso, cozinhe sempre em fogo baixo, assim você evitará de queimar o fundo da panela, o que facilita a limpeza com o lado macio da esponja.

4. Panela de ferro

Panela de ferro
Panela de ferro. Créditos: warioman / iStock

Muito utilizadas antigamente, as panelas de ferro demandam muito mais cuidados para serem conservadas do que os demais tipos de panela. Isso porque elas podem enferrujam com facilidade. Para manter a conservação temos duas dicas:

Dica 1: Sempre lave e seque a panela logo após o uso. Em seguida, passe uma fina camada de azeite e leve ao forno por 5 minutos. Desta forma, ela estará seca e protegida da ferrugem.

Dica 2: Se não puder lavar a panela logo após o uso, esfregue-a usando sal e uma escovinha própria para isso. Depois, passe um papel para retirar o excesso de sal. Isso vai retirar a gordura da panela e evitar que enferruje até que você possa lavá-la.

5. Panela de cobre

Panela de cobre para ilustrar qual o melhor tipo de panela
Panelas de cobre são ótimas condutoras de calor mas não se dão bem com alimento ácidos. (Imagem: RHJ/iStock)

Mais difíceis de serem encontradas nos lares brasileiros, as panelas de cobre são ótimas condutoras de calor e o retém por um bom tempo. A forma de limpeza é a mesma, sempre com a parte macia da esponja, entretanto essa panela não precisa ser arranhada para liberar toxinas. Nela, basta cozinhar qualquer alimento ácido que essa acidez libera o próprio cobre da panela. O metal pode causar distúrbios gastrointestinais, dores abdominais, náuseas e até problemas hepáticos e renais a longo prazo.

6. Panela de barro

Panela de barro para ilustrar qual o melhor tipo de panela
A panela de barro é a que demanda maior cuidado. (Imagem: geckophotos / iStock)

Por ser muito porosa, a panela de barro é uma panela que exige uma limpeza excelente, pois há uma facilidade enorme dessa panela acumular resíduos e, por isso, desenvolver micro-organismos. Por isso é necessário lavar bem a panela com uma esponja macia e, em seguida, secá-la no fogo.

7. Panela de cerâmica

Panela de cerâmica entreaberta para ilustrar qual o melhor tipo de panela
Panelas de cerâmica conservam bem o calor e são fáceis de limpar. (Imagem: Dmitry Sobolev/iStock)

No caso da panela ser 100% cerâmica, ela conserva bem o calor e é fácil de limpar e, desde que unte com azeite ou manteiga, os alimentos não grudam. Entretanto, o material demora bastante a aquecer, fora que se escorregar e bater com muita força em algum lugar, elas podem trincar e quebrar. Exija sempre a certificação na hora da compra e confirme com o vendedor se as tintas de revestimento são atóxicas. Caso contrário, a tinta pode conter substancias tóxicas como cadmio e chumbo que, mais uma vez, podem causar muitos problemas à saúde.

8. Panela de pedra de sabão

Panelas de pedra no fogão para ilustrar qual o melhor tipo de panela
Panelas de pedra são pouco comuns, mas são fáceis de limpar. (Imagem: Fred_Pinheiro/iStock)

Panelas de pedra também não são tão comuns nas casas brasileiras. Elas são fáceis de limpar e antiaderentes. Diferente das outras panelas que transferem metais pesados e toxinas para os alimentos, esse material transfere minerais benéficos como o ferro, magnésio e cálcio para o organismo .

9. Panela de vidro

Panela de vidro
Panela de vidro. Crédito: zoom-zoom / iStock

A panela mais apropriada e, infelizmente para todos nós, a mais cara e difícil de achar também! O material demora a esfriar, portanto é preciso pegar o jeito para cozinhar nessas panelas para conseguir evitar que os alimentos queimem. Além disso, elas podem ir ao forno, ao micro-ondas e podem ser utilizadas para guardar os alimentos na geladeira. Infelizmente, não são antiaderentes e quebram com mais facilidade também.

Afinal, qual o material mais adequado?

Levando em conta tudo o que vimos, desde que você tenha cuidado para arranhar, as panelas de inox e antiaderentes vencem a corrida. Uma vez que as panelas de vidro e de pedra, apesar de mais recomendáveis por questões de saúde, são muito mais difíceis de serem achadas e também são bem mais caras.

Agora que você já conferiu os melhores tipos de panela, veja também 8 dicas essenciais para você cuidar bem delas!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados