Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de maio de 2021

8 itens que todo apreciador de vinho precisa ter em casa

Ama vinho e quer saber quais os melhores itens para ter na sua casa? Confira nosso artigo.

Imagem: Anna Volgina/iStock

Com a pandemia, novos hábitos surgiram e outros passaram por um processo de reinvenção. Um exemplo é o caso das pessoas que apreciam vinho. Se antes era possível ir até uma adega para ter a experiência de degustar vinhos e conhecer novas safras, agora é necessário apreciar esse momento em casa mesmo.

Para ajudar nessa experiência, preparamos para você uma lista com 8 itens. Eles são essenciais para você aproveitar ao máximo esse momento em casa. E você pode também explorar suas muitas possibilidades, como a preparação de outros drinks. Assim, você não precisa arriscar sua saúde e seu bem-estar e ainda aproveita com muita alegria e diversão.

Confira!

1. Saca-rolhas

Um dos itens mais importantes para ter em casa se você ama vinhos é definitivamente o saca-rolhas. Ele vai possibilitar que você abra as garrafas, que costumam vir lacradas por rolhas de cortiça natural ou sintética. O tipo mais tradicional de saca-rolhas consiste em um parafuso de aço acoplado a uma alça perpendicular de um material resistente, exigindo um pouco de força para que a garrafa seja aberta. Apesar de ser o tipo mais barato, é também o que mais requer prática para que a rolha saia inteira. Para iniciantes, o saca-rolhas ideal pode ser o de rosca ou o elétrico, mais caros porém mais fáceis de manusear.

2. Taças próprias para vinho

Escolher boas taças para tomar vinho é fundamental. O tipo de taça influencia o sabor da bebida. Por isso, é necessário escolher bem: para o vinho tinto, por exemplo, o ideal são as taças bordeaux, que são mais largas na base e vão se estreitando em direção à borda. Já para o vinho branco, as taças devem ser mais estreitas e menos compridas, facilitando a manutenção do frescor. O ideal, portanto, é que você tenha um conjunto de taças com tamanhos e formatos diferentes, se gosta de apreciar vários tipos de vinho.

3. Decanter

Usar um decanter (ou decantador) é uma ótima ideia, pois o aumento da exposição da bebida ao oxigênio melhora muito o sabor, suavizando os tons adstringentes da bebida e permitindo que os aromas de frutas e florais aflorem. A decantação pode durar de 15 minutos a 3 horas, dependendo do tipo e da safra. O processo consiste em transferir o vinho da garrafa para o decanter e esperar. Quanto mais jovem o vinho, menos tempo ele precisa decantar: 15 ou 20 minutos, no máximo. Assim, você poderá apreciar uma bebida de melhor qualidade e facilitar a harmonização dela com diversos tipos de alimentos.

vinho no decanter
Vinho sendo transferido para o decanter. (Imagem: karelnoppe/iStock)

4. Miniadega para vinho

Uma miniadega é como um pequeno refrigerador projetado para o armazenamento de vinho, com a temperatura controlada. Basicamente, é a versão moderna e caseira de uma adega, mais compacta e apropriada para ter em casa, além de mais barata de comprar e manter. Uma miniadega de vinho manterá sua bebida na temperatura adequada, enquanto você tem um lugar específico para guardar e mostrar sua coleção.

5. Vacuvin

O vacuvin é o item perfeito para conservar as qualidades do seu vinho por mais tempo depois de aberto. Ele funciona como uma bomba de vácuo que extrai o ar do garrafa aberto, mantendo o vinho fresco por alguns dias. Se você tem o costume de beber sozinho ou bebe pouco, o vacuvin é perfeito para você beber sem desperdício. O preço do vacuvin também costuma ser em conta, uma grande vantagem.

6. Cooler para vinho

Cada vinho possui uma temperatura ideal para seu consumo, assim, talvez seja necessária uma ajudinha deste acessório para manter suas bebidas refrigeradas. Na versão digital do cooler, é possível até mesmo regular a temperatura dele de forma exata. O cooler também é ótimo para ocasiões em que a conversa está rolando e é necessário deixar o vinho descansando um pouco para um segundo round.

7. Tampa para espumante

Se você ama espumantes, este item é essencial: é ele quem vai substituir a rolha da garrafa, uma vez que ela esteja aberta. Assim, você pode conservar a bebida e mantê-la fresca, enquanto bebe no seu ritmo.

8. Corta-gotas e salva-gotas

O salva-gotas funciona como uma espécie de “funil” acoplado à boca da garrafa de vinho para evitar que a bebida seja derramada ao servir e que se perca o finalzinho do vinho na garrafa, dando mais charme e graça na hora de beber. Sua dupla, o corta-gotas, por sua vezes, serve para evitar que o vinho escorra e respingue ao seu redor, como, por exemplo, em uma toalha de mesa.

Extra: Quadro porta-rolhas

Apesar de ser uma dica mais relacionada à decoração da casa, o quadro porta-rolhas não pode faltar na casa de um apreciador de vinhos! Barato e fácil de encontrar, este item simples de decoração é uma lembrança bonita e visual de momentos divertidos e felizes seus com a bebida. Além disso, pode ser um exercício muito bacana contar quantas rolhas estarão lá assim que o quadro estiver todo preenchido: quantas garrafas será que você bebeu desde que o quadro foi comprado?

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados