Faça uma busca


|
Publicado em: 26 de dezembro de 2020

Score: o que é e como aumentar o seu?

Ter um bom score pode ajudá-lo a conseguir taxas mais baixas de juros e melhores condições de pagamento; saiba mais.

Imagem: Prostock-Studio/iStock
Arman Neto
Por: Arman Neto

O score, também conhecido como score de crédito, é um sistema de pontuação que funciona como um indicador financeiro, podendo ser consultado por empresas e instituições financeiras. 

O intuito da consulta dessa pontuação é o de averiguar se um consumidor é ou não bom pagador, servindo para que as instituições pensem bem antes de liberarem crédito para ele. 

Leia também: Para você que investe na bolsa de valores: cuidado com os influencers

Com uma pontuação que vai de 0 a 1000 (quanto maior a pontuação, mais confiável é o consumidor), o score é um jeito que as empresas têm de correr menos riscos de levar prejuízo. 

Para calcular a pontuação de cada consumidor o score analisa o histórico de crédito do mesmo e leva em conta atributos como pagamentos de contas e se o consumidor está com o nome negativo – o popular nome sujo. 

As classificações de pontuação no Score

Score
Imagem: scyther5/iStock

A pontuação no score se divide em três grandes grupos que classificam os consumidores de acordo com a pontuação obtida. Essa informação é importantíssima, pois é baseado nela que as instituições decidem se vão ou o quanto vão liberar de crédito. São elas: 

  • Até 300 pontos: os consumidores que alcançam no máximo 300 pontos no score são aqueles que são considerados inadimplentes. Isto é, aquelas pessoas que têm mais chances de não pagarem suas dívidas. 
  • Entre 300 e 700 pontos: os consumidores que alcançam mais de 300 pontos, mas ficam abaixo dos 700, são aqueles que têm um risco moderado de inadimplência. São consumidores que têm boas chances de conseguirem algum tipo de crédito, mas por apresentarem algum risco de não pagarem suas contas, o conseguem mediante alguma limitação. 
  • Acima dos 700 pontos: os consumidores que alcançam uma média superior aos 700 pontos são considerados bons por apresentarem um risco mais baixo de inadimplência do que aqueles com médias inferiores. A partir deste ponto, a obtenção de crédito se torna mais segura e garantida, e quanto mais próximo dos 1000 pontos, mais vantagens em relação ao crediário são possíveis. 

Como o score pode te ajudar

Score
Imagem: Kerkez/iStock

O maior benefício de se ter uma boa pontuação de score é que ela te ajuda a obter crédito. Mas não é só isso, a depender da sua pontuação, as empresas e instituições financeiras podem te oferecer condições de crédito de acordo com o seu perfil. 

Essa personalização que o score proporciona é o que permite que lojas, bancos e outras instituições financeiras nos ofereçam juros mais baixos e melhores condições de parcelamento.

E toda e qualquer empresa que contrata serviços de consulta como o Serasa tem acesso ao score dos seus clientes. 

Como aumentar a sua pontuação no score

Score
Imagem: oatawa/iStock

Aumentar a pontuação é relativamente simples. Pagar as contas em dia, manter o nome limpo e manter os dados cadastrais atualizados é o básico. Outra coisa que pode te ajudar a ter uma melhor pontuação é ter todas as suas contas no seu nome, pois a pontuação do score acompanha o histórico do consumidor. 

Leia também: Como sair do vermelho: veja como se planejar e economizar!

Quitar dívidas, empréstimos e financiamentos também contribui para que a sua pontuação no score aumente. E se você puder quitar tudo isso antecipadamente, melhor ainda.

Os dados do Cadastro Positivo também podem dar uma mão para puxar o seu score para cima, pois ele reúne informações sobre como têm sido a sua relação com empréstimos, financiamentos, crediários etc.

Como consultar o seu score

Score
Imagem: nortonrsx/iStock

Para consultar o seu score é muito simples. Basta você procurar as empresas que são responsáveis pela análise de crédito e seguir o passo a passo delas. A consulta geralmente é gratuita e tudo o que você precisa para fazê-la são o seu número de CPF e alguns dados básicos. 

Para consultar o seu score no Serasa, clique aqui. Já para consultar o seu score no Boa Vista, clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados