Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 24 de janeiro de 2022

Sua geladeira está com problemas? Confira essas soluções fáceis

Com essas dicas simples, você pode manter sua geladeira sempre nova

Sua geladeira está com problemas? Confira essas soluções fáceis Imagem: AndreyPopov/iStock

Deixar a comida a baixas temperaturas a mantém própria para consumo por mais tempo e preserva os nutrientes. Um problema com a geladeira aparecerá na conta de luz, mas, o que é mais sério, pode pôr a saúde em risco. Não se arrisque: geladeiras podem ter boas condições de funcionamento com um pouco de esforço. Confira a seguir como resolver diversos problemas que refrigerador pode estar passando.

A comida em minha geladeira não esfria 

Verifique a temperatura e diagnostique o problema 

Leia também: 5 coisas para você ficar ligado antes de escolher a geladeira

Mesmo pequenos desvios em relação às temperaturas de armazenagem recomendadas podem fazer com que a comida estrague. Infelizmente, muitas geladeiras têm unidades de controle com uma escala arbitrariamente numerada (por exemplo, de 1 a 6, do mais quente para o mais frio). Se você suspeitar que sua geladeira ou freezer está quente (ou frio) demais, sua primeira tarefa é medir com precisão a temperatura com um termômetro para geladeiras (veja à direita). Então, tente o seguinte: 

1. Regule o controle do aparelho para uma temperatura menor. Faça um pequeno ajuste, e então verifique a temperatura com um termômetro no dia seguinte. Repita a operação até chegar à temperatura desejada. Use uma caneta à prova d’água para marcar o melhor ponto no seletor para poder voltar a ele caso algo o mova. 

2. Afaste a geladeira da parede e aspire a poeira e as teias de aranha das grades de metal traseiras, passando levemente o acessório de escova do aspirador de pó

3. Portas que não vedam podem forçar a geladeira. Verifique a vedação colocando uma folha de papel entre a porta e ela. Ela deve ficar presa; caso não fique, limpe a borracha com detergente. As dobradiças da porta podem ter cedido com o tempo, desalinhando a porta e a geladeira e abrindo uma brecha. Para realinhar a porta, solte os parafusos das dobradiças com uma chave de fenda, segure -a de modo a alinhá-la e reaperte os parafusos. 

Verifique a luz da geladeira 

A luzinha da geladeira pode aquecer significativamente o que estiver lá dentro se deixar de apagar quando você fecha a porta. Use uma faca cega para levantar a vedação da porta quando esta estiver fechada. Se conseguir ver alguma luz, o interruptor provavelmente está emperrado ou desalinhado, e precisará ser consertado. 

Por que minha geladeira está congelando? 

Controle a umidade para mantê-la sem gelo 

O acúmulo de gelo reduz o espaço da geladeira e a torna ineficiente. Isso pode ser evitado limpando-se regularmente as grades traseiras e verificando as vedações das portas. 

Não coloque comida quente na geladeira. Ela aquecerá o que estiver lá, e o vapor d’água liberado se condensará, formando gelo. Além disso, regule o controle de umidade da geladeira (se ela possuir um). Um ajuste mais baixo reduzirá o acúmulo de gelo.

O fundo da minha geladeira está molhado 

Limpe o orifício de drenagem 

Muitas geladeiras têm descongelamento automático, o que significa que o resfriador é aquecido periodicamente para derreter qualquer gelo que tenha se formado em sua superfície. A água escorre por um pequeno orifício de drenagem na parte de trás da geladeira. Este orifício pode ser bloqueado por partículas de comida ou poeira, e a água se acumulará, então, no fundo do aparelho. 

A solução é simples: use um palito de madeira ou cotonete para retirar quaisquer detritos do buraco e, então, despeje uma xícara d’água quente pelo orifício para garantir que ele fique limpo, e seque bem o fundo da geladeira com um papel-toalha.

A luz da geladeira não acende 

Verifique a lâmpada e o interruptor 

Uma lâmpada queimada é a causa mais provável para uma geladeira escura. Retire a tampa transparente e troque a lâmpada. Se não resolver, concentre-se no interruptor da porta. Limpe-o com jatos de ar comprimido ou com um limpador específico para contatos elétricos. Teste a luz novamente. 

Também é possível que a porta possa ter cedido nas dobradiças, sem fazer contato com o interruptor da luz. Realinhe a porta e o corpo da geladeira.

A porta da geladeira tende a abrir 

Incline-a erguendo os pés dela 

Leia também: 10 dicas para guardar alimentos na geladeira com segurança

Se a porta não fica fechada, suba os pés da frente dando duas voltas na regulagem (se possível) ou coloque dois calços bem finos sob eles para que a geladeira se incline para trás, fazendo a porta fechar ao mais leve empurrão. Não exagere: o aparelho deve ficar o mais nivelado possível.

Meu freezer demora muito para descongelar 

Derreta tudo de modo rápido e seguro 

Isso pode levar horas, especialmente se o tempo estiver frio. Tire o freezer da tomada e esquente água numa panela, sem ferver. Coloque -a dentro do freezer sobre um descanso de travessa e feche a porta. Deixe a panela lá por cinco minutos antes, reaqueça a água e coloque-a de volta no freezer. Repita a operação até o gelo ter derretido.

Meu freezer não está gelando direito 

Limpe os dutos de ar 

A maioria das geladeiras tem apenas um mecanismo de refrigeração para os compartimentos de resfriamento e de congelamento. Então, se o resfriamento está funcionando, mas o congelamento não, é provável que haja um bloqueio no duto de ar entre os dois (possivelmente um saco de pães de queijo ou uma caixa de nuggets). 

Olhe dentro do freezer e você verá um orifício de 3 a 5 centímetros, muitas vezes protegido por uma grade de plástico: é a entrada de ar frio. Mantenha a abertura e a área em torno desobstruídas para que o ar flua. Algumas geladeiras mais sofisticadas têm sistemas de refrigeração separados para resfriamento e congelamento; em tais modelos, problemas persistentes precisarão de um conserto profissional. 

Meus legumes estão estragando 

Organize sua geladeira para prolongar a vida dos alimentos 

Legumes precisam respirar. Assim, não os guarde hermeticamente embrulhados em plástico; é melhor um saco aberto ou perfurado. Mantenha-os longe do fundo da geladeira, onde o ar mais frio passará por eles. A maioria dos legumes durará mais na geladeira, mas batatas e cebolas devem ser guardadas fora dela, em local fresco e escuro para retardar o brotamento. 

Minha geladeira está fazendo barulho 

Equilibre a geladeira e deixe firme o compressor 

Os anos de funcionamento podem pesar na geladeira: peças podem afrouxar e fazer um barulho persistente e irritante. 

Certifique-se de que a geladeira esteja nivelada. Ajuste a altura dos pés da geladeira girando-os no sentido horário (para erguer) ou anti-horário (para rebaixar). Verifique com um prumo se ela está nivelada. 

Se o barulho persistir, desplugue a geladeira da tomada e afaste-a da parede. Identifique o compressor, um mecanismo grande e em formato de cuia na base da parte de trás. Às vezes ele se encontra atrás de um painel removível. O compressor é fixado no corpo da geladeira por parafusos grossos ou por encaixes simples. Aperte as travas para que o compressor não vibre ao funcionar. Aproveite para aspirar a área em torno do compressor e a hélice de resfriamento sob a geladeira; isso ajudará a geladeira a funcionar de forma mais eficiente.

Minha geladeira está com um cheiro horrível 

Elimine o odor com vinagre e jornal 

Com o tempo, as paredes da geladeira absorvem o cheiro dos alimentos. Estes odores podem estragar a sua comida, mas podem ser neutralizados com eficácia. 

Leia também: Como limpar mofo de parede e outros objetos

Desligue a geladeira e remova o conteúdo. Faça uma mistura meio a meio de água e de vinagre branco, e use para limpar as superfícies internas da geladeira. 

Se a geladeira não tiver sido usada por muito tempo e o cheiro for mais persistente, retire qualquer alimento da geladeira. Faça bolas de papel -jornal e as umedeça ligeiramente com água; então, mantenha a geladeira ligada normalmente por alguns dias. Retire o papel e limpe a geladeira com vinagre antes de rearmazenar a comida.

Como evitar “queimaduras de frio” 

Encha o freezer para fazer a regulação térmica 

Se sua comida congelada parece cinza e tem aspecto de couro, ela sofreu queimaduras de frio, que descolorem e ressecam os alimentos. 

Mantenha o freezer cheio. Conforme usa os alimentos congelados, substitua -os por itens não perecíveis, como arroz e farinha, para ocupar o espaço livre, ou encha parcialmente alguns recipientes abertos de plástico com água e coloque-os no freezer. Além disso, certifique-se de que a comida fique em recipientes selados.

Não sai gelo da máquina de gelo 

Verifique o braço da bandeja do gelo 

A maioria das máquinas de gelo domésticas tem um braço fino de metal suspenso sobre a bandeja de gelo. Seu trabalho é dizer ao freezer quando fazer mais gelo. Quando a bandeja está cheia, o braço levanta e a produção de gelo cessa. É fácil esbarrar neste braço, então puxe-o gentilmente para baixo e você verá gelo em cerca de uma hora.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados