Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de maio de 2021

Tapete para quarto de bebê: 7 dicas para escolher o ideal

Sabia que nem todo tapete pode ser o recomendado para o quarto do seu filho? Descubra qual deles é o ideal para o quartinho do filhote.

Imagem: warrengoldswain / iStock

A chegada de um novo serzinho na casa traz enorme felicidade, porém, muitas mudanças também devem ser feitas. Além de colocar travas de segurança e tampas nas tomadas, já pensou que itens de decoração também podem ser perigosos? Coisas muito pequenas podem ser engolidas, quinas de móveis podem resultar em acidentes e tapetes também, por isso, deve haver uma atenção especial quando for decorar a casa e, principalmente, o quarto do bebezinho. Aqui nós vamos focar nos tapetes e dar algumas dicas para quando você quiser escolher um tapete para o quarto do seu bebê.

Tapete para quarto de bebê: 7 dicas para escolher o ideal

1. Materiais

Bebê feliz em um tapete emborrachado para ilustrar Tapete para quarto de bebê: 7 dicas para escolher o ideal
Bebê feliz em um tapete emborrachado. Créditos: encrier / iStock

Para escolher um tapete para o quarto do seu pequenino, não leve em consideração apenas a beleza e o aconchego do ambiente, mas sim a segurança e a limpeza também. Tapetes de materiais muitos felpudos dão muito trabalho para limpar e podem acumular mais sujeira deixando o ambiente propício para que o bebê desenvolva alergias.

Materiais possíveis para o tapete do seu bebê:

  • Algodão: mais comuns, macios e fáceis de limpar
  • Poliamida/Nylon: não propaga chamas e não absorve umidade
  • Lã: apesar de ser mais confortável, é um material mais nobre e mais difícil de encontrar, além de também acumular mais sujeira.
  • EVA/Borracha: Antiderrapantes, não acumulam muita poeira e são fáceis de limpar.
  • Poliéster: macio, barato e antialérgico.
  • Couro: hipoalergênicos, confortáveis e tem grande durabilidade.

Leia também:  8 dicas de como usar tapete na decoração

2. Antiderrapante

Leve em conta a questão antiderrapante, pois seu bebê e você pode precisar. Além disso, se a casa tiver animais ou idosos, tapetes que não sejam antiderrapantes não são nem um pouco recomendados pela probabilidade de causar acidentes.

Entretanto, você também pode transformar seus tapetes em tapetes antiderrapantes colocando, por exemplo, cola quente na parte de baixo dele. Também existem faixas de resina acrílica com látex antiderrapante, que podem ser encontradas em lojas e podem ser aplicadas na parte de baixo do tapete.

3. Limpeza

bebê limpando tapete para ilustrar Tapete para quarto de bebê: 7 dicas para escolher o ideal
Bebê limpando tapete. (É só uma imagem ilustrativa não coloquem seus bebês para limpar tapetes) Créditos: erierika / iStock

Mais uma vez os tapetes de tecidos muito felpudos são bem mais complicados de limpar e de secar. Tecidos meio pesados como, por exemplo, tapetes feitos de fio de crochê, podem ser lavados na máquina, mas também demora mais para secar.

Nesse quesito os emborrachados têm a vitória por serem extremamente fáceis de limpar.

 Leia também:  Como lavar tapete e carpete sem dificuldade

4. Tamanho

tapete quarto de bebe
Imagem: sl-f/iStock

Antes de comprar o tapete, primeiro tire as medidas do quarto e defina em que local você quer o tapete e meça esse local também. Dessa forma você evitará frustrações bobas que podem custar dinheiro, tempo e paciência.

5. Quantidade

A quantidade de tapetes vai depender do tamanho do quarto e de quantas coisas tem nele. Boas localizações para tapetes em quartos de bebê são: ao longo do berço, no centro do quarto ou nos pés da poltrona de amamentação. Tendo isso em mente você pode fazer combinações e ter ideias sobre os tamanhos e formatos de tapete que pode usar.

Pode usar um retangular ao longo do berço e outro que combine só que quadrado nos pés da poltrona. Ou pode usar o do berço e um ao longo dos armários do bebê que também é uma opção de local para colocar o tapete.

6. Formatos

TAPETE QUARTO BEBE
Imagem: iStock

Tapetes podem ter diversos formatos e isso irá dependerá totalmente do seu gosto e do estilo de quarto que você quer montar para o seu bebê. Um quarto mais minimalista tende a optar por formas mais tradicionais, como redondo ou retangular. Já um quarto mais extrovertido pode explorar opções mais divertidas e ousadas, como um tapete de estrela ou em formato de ursinho ou dinossauros.

7. Cores

tapete quarto de bebe
Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock

As cores também dependerão do estilo que irão escolher para o quarto e seguirá o mesmo raciocínio dos formatos. Se optarem por algo mais sóbrio e minimalista, cores claras e em tons pastéis são mais recomendadas. E essas cores mais claras também ajudam a identificar poeiras, sujeiras, bichos ou qualquer irregularidade no ambiente e nos móveis, portanto, é mesmo uma ótima opção.

Porém, se a ideia é algo mais divertido, por que não optar por uma roxa, rosa choque ou azul marinho? Também podem ser boas opções. E uma boa forma de equilibrar o ambiente para que não fique muito pesado nem escuro é justamente pintar apenas uma parede e deixar as outras brancas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close