Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de dezembro de 2021

Transforme seu banheiro com esses truques simples

Você não precisa de muito para revitalizar seu banheiro

Imagem: PC Photography/iStock

O dia começa e termina no banheiro, razão pela qual devemos decorar esse ambiente de forma que seja uma célula funcional da casa. Para modernizar um banheiro antiquado, muitas vezes bastam apenas pequenas modificações. Em outro post, falamos sobre 4 soluções fáceis para pequenos problemas no banheiro. A seguir, confira truques simples para transformar seu banheiro.

Como decorar seu banheiro

Espelhos e iluminação

Leia também: Banheiro simples: 14 dicas para transformar a decoração

Com uma mudança nos espelhos e na iluminação, é possível renovar a decoração dos banheiros. De qualquer forma, o aposento deve ser bem iluminado e livre de sombras, pois cantos escuros dão a impressão de que o ambiente é pequeno. A iluminação do espelho deve ser indireta.

Cores claras

Banheiros pequenos parecem maiores se pintados com cores claras como branco, azul-claro ou bege. Se não quiser trocar ou pintar o azulejo, então opte por novos acessórios nas mesmas cores.

Boxe novo

Um boxe novo não é difícil de instalar e faz milagres em banheiros mais antigos. O mercado oferece inúmeras alternativas de mecanismos retráteis. Em banheiros pequenos, o material preferido é o vidro.

Poucos objetos

Para conseguir paz e harmonia, deve-se expor poucos objetos. Coloque nos locais abertos apenas o que é de uso diário.

Armários que ocupem pouco espaço

Em vez de locais abertos, onde os utensílios podem acumular poeira facilmente, dê preferência a armários debaixo do lavatório, cestos ou carrinhos fechados. Estantes suspensas também são práticas, pois cabem em qualquer lugar.

Móveis à prova d’água

Hoje são encontrados móveis com as mais diversas superfícies, desde envernizadas até revestidas com folhas de madeira (preste sempre atenção para que a superfície seja à prova d’água).

Relógio e rádio

Na toalete matinal, um relógio é bastante útil. Ele pode ser fixado no azulejo, por exemplo, com ventosas. Assim não perdemos a hora. Quem gosta de começar o dia com música pode deixar no banheiro um rádio à prova d’água.

Cortinas

A cortina deve combinar com a decoração do banheiro e precisa ser constantemente limpa. As cortinas de tecido que podem ser lavadas em máquinas são mais adequadas.

Toalhas

Belas toalhas de mão coordenadas fazem o banheiro parecer arrumado. Se o banheiro for pequeno, verifique se as toalhas não podem ser guardadas no quarto.

O problema dos azulejos 

Se os azulejos são velhos e quebrados, suas juntas estão amareladas ou o desenho no estilo anos 70 entristece o banheiro, você não precisa trocá-los logo.

Remova as manchas

Leia também: Pequenos reparos: conheça 5 itens inusitados para consertos

Muitas vezes, limpá-los bem já ajuda. Manchas persistentes são removidas com água e amônia ou álcool. Para manchas de calcário, use vinagre. Azulejos velhos adquirem um brilho novo se forem untados com óleo de linhaça.

Livre-se das rachaduras

Recupere azulejos com pequenas rachaduras utilizando tinta da mesma cor. Misture uma pequena quantidade da tinta com cimento branco e passe uma fina camada sobre o azulejo, de forma que as rachaduras sejam totalmente preenchidas com a massa.

Pinte as juntas

Para dar um aspecto renovado a certas áreas azulejadas, pinte as juntas com tinta especial (disponível no mercado). A cor da tinta deve ser compatível com o resto do ambiente. Não é apropriado usar tinta em azulejos opacos e em massa à prova d’água. Veja aqui como você mesmo pode rejuntar seus azulejos.

Aposte em azulejos vitrificados

Os azulejos vitrificados que podem ser colados são práticos, pois aumentam o aposento. Eles também são a solução se não acharmos uma reposição para os velhos no mercado. 

Reforme os azulejos

Se quiser reformar todos os azulejos do banheiro, você pode cobri-los com laminado de PVC ou pintá-los com tintas especiais. Se a casa ou o apartamento for alugado, converse com o locador primeiro. 

Troque os azulejos

Se não houver salvação para os azulejos, você pode colocar novos azulejos sobre eles. Assim, economiza tempo e dinheiro.

Como lidar com mofo no banheiro

O melhor remédio contra o mofo é manter o local arejado, para que a umidade não se instale. Logo após o banho, retire as gotículas de água formadas pelo vapor com um pequeno rodo. Além disso, os cantos entre chuveiro ou banheira e parede azulejada devem ser limpos de vez em quando com uma solução de vinagre.

Para evitar o mofo, pinte as áreas livres da parede e do teto com tinta antimofo. Você também pode azulejar o banheiro somente até o meio, ou seja, até onde ainda possa haver respingos de água. Não azuleje as paredes até o teto.  Por fim, se houver mofo, elimine a massa das juntas e preencha o espaço com uma nova massa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close