Todo mundo algum dia precisa realizar pequenos reparos em casa. O que nem todo mundo sabe, provavelmente, é que é possível utilizar pequenos itens para facilitar as tarefas. Já que é preciso consertar, a criatividade pode ser uma grande aliada!

Por isso veja a seguir uma lista com 5 itens que você pode utilizar em reparos pela casa:

1. Fita isolante

Ter fita isolante em casa é quase uma regra! Além de ser multiuso para pequenos reparos em geral, é capaz de ser um quebra-galho poderoso. Olha só:

  • Remova fiapos das roupas: Se já estiver pronta para sair à noite e notar que a roupa está cheia de pelos, não hesite, pegue uma fita isolante e passe por cima. Cole a pedaços da fita na sua mão de modo que o lado da cola fique exposto. Em seguida, pressione a fita na roupa, em movimentos contínuos.
  • Faça capa para livros: Use fita isolante na cor escolhida para fazer uma capa durável para o livro que você deseja levar para a praia, por exemplo. Corte o molde da capa num jornal ou plástico, encape o livro e pronto! Mas tenha cuidado na hora de retirar. Utilize a maior parte da cola da fita no material da capa, e deixe apenas uma pequena parte, não maior que 1 cm, grudada no livro. Na hora de tirar, puxe devagar.

Veja também: como fazer o esmalte durar mais tempo nas unhas

2. Papel-alumínio

O papel-alumínio é um item de necessidade na cozinha, mas pode estar presente em muitas outras áreas da casa: Veja como:

  • Esconda falhas em espelhos: se você quebrou um espelho, provavelmente pensou que teria azar. Mas só é azar se você não tiver papel-alumínio em casa: utilize pedaços pequenos para disfarçar a rachadura. Tire o vidro do suporte, em seguida aplique um pequeno pedaço de papel-alumínio na área em que se encontra a rachadura. Cole com fita adesiva e reponha o espelho.
  • Afie a tesoura: por essa você não esperava. Sabe aquela tesoura velha, enferrujada? Então, pode jogá-la no lixo, mas se tiver uma tesoura em melhor estado e que precisa de amolação, use papel-alumínio para afiá-la.

Veja também: descubra 5 dicas práticas para melhorar suas habilidades mentais

3. Plástico-bolha

Você é daquelas pessoas que acham que a maior utilidade do plástico-bolha é estourar as bolhas para desestressar? Bom, não vamos negar, essa é uma das melhores funções dele… Mas existem formas de utilizá-lo em sua casa. Veja só:

  • Proteja as plantas de fora: Mantenha os vasos das plantas de áreas externas aquecidas e protegidas, além de evitar que elas adoeçam. Envolva cada vaso em plástico-bolha e use fita isolante ou barbante para prendê-lo no lugar.
  • Forre sofás de couro danificados: é possível que, com o tempo, o seu sofá de couro tenha se desgastado e criado rachaduras difíceis de consertar. Se você não está pensando em trocá-lo agora, pode utilizar um pedaço de plástico-bolha para amenizar o estrago. Forre um pedaço sobre a área, prenda com fita e cubra com um pano em seguida.

4. Baldes

Sabe aquele balde velho, geralmente encostado em um canto da sua área de serviço? Quando for realizar pequenos consertos em sua casa, um deles pode ser um grande aliado. Veja algumas dicas:

  • Organizar fios de extensão: use a forma do balde para organizar fios compridos. Dependendo da forma e do tamanho dele, você pode colocá-lo até mesmo dentro de casa. Faça dois furos opostos no balde. Depois, passe uma extremidade do fio por eles. Deixe o excesso enrolado dentro do balde. Se preferir, pinte o balde para deixá-lo decorativo!
  • Conserve suas plantas: se você gosta de jardinagem, precisa realocar algumas plantas e não tem mais vasos sobrando, utilize baldes para improvisar. Mas cuidado: não utilize-os por muito tempo, já que eles podem rachar ou amolecer devido à exposição contínua.

5. Meia-calça

Entre as utilidades mais incríveis da meia-calça, nos separamos duas que você provavelmente não conhecia para fazer pequenos reparos em sua casa. Veja só:

  • Limpe janelas: panos ou jornais podem deixar fiapos nas janelas limpas. Em vez de usá-los, pegue uma meia-calça velha, molhe na água, aplique detergente e pronto!
  • Mantenha a escova limpa: Sabe aquelas escovas cheias de fios de cabelo? Evite que isso aconteça enrolando um pedaço de meia-calça na escova nova. Empurre a meia através das cerdas, até a haste, e troque de tempos em tempos.

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!