8 truques para cuidar de sua horta

Plantas comestíveis podem ser facilmente criadas em casa. Confira 8 truques para cultivar couves viçosas e outras delícias na sua horta.

Rayane Santos | 28 de Dezembro de 2021 às 11:00

TG23/iStock -

Comer verduras, legumes e frutas é muito importante para a manutenção da saúde. Sabendo disso, que tal economizar na hora das compras cultivando seus próprios alimentos? Plantas comestíveis podem ser facilmente criadas em sua casa ou apartamento. Confira a seguir 8 truques para cultivar couves viçosas e outras delícias na sua horta.

1. Não semeie cedo demais 

Leia também: Calendário de plantio para a sua horta no apartamento

As instruções nos pacotinhos de sementes costumam orientar o comprador a semear cedo demais. A maior parte das hortaliças só começa a germinar quando a temperatura do solo chega a 10ºC. Invista num termômetro para a terra de maneira a economizar tempo e dinheiro. Caso você more em uma região com temperaturas mais frias, acelere o aquecimento da horta cobrindo a terra com uma manta de polietileno preto por uma ou duas semanas antes de semear.

Cultivos precoces às vezes precisam ser protegidos de ventos frios e geadas com o uso de mantas agrícolas. Cultivos posteriores em temperaturas mais quentes normalmente coincidem com as semeaduras precoces, e a data de colheita pode acabar com menos de uma semana de diferença.

2. Comece sua horta cultivando plantas fáceis

Alface e outras folhas para salada, cebola para conserva, cenoura, beterraba, acelga – todas são hortaliças fáceis de cultivar para o horticultor de primeira viagem. Você terá quase garantia de bons resultados; uma vez animado com o seu sucesso, estará preparado para encarar cultivos mais complicados.

3. Antecipe o cultivo 

Quando a temperatura tiver subido e não houver mais risco de geadas (se você mora em lugares frios), você poderá semear hortaliças resistentes numa sementeira coberta com vidro e plantá-las ao ar livre. Faça a sua sementeira usando uma velha janela, com vidro e tudo, e tijolos suficientes para fazer paredes sobre as quais colocá-la – a altura de dois tijolos deve ser o bastante. Uma janela de vidro duplo será ainda melhor. Você não precisa nem cimentar os tijolos – eles não se moverão muito. Esse abrigo protegerá as novas mudas dos ventos frios, mantendo a temperatura interna muitos graus acima nas noites de geada. 

Sempre abra a janela nos dias de sol ou as plantas de dentro ficarão abafadas. Quando o perigo de geada tiver passado, você poderá usar a sementeira para fazer mudas durante o verão ou para semear verduras que amadurecem rapidamente. Ela pode ser usada para proteger plantas das geadas ou para produzir verduras durante o inverno.

4. Proteja mudas com cúpulas 

Os franceses inventaram cúpulas de vidro para proteger as mudas das geadas. Você pode fazê-las com garrafas PET de 2 litros. Usando uma faca afiada, corte fora o fundo com todo o cuidado. Coloque a garrafa sobre a muda e retire a tampinha para que ela possa respirar. Enterre parte da garrafa na terra para ancorá-la e não permitir acesso a lesmas e caracóis, ou enfie um bambu ao lado da muda e coloque a garrafa por cima da vareta. 

5. Tenha apoios na horta

Para apoiar tomateiros e outras plantas dentro de sacos de cultivo, coloque o saco sobre a terra, e não numa superfície dura. Se, então, você perpassar um bambu rígido pelo fundo do saco e enfiá-lo na terra, os tomateiros ficarão bem fixos. 

Se você não tiver um pedaço de terra livre, coloque o saco de cultivo perto de uma parede ou cerca que pegue Sol, prenda ali uma treliça – na vertical – e amarre nela os tomateiros. Eles ficarão bem mais decorativos se cultivados dessa maneira.

6. Prolongue a temporada de cultivo 

Brócolis, couve-flor, ervilha, espinafre e muitas outras hortaliças podem ser plantadas na metade do verão para serem colhidas no outono, e raízes como beterraba, cenoura e nabo permanecerão frescas no solo durante todo o outono e inverno.

Para manter uma planta produtiva pelo máximo de tempo, continue a regar com regularidade, colha os frutos antes de darem semente, não se esqueça de retirar ervas daninhas no fim do verão, e apare quaisquer folhagens que estejam fazendo sombra perto da horta para que as suas hortaliças peguem Sol suficiente. 

Muitas vezes, a primeira geada da estação é só um aviso e, se você proteger as plantas com cuidado, deverá conseguir mais duas ou três semanas de clima quente para o seu cultivo. Cubra as plantas mais sensíveis com cortinas leves de filó, um pedaço de manta de fibra de coco, lençóis, jornais ou baldes e tinas, se a temperatura descer abaixo de zero. Retire essas coberturas assim que a temperatura subir.

7. Conserve o tomate 

Leia também: 5 maneiras de você aproveitar o tomate ao máximo 

Armazene o tomate em baixas temperaturas se quiser prolongar sua vida útil. Tomates com a coloração “pintada” (passando de verde para vermelho) podem permanecer fora da geladeira até que passem para uma coloração mais vermelha. Nesse caso, o ideal é acondicioná-los em sacos de papel, podendo ser mantidos à temperatura ambiente. Frutos expostos a temperaturas mais altas amadurecem mais rápido e, em consequência, têm a vida útil diminuída. Manuseie-os com cuidado, evitando causar-lhes “machucados”. Os danos físicos aceleram o processo de degradação do produto e alteram seu sabor e sua textura.

8. Misture sementes na horta

Alguns agricultores que cultivam cenoura sugerem o método a seguir. Misture sementes de cenoura com sementes de rabanete. Em seguida, espace as sementes de maneira uniforme na fileira, bem no início da temporada de cultivo, e continue a plantar com intervalos de poucas semanas até a metade do verão. Como os rabanetes brotam das sementes com muita rapidez, a muda despontará na fileira em uma semana. 

Depois que os rabanetes são colhidos, o solo começa a rachar, permitindo que as cenouras, plantadas ao lado, se desenvolvam; dessa maneira fica mais fácil puxá-las da terra quando chegar a hora da colheita. Mas fique atento também com as pragas que costumam atacar as cenouras, como lagartas e pulgões, e esteja pronto para combatê-las imediatamente. Confira mais de 15 dicas para evitar pragas na horta sem usar agrotóxico.