Umidificador de ar: para que serve? Conheça as vantagens do produto

Entenda o que é e para que serve o umidificador de ar, que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com problemas respiratórios.

Thaynara Firmiano | 21 de Março de 2022 às 12:00

yocamon/iStock -

Pessoas que sofrem com rinite, asma, bronquite e várias outras doenças respiratórias podem se beneficiar com o uso do umidificador de ar. Continue lendo e entenda o que é esse aparelho, para que ele serve, como usá-lo, quais são as suas vantagens e muito mais!

Para que serve o umidificador de ar?

Leia também: Saiba como aliviar sintomas de bronquite e alergias

O umidificador de ar é um aparelho que tem como função aumentar ou manter os níveis de umidade do ar dentro dos padrões. Seu efeito é quase imediato, e por isso é muito recomendado para diversos ambientes. Sua eficácia é possível mesmo em ambientes fechados e com ar condicionado. 

Graças a ação do umidificador de ar, os efeitos das partículas soltas no ar são amenizados, assim, a respiração se torna mais limpa e fluida. Por isso, esse aparelho é indicado para pessoas que sofrem com algum problema respiratório, como asma, bronquite ou rinite.

Umidificador, purificador e desumidificador: qual a diferença?

(Imagem: Vladdeep/iStock)

Apesar de todos terem como função principal melhorar a qualidade do ar do ambiente em que estão, existem diferenças entre esses três aparelhos. O primeiro deles, o umidificador de ar, transforma a água do reservatório em névoa, umidificando o ar, sendo assim, ideal para locais secos.

Já o purificador de ar tem como objetivo filtrar e remover partículas presentes no ar. Se o que você busca é eliminar impurezas como poeiras, pólen e bactérias, então esse é o aparelho ideal para você.

Por outro lado, se a região em que você vive for muito úmida, opte por um desumidificador de ar. A função desse é regular a umidade do ar, impedindo a proliferação de fungos, mofos, bactérias e outros.

Tipos de umidificador

Após entender para que serve umidificador de ar, você pode ter dúvidas quanto a qual tipo você deve comprar. Existem 4 tipos de umidificador de ar, eles são:

Para quais cômodos o umidificador de ar é indicado?

O umidificador de ar pode ser usado em qualquer cômodo, não havendo restrição. Normalmente, as pessoas escolhem usá-lo no quarto, na hora de dormir. Você pode também usá-lo durante o dia no lugar da casa em que você passa mais tempo, como na sala de estar ou no escritório.

Como usar um umidificador de ar?

O umidificador de ar deve ser usado em lugares secos, abafados ou que tenham o uso constante de ar condicionado. Também é muito indicado para pessoas que possuem alergias e outras doenças respiratórias. 

É recomendável ligar o aparelho cerca de 3 horas antes de dormir, para que o quarto tenha um ambiente úmido agradável. Caso opte por ficar com o aparelho ligado durante a noite, o ideal é colocá-lo em sua capacidade mínima. Além disso, deixe uma porta aberta, para que a umidade do ar possa circular e não corra riscos de criar mofos no ambiente

Além disso, outra recomendação é não deixa o umidificador de ar muito próximo a seu rosto, pois isso diminui a eficiência dele. Assim, deixe o aparelho um pouco afastado de onde você está deitado ou sentado, assim a névoa poderá circular por todo o cômodo.

Como limpar o umidificador de ar?

A limpeza do aparelho é extremamente importante, pois ele pode acumular fungos e bactérias, que prejudicam o ambiente e os residentes. Por isso, é sempre bom limpar o umidificador de ar após seu uso com água e sabão ou detergente.

(Imagem: microgen/iStock)

Comece limpando a parte externa com uma pano úmido que não solte fiapos. Depois, limpe o reservatório de água utilizando um pouco de água e sabão ou detergente, de preferência, neutro. Se seu aparelho tiver um filtro removível, tire-o e limpe-o da mesma forma que o reservatório.

Atenção: Evite usar produtos de limpeza pesados, pois eles podem prejudicar o funcionamento do umidificador. Além disso, lembre-se sempre de retirá-lo da tomada antes de iniciar a limpeza.

Quais são as vantagens do umidificador de ar?

Quais são os benefícios para a saúde e bem-estar?

Além de ajudar quem tem problemas respiratórios a ter uma melhor qualidade de vida, o umidificador de ar tem muitos outros benefícios. Diminui as chances de resfriado e para pessoas que sofrem com sangramentos nasais também são beneficiadas pela umidade. 

A umidade no nível ideal melhora a respiração e, por exemplo, diminui a intensidade dos roncos, auxilia no tratamento da apneia do sono, diminuindo sintomas como congestão nasal e garganta seca. Também ajuda na hidratação da pele, evitando o ressecamento durante o sono.

A qualidade do sono dos bebês e crianças também é positivamente afetada pelo umidificador de ar. Além disso, faz com que eles se sintam melhores durante o dia após uma boa noite de sono.