Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 3 de maio de 2021

Conheça as principais manifestações de pele relacionadas à Covid-19

Sociedade Brasileira de Dermatologia analisa relatos de reações na pele relacionadas ao coronavírus

Imagem: iStock

Conforme alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), apesar de menos comuns que os sintomas clássicos (febre, tosse seca, falta de ar e cansaço), manifestações de pele também são sintomas dermatológicos verificados em pacientes acometidos pela Covid-19 — vírus que circula há mais de um ano em nosso país e já levou a morte a mais de 400 mil pessoas.

Alguns desses sintomas dermatológicos podem demorar um longo período para desaparecer, persistindo mesmo após o término da infecção pelo coronavírus. Já outros tendem a sumir ao término do quadro infeccioso. Segundo aponta a assessora de Departamento de Dermatologia e Medicina Interna da SBD, Camila Arai Seque, a gravidade das repercussões cutâneas é proporcional ao quadro geral do paciente.

Assim, casos leves ou assintomáticos costumam gerar sintomas brandos na pele, já os episódios de infecção grave – como aqueles que requerem internação em UTI – apresentam os sinais mais preocupantes.

Principais sintomas dermatológicos relacionados à Covid-19

sintomas dermatologicos covid-19
Imagem: RyanKing999/iStock

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) os principais sintomas dermatológicos observados são:

  • Manchas avermelhadas e arroxeadas;
  • Urticárias;
  • Erupção vesicular;
  • Alterações vasculares;
  • Erupção maculopapular;

Segundo esclarece Camila Arai Seque, atualmente há muitas pesquisas sendo desenvolvidas por todo o mundo que buscam fornecer respostas mais assertivas às muitas dúvidas que ainda permeiam a associação entre Covid-19 e as repercussões dermatológicas.

Um dos pontos que suscita dúvidas é com relação à frequência dessas manifestações dermatológicas. De acordo com a especialista, ainda não há um consenso se os quadros são recorrentes ou raros, o que pode ser percebido em diferentes trabalhos publicados. Na tentativa de esclarecer dúvidas, a SBD, por meio de seu Departamento Científico, prepara documento para os associados com uma atualização sobre o tema.

Pesquisa 

Desde maio de 2020, a especialista da SBD coordena um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizado em quatro hospitais com ampla amostragem de pacientes, em busca de evidências científicas para a questão.

“Já sabemos que existem alguns sintomas dermatológicos relacionados à Covid-19. Os mais prevalentes são erupção maculopapular, urticária, erupção vesicular e alterações vasculares. Atualmente, o objetivo dos pesquisadores é elucidar se essas manifestações estão diretamente relacionadas à atuação do vírus na pele ou se elas são apenas um reflexo de repercussões sistêmicas”, afirma.

Em outras doenças virais os sintomas dermatológicos são justamente de caráter secundário. Ou seja, derivadas de respostas exacerbadas do sistema imune (reações inflamatórias, vasculares, de coagulação, entre outras), como ocorre com a dengue, zika e chikungunya,  

Sintomas dermatológicos não costumam ser persistentes

sintomas dermatologicos covid-19
Imagem: :tylim/iStock

Em geral, esses sintomas dermatológicos tendem a desaparecer com a melhora do paciente. No entanto, há relatos, menos comuns, de manifestações que perduram por longo período. É o caso do pseudo eritema pérnio, também conhecido como “dedos de Covid”.

Leia também: síndrome pós- Covid — saiba o que é e como tratar

“Nesses casos surgem manchas arroxeadas nas extremidades das mãos e pés. Ainda não há respostas definitivas sobre o porquê dessas lesões perdurarem. As hipóteses atuais indicam justamente para uma reação imunológica ao vírus, mas ainda há dúvidas e os debates estão sendo travados no campo científico. De toda forma, se compararmos com os relatos da Europa, no Brasil foram descritos poucos casos desse tipo”, disse a assessora.

Na avaliação da especialista, é fundamental ressaltar que os sintomas dermatológicos parecem ser raros em comparação a outros sintomas da Covid-19. Na literatura médica, a frequência é discutível, com variações que vão de 45% a 0,2%.

Além disso, quando verificadas, elas costumam ser pouco específicas em sua apresentação. Assim, dificulta que a população possa reconhecer e utilizar esses sinais de pele como marcador de suspeita para Covid-19. Desse modo, Camila Arai Seque aponta que ao notar o surgimento de manchas ou outras mudanças na pele, sobretudo se houver tido contato próximo com alguém infectado, é importante realizar o teste da Covid-19.

“Somente no futuro, conforme avançarem as pesquisas, é que esses sinais poderão auxiliar os médicos, como critérios diagnósticos para a Covid-19”.

Tratamento 

O tratamento para aqueles que apresentam sintomas dermatológicos associados à Covid-19 está sempre condicionado ao grau e tipo de repercussão observada, informa a assessora da SBD. Para obter uma indicação terapêutica adequada, ao perceber alguma alteração mais significativa, a recomendação é procurar um dermatologista.

“As pesquisas ainda estão em andamento e, no momento, há poucas certezas. O conselho para os pacientes é sempre procurar um especialista para cuidar dos problemas na pele, já para os médicos a recomendação é buscar atualização e valorizar com atenção esses achados, em função nosso contexto pandêmico”, finaliza a médica.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados