Faça uma busca
|
Publicado em: 10 de abril de 2021

10 livros infantis para falar sobre perda e luto com crianças

O luto e a dor da perda são emoções muitas vezes difíceis de acolher. Ajude as crianças que você ama lendo sobre o assunto com elas.

Imagem: Maël BALLAND/Pexels
Publicidade


Com a pandemia da Covid-19, a morte tem sido uma constante em diversos lares, não só no Brasil, mas ao redor de todo o mundo. No entanto, muitas famílias se perguntam como discutir morte e luto com crianças de uma forma que elas compreendam.

Para ajudar a lidar com essa questão tão delicada, acreditamos que a literatura seja uma grande fonte de ajuda nesses momentos e que a leitura deve ser incentivada desde a infância. Além disso, ler com crianças é uma forma excelente de formar laços e criar memórias com elas. Assistir a filmes juntos sobre o assunto também é uma boa pedida.

Assim, separamos aqui 10 livros para que você possa ler com as crianças da sua vida e ajudá-las a acolher e elaborar a dor da perda e do luto. Confira:

  • Imagem: Canva

    O livro da autora Renata Penzani é cheio de questionamentos e interrogações do personagem principal. Algumas delas são justamente sobre a morte, a perda e para onde vamos após o fim da vida.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Após a morte do pai, o menino Harvey precisa aprender a lidar com seus sentimentos, dúvidas e questões sobre a morte e a vida.

    Escrito por Hervé Bouchard, ilustrado por Janice Nadeau e traduzido por Luciano Vieira Machado.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Após um acontecimento inesperado em sua vida, uma menina decide guardar seu coração em uma garrafa para não sofrer nunca mais. Um livro lúdico sobre a importância de acolher os sentimentos de dor pela perda de alguém querido.

    Escrito por Oliver Jeffers e traduzido por Tatiana Maciel.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Escrito a partir da experiência da própria autora Dulce Rangel com o luto, Onde está você fala sobre perdas, saudades e a importância de acolher os próprios sentimentos após perder alguém querido.

    Ilustrado por Maria Diva Tardivo.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Pode chorar, coração, mas fique inteiro fala sobre a morte de forma lúdica, inteligente e gentil, de maneira a incentivar uma reflexão nas crianças acerca do fim da vida.

    Escrito por Glenn Ringtved, traduzido por Caetano Galindo e ilustrado por Charlotte Pardi.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Do dia para a noite, a família de Íris descobre que ela está gravemente doente e precisará fazer um tratamento para tentar sobreviver. Pelos olhos de sua irmã mais nova, a progressão da doença e os sentimentos conflitantes sobre perda são tratados com delicadeza e ingenuidade.

    Escrito por Gudrun Mebs, traduzido por Daniel R. Bonomo e ilustrado Beatriz Martín Vidal

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Escrito e ilustrado por Ziraldo, Menina Nina discute questões como perda, luto e saudades de forma poética e com lindas ilustrações.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Escrito por Katherine Paterson e traduzido por Ana Maria Machado, Ponte para Terabítia narra a amizade entre Jesse e Leslie, até que uma terrível fatalidade os separada.

    Disponível para compra aqui. 


  • Imagem: Canva

    Escrito por Lygia Bojunga, este livro narra a história de um menino que perde seu melhor amigo, um pintor. Aos poucos, ele descobre nas obras de artes deixadas por ele a possibilidade de também expressar seus sentimentos.

    Disponível para compra aqui.


  • Imagem: Canva

    Escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Fernando Vilela, este livro lindamente ilustrado conta a história de Mitio Kazuo, que tenta salvar o pai muito doente dobrando mil tsurus, pois, de acordo com a lenda japonesa, quem o fizesse teria o desejo que quisesse realizado.

    Delicado, ele trata sobre a aceitação do fim da vida e da possibilidade de recomeços.

    Disponível para compra aqui.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close