Faça uma busca
|
Publicado em: 9 de outubro de 2021

Conheça os diversos significados do beijo

O beijo é conhecido como um gesto de afeto, mas também possui outros sentidos

Imagem: jacoblund/iStock

Mantenha a distância e nem pense em beijar! A pandemia de coronavírus nos lembrou dos riscos, mas não tem como negar que um bom beijo faz falta. E não pense apenas em beijos românticos. Esse é um gesto de afeto que pode ser compartilhado entre amigos, familiares e, até mesmo, animais.

Leia também: 13 fatos sobre o beijo que você precisa saber

Além de ser parte essencial de nossa sociedade, o beijo pode fazer à saúde. Continue lendo e saiba por que os beijos são tão importantes e descubra alguns de seus significados.

Por que beijar crianças

mãe beijando bebê
Beije seu filho! (Imagem: Chalabala/iStock)

Os bebês são pequenos demais para entender o que dizemos, mas entendem a linguagem do toque. O beijo terno da mãe nos pezinhos do filho envia uma silenciosa declaração de amor que dá ao bebê a sensação de segurança. 

Leia também: Toque terapêutico: o poder nas suas mãos

Tocar e beijar estão entre os fatores mais importantes do desenvolvimento na primeira infância. Os pesquisadores dizem que as crianças regularmente abraçadas e beijadas se desenvolvem melhor dos que as abraçadas com menos frequência.

O beijo de Judas

Quadro O Beijo de Judas
Este quadro foi produzido pelo pintor renascentista Giotto di Bondone. (Imagem: Mondadori Portfolio/Hulton Fine Art Collection/Getty Images)

Um dos beijos mais famosos da história humana não tem nada a ver com amor. Até hoje, ainda é visto como símbolo de traição: o beijo de Judas. De acordo com a Bíblia, Judas Iscariotes concordou em identificar Jesus com um beijo no Jardim do Getsêmani, um ato de traição que o entregou aos ocupantes romanos.

Peixes também beijam

peixes se beijando
O beijo entre esses peixes é uma cena adorável. (Imagem: Picture-Alliance/DPA)

O beijo do gurami não é exatamente romântico. É assim que o peixe ornamental do Sudeste Asiá- tico defende seu território. Os dois rivais ficam um diante do outro, pressionam os lábios e tentam empurrar o adversário para fora. Mas, nessa maratona de beijos, nenhum dos brigões se machuca gravemente.

Um beijo histórico

beijo histórico no pós guerra
Mesmo sem conhecer a história da foto, você já a deve ter visto. (Imagem: Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images)

Este casal chegou à fama internacional com um beijo na Times Square, em Nova York – embora nem se conhecessem! Em 1945, o jovem marinheiro foi até uma enfermeira e a beijou com paixão depois da notícia da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial – bem diante da lente de Alfred Eisenstaedt. O instantâneo provavelmente se tornou sua foto mais famosa.

Beijos na tela de cinema

cena do filme E.T.
A atriz Drew Barrymore foi a protagonista dessa cena fofíssima. (Imagem: Gabriel Bouys/AFP via Getty Images)

Um beijo inocente levou milhões de espectadores às lágrimas na década de 1980. No filme E.T. – o extraterrestre, três irmãos fazem amizade com um alienígena e o ajudam a voltar para casa. Quando se despedem, a pequena Gertie passa com seu beijo uma mensagem que hoje é mais relevante do que nunca: a amizade não conhece fronteiras!

Beijo abençoador

papa beijando o chão
O papa João Paulo II também beijou o chão do Brasil ao chegar aqui. (Imagem: Jean-Claude Delmas/AFP via Getty Images)

O papa João Paulo II dava um beijo simbólico de bênção em cada país que entrava. A foto acima o mostra no aeroporto de Auckland em 1986. Foi sua primeira e única visita à Nova Zelândia. O papa, que morreu em abril de 2005, abençoou desta maneira um total de 129 países.

O respeitoso beijo na mão

cena do filme Romeu e Julieta
É muito comum ver cenas como essas em filme de época. (Imagem: Picture Alliance)

Ao beijar a mão de uma dama, o cavalheiro demonstra seu profundo respeito por ela. Mas é importante saber como se faz! Na verdade, os lábios não tocam as costas da mão. O beijo e a reverência que o acompanha são meramente sugeridos.

Leia também: Descubra os benefícios do aconchego para a saúde

Nem sempre Leonardo DiCaprio seguia a etiqueta, e isso foi um problema para Claire Danes, principalmente quando a câmera do set de Romeu e Julieta não estava ligada. Dizem que ela ficou irritadíssima com as numerosas peças que seu parceiro de filme lhe pregou.

Beijo no Muro de Berlim

Beijo pintado no Muro de Berlim
O beijo fraternal socialista é uma forma especial de saudação. (Imagem: Mara Brandl/Picture Alliance/imagebroker)

A meta por trás deste beijo de amor fraterno de 1979 entre Leonid Brejnev e Erich Honecker, chefes de governo da União Soviética e da Alemanha Oriental, era refletir a solidariedade entre os dois países socialistas. Dmitri Vrubel pintou o beijo nos restos do Muro de Berlim – a East Side Gallery – 21 anos depois, transformando-o num símbolo da queda do Muro.

Beijar faz bem à saúde

campeão beijando troféu
Muitos campeões beijam seus troféus ou medalhas após uma vitória. (Imagem: Picture Alliance/Ap Photo/Kirsty Wigglesworth)

Beijar é saudável; libera hormônios da felicidade e reforça o sistema imunológico. Mas isso não explica por que os atletas de elite gostam de beijar seus troféus. O tenista profissional Andy Murray provavelmente ficou contentíssimo quando venceu em Wimbledon. Em 2013, ele foi o primeiro britânico a ganhar o torneio de tênis em mais de 70 anos.

Beijo é arte

Pintura "O Beijo" de Gustav Klimt
Essa pintura famosa já foi reproduzida inúmeras vezes. (Imagem: graphicaartis/Getty Images)

Um prado florido e dois amantes elaboradamente entrelaçados; o quadro O beijo, de Gustav Klimt, foi imediatamente comprado pelo governo austríaco quando lançado numa exposição pública. Adornado com folha de ouro, esta obra-prima é considerada por muitos um dos quadros mais famosos na república alpina.

por Cornelia Kumfert

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close