7 dicas para fazer o piquenique perfeito

Confira aqui 7 formas pouco divulgadas de você comer bem e de maneira mais segura quando fizer um piquenique. Nada vai estragar seu passeio!

Rayane Santos | 22 de Dezembro de 2021 às 14:00

JaySi/iStock -

Um piquenique é uma atividade excelente para ser feita em diversas ocasiões. Pode ser para passar uma tarde romântica com aquela pessoa que você ama, passar um tempo com a família ou, então, se divertir com os amigos. No entanto, esse maravilhoso passeio pode ir por água abaixo se não for bem planejado. Confira a seguir 7 formas pouco divulgadas de você comer bem e de maneira mais segura quando fizer um piquenique.

1. Faça uma lista

Leia também: O que levar para um piquenique? Confira estas 17 ideias

Muitos piqueniques não são perfeitos porque algum item essencial foi esquecido. Faça uma lista de todos os alimentos que for levar e de todo o equipamento necessário para servi-los. 

Se você faz piqueniques com frequência, junte uma cesta ou caixa especial que contenha todo o básico – pratos, tigelas, talheres, copos, guardanapos de papel, um abridor de garrafa e um saca-rolhas, além de repelente, anti-séptico e band-aids. Deixe a caixa sempre pronta. Também inclua sacos plásticos para guardar o lixo que você irá jogar fora quando voltar para casa.

2. Congele as bebidas 

Na véspera do piquenique, coloque algumas caixas de suco de frutas ou outras bebidas no freezer. Você pode fazer limonada, misturando o suco de 3 limões grandes e 3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (ou a gosto) a 1 litro de água. Despeje essa mistura em garrafas plásticas limpas e congele. 

Você também pode inovar e preparar uma limonada suíça. Veja aqui essa e outras 3 receitas para levar no piquenique. Coloque os recipientes congelados com a comida do piquenique num cooler. Os drinques supergelados ajudarão a manter a comida fresca e deverão estar descongelados quando você quiser bebê-los.

3. Não leve comidas que estragam fácil

Nenhuma comida de piquenique tem pior fama do que a maionese, pois ela pode abrigar bactérias que levam à intoxicação alimentar. Por isso, você pode preparar sanduíches que usam azeite e vinagre no lugar da maionese. Eis uma receita simples: cozinhe batatas, escorra e corte-as em cubos. Enquanto cozinham, misture 3 partes de azeite com 1 parte de vinagre de vinho branco, cebolinha verde picadinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Confira algumas opções de sanduíches naturais, que você pode preparar substituindo a maionese.

É sempre uma boa ideia, quando estiver escolhendo comida para um piquenique, evitar alimentos cujos ingredientes estraguem com facilidade. De maneira geral, isso significa nada de ovos crus ou levemente cozidos (ou maionese caseira, que os contenha), leite, creme ou mariscos. 

Deixe toda a comida que você preparar na geladeira até o último minuto e só então a coloque numa bolsa térmica. Cubra a comida, sempre que possível, para protegê-la de insetos, pássaros e animais domésticos, que podem espalhar germes.

4. Coma com as mãos 

Você pode preparar ótimas refeições com pratos que exigem apenas dois dedos para serem consumidos. Comece com beliscos saudáveis, como palitos de aipo e cenoura, azeitonas, cubos de queijo e tomates-cereja, servidos com uma seleção de molhos simples.

A seguir, sirva frios, miniquiches, cogumelos ou tomates recheados ou ainda focaccia coberta com ervas aromáticas frescas ou azeitonas. Aprenda aqui a fazer 15 aperitivos superfáceis de fazer.

5. Leve sobremesas simples 

Leia também: ​​Biscoitos amanteigados deliciosos e fáceis de fazer

Não há nada melhor do que frutas frescas num dia quente de verão. Uma fatia de melancia, um pêssego maduro ou uma tigela de morangos são ideais para uma refeição ao ar livre, e todos exigem pouca ou nenhuma preparação. 

Se você tiver tempo, também pode preparar uma fornada de bolinhos, brownies ou biscoitinhos – eles também dispensam talheres. Evite servir sobremesas mais sofisticadas ou que possam estragar, como mousse ou bolo com cobertura e creme.

6. Esprema 

Frascos de plástico que permitem que se esprema o seu conteúdo são perfeitos para conter ketchup, mostarda, molhos, azeite, condimentos ou líquidos e serem levados a um piquenique. São leves, fáceis de usar e higiênicos.

7. Use álcool gel nas mãos 

Água e sabonete costumam ser raridade em piqueniques, então use a segunda melhor coisa: álcool gel a 70%, que funciona como bactericida. É a solução ideal para limpar as mãos, em especial se você servir alimentos que serão consumidos sem talheres. Certifique-se de levá-lo em quantidade suficiente para todos usarem.