4 doces que não podem faltar no Dia de São Cosme e Damião

Dia de São Cosme e Damião é sinônimo de entrega de doces! Saiba agora quais são os queridinhos que não podem faltar nos saquinhos de guloseimas.

Cadu Guarieiro | 21 de Setembro de 2023 às 11:48

Criança feliz é criança com doce na mão! - Imagem: Sasiistock/iStock

Celebrado em diversas partes do Brasil, o Dia de São Cosme e Damião não é apenas uma celebração religiosa, mas também um evento cultural. A data dedicada aos santos gêmeos, reverenciados como protetores das crianças e padroeiros dos médicos, é especialmente conhecida pela distribuição de doces, principalmente por aqueles fiéis às religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. Nos saquinhos de guloseimas, alguns doces têm presença garantida e não podem faltar para alegrar os pequenos!

Leia também: Patuá: aprenda a fazer um amuleto de proteção contra o azar.

4 doces que não podem faltar no Dia de São Cosme e Damião

O Dia de São Cosme e Damião é marcado pela tradicional entrega de doces. Entre tantas guloseimas deliciosas algumas são consideradas as queridinhas!

1. O doce de abóbora e o de batata-doce são considerados clássicos

Deliciosos e coloridos, esses doces são figuras obrigatórias nos saquinhos. (Imagem: Osvaldo Hernandez/iStock)

De textura macia e carregados de sabor, esses doces são personagens centrais dos saquinhos distribuídos no Dia de São Cosme e Damião. Além do formato icônico que remete ao coração, essas guloseimas agradam bastante os pequenos.

2. A paçoca é a queridinha de adultos e crianças

Feita a partir do amendoim, a paçoca é uma guloseima e tanto. (Imagem: Odu Mazza/iStock)

Seja no formato quadrado ou rolha, a paçoca é inegavelmente um dos doces mais saborosos e tradicionais da culinária brasileira. Ainda que esta guloseima possa ser feita de diferente maneiras, todas elas entregam sabor e valem a pena serem feitas, aprenda agora 5 receitas de paçoca de amendoim deliciosas!

 

3. Recheada de sabor, a cocada não pode faltar!

Tradicionalmente brasileira, a cocada é uma das principais personagens do saquinho de São Cosme e Damião. (Imagem: Milton Rodney Buzon/iStock)

Seja amarela, branca ou marrom, a cocada é obrigatória nos saquinhos de Cosme e Damião. Além do simples preparo, esse doce é cheio de sabor, e cá entre nós, poucas sensaçãoes são tão deliciosas quanto sentir a cocada derreter na boca. Confira agora como preparar uma cocada caseira que irá conquistar a todos!

4. A maria-mole é divertida e faz a alegria da criançada!

O principal diferencial da maria-mole é sua textura macia. (Imagem: Gilnature/iStock)

Também feita a partir da combinação de coco e açúcar, a maria-mole é um doce tradicional brasileiro que faz a alegria da criançada. E, ainda que seja fácil de se encontrar em bares e depósitos de doce, é possível preparar esta delícia em casa, veja agora como fazer!


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

doce doces de são cosme e damião são cosme e damião doces que não podem faltar no Dia de São Cosme e Damião

Leia também

8 receitas de empadas para fazer com o que você tem em casa

21 receitas de doces para comemorar o Dia Mundial do Chocolate

Bolo de fubá e outras delícias para a hora do café

Macarons de chocolate e outras versões para fazer renda extra

3 receitas de biscoitos deliciosos para o seu lanche da tarde

É possível fazer dieta com filhos pequenos em casa?