Com o mercado de trabalho cada dia mais acirrado, o sonho da profissionalização tornou-se uma necessidade. Com a internet, no entanto, é possível correr atrás de informações por conta própria. Basta apenas ter um pouco de tempo e vontade para se dedicar aos diversos cursos online gratuitos oferecidos por dezenas de instituições.

Todos os cursos listados emitem um certificado quando concluídos. Esse certificado pode ser incluso no currículo como prova de que você detém aquele conhecimento. Diversas instituições conceituadas oferecem cursos online gratuitos, tais como Fundação Bradesco, Senai e até mesmo a Universidade de Harvard!

Veja também: conheça 6 técnicas poderosas de memorização para começar a estudar

Basta realizar um cadastro e começar a estudar

Para muita gente, estudar pela internet por conta própria pode ser difícil no começo. A rotina difícil pode comprometer os estudos se não houver planejamento. Por esse motivo, é essencial que haja foco e determinação! Também é possível adotar algumas técnicas para aumentar a produtividade enquanto estuda.

Em primeiro lugar, acesse o site que oferece o curso que você deseja. Em seguida, faça um cadastro simples. A maioria dos sites pede apenas por dados básicos, como nome, e-mail etc. Depois que o cadastro estiver pronto, basta acessar a sua conta, navegar entre a lista de cursos, se matricular e começar a estudar!

Conheça 10 cursos online gratuitos e comece a melhorar sua carreira hoje:

 

reprodução/Sebrae

1. Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) tem uma missão importantíssima: ajudar no desenvolvimento de empreendedores. Para ajudá-los nessa jornada, o Sebrae lançou há algum tempo uma página que oferece uma variedade de cursos EAD (Ensino a distância). Basta entrar, escolher o seu e assistir as aulas, tudo online e gratuito.

Cursos EAD Sebrae


reprodução/Fundação Bradesco

2. Fundação Bradesco

A Escola Virtual é um portal de e-learning criado com a intenção de facilitar e disseminar o conhecimento de uma forma dinâmica. Os cursos oferecidos pela Escola Virtual abrangem áreas como Administração, Contabilidade, Pedagogia e muitos outros. Mas atenção: existe um prazo para completar o curso, então fique atenta e planeje-se para garantir o certificado.

Fundação Bradesco – Escola Virtual


reprodução/FGV

3. Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também oferece algumas opções de curso online. Você pode escolher entre diversas áreas entre Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e muitas outras. Basta inscrever-se no site e começar as aulas.

Fundação Getúlio Vargas Online


reprodução/Senado Federal

4. Senado Federal

O Senado também mantém um portal de cursos online gratuitos. A diferença é que os cursos oferecidos são divididos em dois grupos: com e sem tutoria. Os cursos com tutoria são dedicados a servidores do Legislativo, órgãos conveniados e cidadãos e têm duração menor, de 30 dias. Já os cursos sem tutoria são voltados apenas ao cidadão e têm duração maior, de 60 dias.

Acesse os cursos do Senado Federal