5 maneiras de economizar nas compras online

Quer comprar pela internet com segurança e ainda conseguir os melhores preços? Confira dicas de especialistas para economizar nas compras online!

Amanda Santos | 25 de Novembro de 2019 às 20:00

grinvalds/iStock -

Fazer compras online é uma verdadeira mão na roda, especialmente na vida dos mais ocupados. Você economiza tempo de deslocamento, consegue visitar várias lojas de uma vez só e ainda compra tudo o que precisa sem enfrentar filas. Mas você sabe como economizar ao máximo nas compras pela internet? Se a resposta é não, confira essas dicas de especialistas para fazer compras online gastando pouco e com segurança.

1. Dê lances em fins de semana ou feriados

Quando você dá um lance em produtos no eBay e outros sites de leilão, eles mostram quando os lances terminam. Então procure itens cujos lances vão fechar em horas em que a maioria das pessoas vai estar longe de seus computadores.

Se os lances terminaram às 21 horas na sexta-feira da Paixão ou 8 horas da manhã de Natal, poucas pessoas darão lances nessas horas. Você pode entrar discretamente nos últimos segundos antes de fechar e conseguir o produto.

2. Seja criativo na busca

Se estiver procurando um determinado produto em um site de leilão online — um terno Armani, por exemplo — digite alguns erros de grafia do nome da marca também. Talvez, algum vendedor que seja muito bom em soletrar esteja oferecendo o seu desejado Armani como um “Aramani” ou “Armane”. Como a maioria das pessoas que buscam a mesma coisa só vão procurar numa listagem com o nome correto da marca, você pode competir com menos compradores ao tornar sua pesquisa mais abrangente.

3. Procure boa reputação nas compras online

Enquanto você considera se irá comprar um item no eBay, cheque a reputação do vendedor. Há criminosos na web que se escondem atrás de um pseudônimo podem pegar seu dinheiro e nunca mandar o produto. No entanto, as pessoas que compram do site podem qualificar os vendedores baseados em certos critérios como, por exemplo, se o item foi descrito com precisão e se chegou no tempo previsto e sem danos.

Por isso, fique longe de vendedores com menos de 98% de reputação positiva. O risco de fazer uma transação infeliz aumenta na mesma proporção em que a reputação deles diminui.

4. Deixe a rede comprar por você

Use os sites de comparação de preços para ajudá-lo a encontrar os melhores preços online sem ter de visitar cada site de comércio varejista. Você pode experimentar sites como o Bondfaro, Economiza, Buscapé e o Já Cotei.

Além disso, toda vez que precisar comprar algo, sempre pesquise todas as marcas do produto desejado, do mais barato ao mais caro, até encontrar a melhor oferta.

Sempre pesquise a reputação dos vendedores antes de comprar. (Foto: AndreyPopov/iStock)

5. Investigue os vendedores

Sempre verifique a reputação de qualquer empresa quando fizer compras online. Existem muitas marcas de boa reputação, mas também muitas “furadas”. Por isso, pesquise o nome da empresa em sites de buscas como o Google antes de comprar. Você provavelmente encontrará um fórum onde outros consumidores colocam no ar suas opiniões sobre os serviços recebidos.

Outra maneira de checar é acessando o próprio site da companhia e certificando-se de que há um telefone e um endereço — sinais de estabilidade em uma empresa. Depois, verifique se o endereço e o telefone estão corretos acessando os sites de lista telefônica como o TeleListas.

Tenha ainda muito cuidado ao fazer transações com sites que possuem escritórios fora do país, uma vez que são bem mais difíceis de serem checados e você terá menos alternativas para ser ressarcido caso a sua transação não dê certo.

Conheça outras alternativas além das compras online

Outra forma interessante de economizar dinheiro é pesquisar sites de troca antes de partir para as compras online. Sites como o Permuta Livre e o Escambo Livre se dedicam a intermediar trocas entre usuários.

Além disso, se o seu intuito é realmente poupar dinheiro, tente conseguir emprestado antes de comprar. Por exemplo, se você precisar apenas cortar alguns galhos, não compre uma serra elétrica só para isso. Peça a serra elétrica emprestada para um amigo ou vizinho.

Se não conseguir coisas emprestadas ou por trocas, compre uma versão levemente danificada. Uma máquina de lavar com um arranhão funciona perfeitamente. Assim, pergunte sempre aos lojistas se há desconto para os móveis do mostruário, que muitas vezes estão riscados e não podem ser vendidos a preços normais. Outra dica é procurar os leilões virtuais.

Por fim, se não conseguir o item de graça ou mais barato, só então deve pagar o preço total. Mas com todas essas dicas, você deverá encontrar o que procura muito antes de chegar a esse ponto.