No final de cada ano os Procons (órgãos de proteção aos consumidores) costumam organizar eventos para negociar dívidas entre clientes e empresas de serviços. Essas negociações tem como objetivo ajudar as famílias endividas a organizar as finanças. Geralmente, as negociações são realizadas em  novembro e dezembro, consulte o Procon de sua cidade sobre a agenda.

No Rio de Janeiro

Entre os dias 27 e 29 de novembro, cerca de 30 empresas vão analisar a situação de clientes que possuem dívidas no Mutirão da Conciliação, organizado pelo Procon carioca. Quem possui contas vencidas ou dívidas pode tentar negociar no atendimento presencial que será realizado no Bangu Shopping, obtendo até 95% de desconto para pagamento à vista ou outros para pagamento parcelado.

Algumas das empresas participantes são: Americanas, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Cedae, CEG, Claro/NET, Crefisa, Light, Nextel, Oi, Santander, Shoptime.com, Soubarato.com, Submarino.com, Sky, TIM, Vivo/GVT, e outras.

A Ligth também oferece uma opção de parcelamento das contas de energia que pode chegar a 60 meses. O período para a negociação será entre os dias 21 e 23 de novembro, sendo cobrado um sinal no ato da negociação e demais parcelas na conta de luz mensal.

O atendimento é presencial das 10hs às 16hs em Santa Cruz, no endereço Av. Felipe Cardoso esquina com Rua Lucindo Passos. Além disso, quem quiser, pode trocar até 15 lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que possuem um consumo menor de energia.

Em outras cidades

Outra opção para negociar dívidas é o Feirão Limpa Nome da Serasa. O atendimento online no site do Serasa Consumidor estará disponível até 1º de dezembro de 2018 para quem quiser negociar dívidas e tirar o nome do cadastro de devedores. Participam deste Feirão algumas empresas como Claro/NET, Itaú, Recovery e Vivo.

Para as empresas, é interessante conceder descontos nas dívidas de clientes para que possam limpar seus nomes e voltar a consumir já nesse período que antecede o Natal e as férias de final de ano. Assim, as empresas de telefonia e de cartões de crédito são as que costumam conceder os maiores descontos.

Aproveite essas oportunidades para limpar o nome

Comece 2019 com as contas em dia e, de preferência, sem dívidas. Não sabe como fazer para se manter sempre no azul? Primeiro, lembre-se que o 13º salário sempre pode ser utilizado nessas ocasiões de negociações de dívidas! Caso esteja muito endividado, decida qual dívida pagar primeiro com ajuda do artigo “Se você tem várias dívidas, qual pagar primeiro?

Além disso, confira outras de nossas dicas de economia doméstica em “Descubra como driblar as despesas de começo de ano” ou “Descubra o planejamento ideal para suas finanças

Cuidado para não se endividar novamente

Após negociar as dívidas e limpar o nome, você poderá começar a se planejar para o futuro planejando seu orçamento e talvez até pensando na sua aposentadora. Além disso, poderá até se transformar em um investidor de sucesso!

Para mais dicas, continue acompanhando nosso canal de Economia, ou cadastre-se e tenha acesso a informações e artigos exclusivos!

Por Samasse Leal