Quando se trata de climatização de um ambiente caseiro, as janelas são o ponto fraco numa casa com bom isolamento térmico. Os vidros tradicionais não oferecem quase nenhuma resistência à luz solar e área térmica. Ou seja, no inverno, o ar aquecido de dentro passa facilmente para o lado externo e, no verão, o calor de fora é transmitido para dentro.

Entenda como a climatização da casa pode depender das suas janelas:

Impedindo o fluxo de calor

O calor pode ser conduzido com muita facilidade através dos simples e antigos vidros. Se for mais quente de um lado e mais frio do outro, haverá uma transferência natural de calor através do vidro, para haver um nivelamento. Se for inverno e o aquecedor está ligado, a última coisa que você quer é que o calor seja perdido pela janela. E, no verão, se o ar-condicionado está ligado uma parte do dia, você quer que o calor do ar de fora fique fora da casa.

Impedir o fluxo de calor de dentro para fora e vice-versa pode ajudar a climatização da casa (Foto: DmitriMaruta/iStock)

Leia nas entrelinhas

Algumas janelas resistem melhor ao fluxo de calor do que outras. O desempenho conjunto, incluindo vidros, esquadrias e vedações, pode ser medido pelo trabalho de manter o ar quente e o frio separados.

Assine nosso conteúdo exclusivo

Conserve o calor dentro de casa

Estude formas de melhorar a climatização da sua casa levando em consideração alguns fatores. Se onde você mora os invernos são longos e os verões curtos, é necessário que a janela limite o fluxo de calor de um lado para outro. Para isso, vede qualquer fresta existente e invista em vidros de isolamento térmico.

Veja também: saiba como fazer você mesma a manutenção do seu ar-condicionado

Não sue num ambiente quente

Se na sua cidade as temperaturas são de amenas a quentes durante o ano todo, a diferença de temperatura entre o ar de dentro e de fora de casa nunca será tão grande, caso em que é menos importante manter o ar quente de um lado e o frio do outro.

Em ambientes mais amenos e quentes, o tipo de vidro pode fazer toda a diferença (Foto: Kuzavok/iStock)

Mantendo o calor do lado de fora

Grande parte do ganho de calor é provocado pela energia do calor radiante do sol que penetra diretamente pelas janelas. A orientação e o tamanho da abertura determinam a intensidade da exposição: quanto maior for a abertura, maior será a quantidade de calor que entra ou sai do ambiente. Outro fator é a orientação da fachada, que pode expor aberturas de dimensões idênticas a quantidades diferentes de calor e iluminação.

A escolha do vidro deve ter como propósito o controle da radiação solar. Para não errar, defina alguns pontos: você quer permitir ou bloquear a luz natural? Permitir ou bloquear o calor radiante? Permitir ou bloquear as perdas de calor?

O calor radiante que incide no vidro ou em outro fechamento transparente pode ser absorvido, refletido ou transmitido para o interior. Esses comportamentos dependem das características do vidro.

Vença o calor

Se você mora numa área com longos verões quentes e invernos suaves, bloqueie o calor implacável com vidros mais refletivos. Quanto maior for o ângulo de incidência da radiação solar, maior será a parcela refletida pelo vidro.

Absorva o sol durante o frio

Se você mora numa área com invernos rigorosos e verões leves, aproveite o calor nos meses frios. Alguns vidros transmitem uma parte da radiação para o interior através de sua transparência. Dessa maneira, os vidros especiais podem reter o calor no interior da casa.

Aplique uma abordagem mista

Junte duas estratégias em apenas uma janela se você mora em locais onde o inverno é rigoroso e o verão ameno e quente. Colocar janelas com maior refletividade na direção leste e oeste reduzirá o impacto do início da manhã e da tarde. Do mesmo modo, janelas com maior transmissividade voltadas para o norte provavelmente permitirão maior entrada de calor nos meses mais frios.

Para não passar frio no inverno, invista em soluções de climatização para as janelas (Foto: evgenyatamanenko/iStock)

Mantendo-se aquecido no inverno

Se uma janela está completamente desguarnecida, quase todo o calor produzido será perdido através do vidro sem proteção. As venezianas e persianas verticais pouco fazem para evitar a perda de calor, mas dispositivos como cortinas e bandôs podem ser muito eficazes para a conservação de calor.

Coloque cortinas sem forro

… ou persianas de tecido, e a perda de calor será reduzida em 8%.

Instale cortinas pesadas e forradas

… para reduzir a perda de calor em 13%. Para cortinas novas, use um tecido que já tenha uma face decorativa e outra com blecaute. Se você já tem uma cortina, coloque o blecaute como uma segunda camada. Você também pode pendurá-lo separadamente no varão, ou pregá-lo na parte de trás das cortinas.

Conheça 5 formas de bloquear o calor do verão

Se a janela está desguarnecida, todo o calor de fora vai entrar no verão. A fim de reduzir este ganho, utilize tanto os tratamentos para janelas internas quanto os dispositivos externos para sombreamento. A proteção externa bloqueia a radiação direta antes que esta penetre pelo vidro.

1. Acrescente persianas verticais…

… e reduza o ganho de calor em 76%. As persianas verticais possuem a vantagem de serem fáceis reguladoras de luz natural. Assim, quando o sol atingir a janela, basta fechá-las até onde podem bloquear totalmente a luz.

2. Acrescente venezianas…

…ou persianas de tecido e o ganho de calor poderá ser reduzido em 55%. Se elas tiverem blecaute, a melhora será surpreendentemente maior.

3. Plante uma árvore…

…perto da janela: o ganho de calor será bastante reduzido. Uma árvore de folhas perenes cobrirá a janela o ano inteiro, mas uma que perde as folhas no inverno permitirá que um pouco de sol entre nesse período. Além disso, plantar uma árvore é uma ótima medida para cuidar do meio ambiente!

4. Construa uma pérgola…

…ou coloque um tecido para sombreamento por fora. O  ganho de calor baixará para 20%. Uma pérgola é bem comum em jardins, e consiste em ser uma estrutura apoiada em quatro colunas. No local em que seria o teto, há a presença de barras paralelas; ou seja, a luz é vazada. Você também pode usar plantas trepadeiras na estrutura para diminuir ainda mais a temperatura próximo à janela.

5. Instale uma persiana…

…de rolo de metal ou toldo, e o ganho de calor cai para menos de 25%, ajudando e muito a climatização da casa. Os toldos fixos podem ser mais baratos, porém os retráteis permitem que você escolha deixar a luz do sol entrar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!