Se limpar seu nome e sair das dívidas está entre as suas resoluções para 2020, eis a chance que você procurava. A partir desta segunda-feira (2), os maiores bancos brasileiros iniciam um programa de negociação de dívidas e prometem descontos de até 90% sobre os valores em atraso.

A ação foi batizada de Semana de Negociação e Orientação Financeira e acontece até sexta-feira (6). Nas capitais, as agências de Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal terão horário de funcionamento estendido até as 20h. A lista completa pode ser consultada no site criado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para promover o programa.

Quem poderá fazer a negociação de dívidas

Banco do Brasil

Estão elegíveis os clientes cadastrados como pessoa física e com operações de crédito vencidas há mais de 30 dias. Segundo divulgado pelo banco, as condições incluem desconto no valor do débito, parcelamento em até 120 meses e até 180 dias para começar a pagar. Também haverá redução de até 14% nas taxas e os juros serão menores.

Nesta semana, 57 agências em capitais e no Distrito Federal terão o funcionamento estendido para esse atendimento. Além disso, as operações de negociação de dívidas também poderão ser feitas pelo site e pelo aplicativo do BB. Assim, quem não puder se ausentar do trabalho ou morar longe das agências não será prejudicado.

Caixa Econômica Federal

A princípio o banco afirma que as condições para renegociação dependerão do perfil de cada cliente. Para empresas com crédito comercial em atraso, haverá a possibilidade de unificar os contratos e fazer um parcelamento só para todas as dívidas, que poderão ser pagas em até 96 vezes. 

Outras condições previstas são a realização de uma pausa no pagamento de uma prestação que esteja vencida ou a vencer e a repactuação da dívida, com novo prazo para quitação.

Já no crédito imobiliário, o mutuário poderá pagar uma entrada sobre o valor que deve e incorporar o restante às demais prestações. Outra opção será pagar a entrada e comprometer-se a fazer os demais pagamentos em dia pelos três meses seguintes. Depois desse prazo, o saldo devedor será incorporado ao restante do contrato.

Quem tiver até três parcelas do financiamento imobiliário em atraso poderá usar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor da prestação por 12 meses. Assim como o BB, a Caixa terá funcionamento com horário estendido. No entanto, o horário diferenciado valerá apenas para uma agência em cada capital do país.

Santander

Clientes pessoa física ou jurídica com atrasos de até 60 dias terão reduções de até 20% nas taxas. De acordo com o banco, os descontos de até 90% do valor da dívidas são previstos para clientes com débitos vencidos há mais de 60 dias.

Itaú Unibanco

O banco diz que 81 agências ficarão abertas até mais tarde e promete taxas reduzidas, a partir de 1,99%, para cliente com débito vencido há mais de 90 dias. No entanto, a renegociação feita pessoalmente nas agências pode dar direito a até 90% de desconto no valor da dívida.

Como ficam os clientes de Bradesco e Banrisul

Assim como a Caixa Econômica, o Bradesco informou que terá prazos e taxas diferenciadas para a negociação de dívidas, de acordo com o perfil dos clientes. No entanto, o banco não divulgou quais serão os parâmetros. 

Já o Banrisul afirma que oferecerá desconto sobre o total da dívida e nos juros.

Negociação de dívidas: o que os bancos prometem

Em resumo, confira o que cada banco oferece para seus clientes devedores. 

Banco do Brasil

Quem pode participar:

  • Qualquer pessoa física com operação de crédito vencida há mais de 30 dias.

Descontos:

  • Até 92% no valor da dívida;
  • Até 14% nos juros dos valores renegociados.

Condições de pagamento:

  • Até 120 meses;
  • Carência de até 180 dias.

Caixa Econômica Federal

Quem pode participar:

  • Qualquer pessoas física com operação de crédito vencida há mais de 30 dias.

Descontos:

  • Até 90% no valor da dívida com mais de um ano de atraso;
  • Taxas a partir de 1,99% para débitos com mais de 90 dias de atraso.

Condições de pagamento:

  • Carência de até 30 dia para iniciar o pagamento;
  • Parcelamento da dívida renegociada em até 6 vezes.

Itaú Unibanco

Quem pode participar:

  • Qualquer pessoas física com operação de crédito vencida há mais de 30 dias.

Descontos:

  • Até 90% no valor da dívida com mais de um ano de atraso;
  • Taxas a partir de 1,99% para débitos com mais de 90 dias de atraso.

Condições de pagamento:

  • Carência de até 30 dia para iniciar o pagamento;
  • Parcelamento da dívida renegociada em até 6 vezes.

Santander

Quem pode participar:

  • Pessoas físicas e jurídicas com dívida em atraso.

Descontos:

  • Até 90% no valor da dívida para atraso acima de 60 dias;
  • Até 20% de redução nas taxas para atraso de até 60 dias.

A Semana da Negociação e Orientação Financeira é a primeira medida concreta de um acordo firmado entre o Banco Central e a Febraban para melhorar a educação financeira do país. O projeto tem quatro pilares, que devem ser implementados até maio de 2020.

Por isso, se o seu objetivo é sair do vermelho e cuidar melhor das suas finanças, vale a pena ficar atento aos próximos passos do programa.

FERNANDA BRIGATTI/FOLHAPRESS

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!