Faça uma busca


|
Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

7 utensílios de cozinha improvisados para salvar o dia

Entre restaurar esponjas com sal ou utilizar palitos de dente para assar batatas no micro-ondas, conheça os utensílios de cozinha improvisados mais úteis para o seu dia a dia

Imagem: Milkos/iStock

Na hora de agitar as panelas, certos utensílios de cozinha não podem faltar. Mas você já pensou no que pode ser improvisado? Palitos de dente que ajudam a assar batatas mais rápido no micro-ondas, toalhas de papel que tiram os fiapos de milho… As possibilidades são inúmeras – e você certamente usará algumas cedo ou tarde.

Conheça os utensílios de cozinha improvisados mais úteis que vão salvar o seu dia:

1. Elásticos

Segure colheres escorregadias: Ploc! A colher deslizou para dentro da tigela novamente, e desse modo você tem de pescá-la na massa da batedeira. Transforme um elástico em um dos utensílios de cozinha! Depois de lavar a colher, amarre um elástico em torno da ponta do cabo para segurá-la melhor e evitar a sujeira.

Segure copos de bebidas: A artrite impede que você segure um copo com firmeza, principalmente quando está molhado com a condensação? Enrole alguns elásticos em volta do copo para segurá-lo com mais facilidade. Isso é ótimo também para crianças, visto que às vezes se atrapalham com as mãozinhas.

Torne armários de cozinha à prova de crianças: Os netinhos estão vindo! Ou seja, é hora de pegar os elásticos e proteger temporariamente os armários do banheiro e da cozinha em que eles não devem mexer. Basta enrolar firmemente as tiras em volta de pares de puxadores.

Veja também: veja como economizar ao comprar utensílios de cozinha

2. Limões

Faça o alumínio brilhar: Para as panelas brilharem, por dentro e por fora, esfregue nelas a metade de um limão-siciliano e dê polimento com um pano macio.

Evite que a batata escureça: Batata e couve-flor tendem a escurecer quando fervem, especialmente quando há convidados para o jantar. Para ter certeza de que os legumes claros continuarão claros, esprema uma colher de chá de suco fresco de limão-siciliano na água do cozimento.

Limpe tábuas de cozinha: Não é de se admirar que a tábua de cozinha tenha um cheiro ruim! Afinal de contas, é usada para picar cebola, amassar alho, cortar carne e frango crus e cozidos, bem como para preparar peixe. Para livrar-se do cheiro e ajudar a limpar a tábua, esfregue-a com a metade de um limão ou lave-a em suco puro, sem diluir.

Veja também: entenda como manter sua cozinha sempre organizada

3. Filtros de café

Cubra a comida no micro-ondas: A maioria dos filtros de café é sem dúvida segura para uso no micro-ondas. Use-os para cobrir tigelas ou pratos e evitar respingos quando cozinhar ou assar no forno de micro-ondas.

Sirva pipoca: Sirva não apenas cachorros-quentes, mas também pipoca, doces e outros alimentos pegajosos em filtros de café. O filtro é uma embalagem perfeita que vai manter seus dedos limpos e facilitar a faxina.

Proteja as frigideiras da ferrugem: Prolongue a vida dos seus utensílios de ferro fundido. Coloque um filtro de café dentro da frigideira quando ela não estiverem uso. O filtro absorve a umidade e evita a ferrugem

4. Palitos de dentes

Indique o ponto da carne: Alguns convidados querem a carne malpassada, outros, ao ponto e uns querem bem passada. Como se lembrar dos pedidos? Fácil. Use palitos de cores diferentes para marcar a carne segundo o gosto de cada um, e prepare-se para os elogios.

Asse rápido batatas no micro-ondas: A próxima vez que cozinhar uma batata no micro-ondas, enfie quatro “pernas” de palitos por baixo. A batata suspensa vai cozinhar bem mais rápido porque as micro-ondas vão alcançar a base, bem como o topo e as laterais.

Evite que a panela transborde: Droga! Parece que você só precisa dar as costas por um minuto para a água da panela ferver e transbordar, de tal forma que o fogão acaba ficando imundo. Da próxima vez, ponha um palito de dentes, deitado, entre a tampa e a panela. O pequeno espaço permite que uma quantidade suficiente de vapor escape, de modo a impedir que a panela transborde. Esse procedimento também funciona com pratos no forno, que assam com tampa.

Veja também: 7 pratos que chefs de cozinha preparam no micro-ondas

5. Toalhas de papel

Prepare bacon de maneira rápida e limpa: Eis uma ótima maneira de preparar bacon no forno de micro-ondas. Forre o fundo do forno com 2 toalhas de papel. Sobre elas, coloque as tiras de bacon lado a lado. Cubra com outras toalhas de papel. Ligue o forno na temperatura alta por intervalos de 1 minuto, verificando a cada intervalo se o bacon já está crocante. Deve levar de 3 a 4 minutos para ficar pronto, sem sujar nenhuma panela. Para uma limpeza relâmpago, as toalhas que absorveram a gordura vão direto para o lixo.

Tire os cabelos das espigas de milho: Caso deteste tirar os cabelos das espigas de milho recém-debulhadas, use uma toalha de papel. Umedeça a toalha e passe ao longo da espiga. A toalha retira todos os cabelos e a espiga certamente está pronta para cozinhar na panela ou assar na grelha.

Elimine a gordura do caldo: A panela de caldo de frango já ferve há horas, mas você não quer passar a escumadeira para retirar a camada de gordura que se formou na superfície. No lugar da escumadeira, use uma toalha de papel para absorver a gordura. Em outra panela dentro da pia, coloque um escorredor de macarrão (ou uma peneira) forrado com uma toalha de papel. Despeje o caldo sobre a toalha. Observe como a gordura fica na toalha enquanto o caldo limpo passa para a panela. Assegure-se, é claro, de vestir luvas térmicas ou usar pegadores de panela para não se queimar com o líquido fervente.

Veja também: substitutos inteligentes para utensílios de cozinha

6. Sal

Restaure as esponjas: Muito antes de realmente terem estragado, as esponjas, em geral, costumam ficar um tanto nojentas. Para que voltem ao estado primitivo, transforme o sal em um dos utensílios de cozinha: ponha as esponjas de molho numa solução de 1⁄4 de xícara de sal para cada litro de água.

Desodorize a lixeira: Se a lixeira estiver exalando um odor desagradável, desodorize-a com sal. Coloque dentro dela 1⁄2 xícara de sal e água fria em abundância. O sal vai soltar os resíduos que estiverem grudados no interior da lixeira e neutralizar seu odor.

7. Maçãs

Asse um frango suculento: Se o seu frango assado sempre sai do forno muito ressecado, não desanime. Da próxima vez que assar um frango, recheie-o com uma maçã antes de levá-lo ao forno. Quando estiver no ponto, jogue fora a fruta e saboreie um prato principal delicioso – e suculento.

Mantenha fresco o bolo: Quer uma maneira simples e eficaz de aumentar a vida útil dos bolos caseiros ou comprados fora? Guarde-os com metade de uma maçã. Esse procedimento ajuda o bolo a manter a umidade por mais tempo do que apenas colocando-o na geladeira.

Afofe o açúcar mascavo empedrado: O açúcar mascavo tem o hábito irritante de empedrar quando exposto à umidade. Felizmente, não é muito difícil resolver a situação. Basta colocar uma fatia de maçã num saco plástico hermético com o pedaço de açúcar empedrado. Feche bem o saco e coloque-o em um local seco por um ou dois dias. Como resultado, o açúcar vai ficar novamente adequado para o uso.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados