Faça uma busca
Especial

Nova Zelândia: conheça o país que zerou as internações por Covid-19

Conheça tudo sobre esse pequeno país da Oceania que tem chamado bastante atenção

Escrito por:

Thaís Garcez

Redator
Nova Zelandia
huafires/iStock
Publicado em: Última atualização:

As duas ilhas do oceano Pacífico que constituem a Nova Zelândia têm chamado atenção por outro motivo que não apenas suas paisagens exuberantes. Desde março, antes que os casos de Covid-19 se espalhassem pelo país, medidas severas de contenção da doença foram iniciadas. E o resultado das decisões tomadas pelo governo podem ser vistas atualmente, com o fim das internações por coronavírus.

Vale dizer que o país realizou 267.435 exames na população (quase 5 milhões de habitantes) e registrou ao todo 1.154 casos de Covid-19 e 21 mortes.

Medidas implementadas

Depois da Áustria, Austrália, República Tcheca, Israel, Grécia e Dinamarca, a Nova Zelândia conseguiu controlar a transmissão comunitária e hoje já põe em prática seus planos de flexibilização da quarentena. Inicialmente, o país determinou o fechamento das fronteiras, proibindo, assim, os voos internacionais. O comércio de serviços não essenciais foram fechados, as atividades culturais suspensas e os voos domésticos cancelados. Ou seja, o país se fechou para poder se curar.

Com o passar dos dias, e as análises de controle da doença sendo positivas, as medidas foram amenizadas; mas mantendo o distanciamento social. Todas essas ações só deram resultado pela atuação firme e corajosa da primeira-ministra Jacinda Arden, que, inclusive, reduziu em 20% o salário dos executivos públicos, ministro e dela mesma por causa da crise. Já para atenuar os impactos futuros na economia, gerar mais empregos e alavancar o turismo, instituiu uma jornada de trabalho de 4 dias na semana.

Nova Zelândia além do coronavírus

Mas a Nova Zelândia é muito mais do que um país que conseguiu contornar os problemas da pandemia. Ele possui belezas distintas, desde o frio dos glaciares, até as praias das ilha do sul, e uma cultura única. Portanto, se tiver vontade de conhecer melhor a Nova Zelândia quando a pandemia passar, tenha certeza de que não irá se arrepender. Apesar de levar algumas (muitas!) horas para chegar a Auckland, uma das cidades mais visitadas, vale a pena o investimento. O país possui um infraestrutura incrível para as atividades turísticas.

Conhecido como um dos principais destinos para quem curte esportes de aventura, os visitantes podem contar com rotas por trens e ônibus que os levarão a locais perfeitos para praticar escalada e trekking, por exemplo. Porém, se desejar se aventurar pelas estradas, precisar ter habilidade para dirigir na mão inglesa. Mas se você não for adepto aos esportes, e for fã da trilogia de Senhor dos Anéis, poderá aproveitar o roteiro especial que levará para a lindas locações dos filmes.

A Nova Zelândia é um país de muitos encantos. Desde sua cultura maori até suas cidades modernas e preparadas para receber turistas do mundo inteiro. Veja algumas imagens e planeje sua próxima viagem.

Por Thaís Garcez