Faça uma busca
|
Publicado em: 21 de fevereiro de 2020

Os otimistas vivem mais: dicas para estimular o pensamento positivo

Em todo o mundo, psicólogos e terapeutas comprovam há décadas: o pensamento positivo pode, sim, mudar a vida!

Imagem: Koldunov/iStock

Imagine-se numa tarde de domingo com chuvas torrenciais. Você tem a opção de se aborrecer porque gostaria de dar um belo passeio ao ar livre, ou de alegrar-se por finalmente encontrar tempo para ler um bom livro.

Independentemente da escolha que fizer, é certo que continuará chovendo. Então é melhor aceitar o tempo e adaptar-se à situação.

Este exemplo é capaz de demonstrar o princípio do pensamento positivo. Não se trata de considerar belo e benéfico tudo o que acontece conosco, mas de reconhecer que a maioria das coisas e dos acontecimentos tem um aspecto positivo.

Em todo o mundo, psicólogos e terapeutas comprovam há décadas: o pensamento positivo pode, sim, mudar a vida!

Não se trata absolutamente de negar os problemas, mas de desenvolver uma postura mais otimista perante a vida, em todos os aspectos.

Fórmulas sugestivas e desejos realistas

Qualquer um pode aprender o método: invente fórmulas sugestivas ou repita-as várias vezes por dia. Basta uma frase bem simples como “Sei fazer isto” ou “Vou conseguir fazer isto”. Guie-se pela frase do psicólogo alemão Jens Corssen: “Assim como o medo leva à infelicidade, a coragem leva à felicidade!”

Demonstre coragem para enfrentar novos desafios e abandone hábitos arraigados e potencialmente nocivos. Seus desejos, no entanto, devem ser realistas! Ninguém aprende a falar uma língua estrangeira fluentemente de uma hora para outra só porque fica repetindo para si mesmo, mil vezes ao dia, que é capaz de fazê-lo.

Entretanto, essa atitude de querer fazer o melhor e extrair algo positivo até mesmo das situações mais desagradáveis é o caminho para uma postura de vida mais otimista de modo geral.

Veja também: aprenda a criar filhos otimistas!

Quando você tentar reconhecer e enfatizar suas próprias características positivas, subitamente as limitações e as fraquezas de cada pessoa se tornarão secundárias.

Para isso, entretanto, é preciso reservar um tempo para refletir com calma sobre si mesmo. Neste caminho de autoconhecimento você logo descobrirá que há muito mais aspectos positivos em sua vida do que você poderia imaginar até então.

Faça um balanço da própria vida

Reserve meia hora para anotar, com tranquilidade, tudo o que você já realizou.

Comece pela infância, e não se esqueça das supostas pequenas coisas – como, por exemplo, o prêmio que ganhou numa competição de desenho. Siga adiante até a sua juventude, à conclusão do ensino médio ou da faculdade. Em seguida, anote os êxitos profissionais.

Procure recordar-se sempre desta lista – você verá que já alcançou muita coisa boa em sua vida.

O pensamento positivo é válido

Cientistas da renomada Clínica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, comprovaram numa pesquisa de 30 anos realizada com mais de 800 pacientes que há evidentes ligações entre os pensamentos pessimistas e uma expectativa de vida menor.

O fator determinante é que os pessimistas tendem a ter comportamentos mais passivos e, por isso, passam por menos experiências positivas do que os otimistas.

Além disso, os pessimistas frequentemente tendem – porque “nada faz sentido mesmo” – a ignorar as sugestões e as orientações médicas. A tendência maior à depressão também exerce influência negativa em relação à expectativa de vida. O sistema imunológico das pessoas otimistas, por outro lado, é bem mais resistente do que o das pessoas pessimistas.

Só por esses motivos já é válido identificar o pessimismo antes mesmo que ele se instale e combatê-lo com pensamentos positivos.

O programa de duas semanas apresentado a seguir vai ajudá-lo nesta tarefa. Não o veja como uma simples terapia de 14 dias, mas sim como o começo de uma nova vida, positiva e otimista.

Confira o programa para estimular o pensamento positivo logo abaixo:

pensamento positivo otimismo

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close