O valor da atividade física como ferramenta preventiva

A importância da atividade físcia é maior do que pensamos!

André Messias | 31 de Agosto de 2023 às 10:00

Se exercitar é sinônimo de viver mais. - Imagem: JLco - Julia Amaral/iStock

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) apontou um resultado preocupante sobre o número de infartos no Brasil: o aumento de 158% do número de casos nos últimos 4 anos. Esses dados poderiam ser bem menores se a população fosse fisicamente ativa, apresentasse um menor comportamento sedentário e tivesse hábitos alimentares saudáveis.

Leia também: Entenda por que treinar com as roupas adequadas é fundamental.

É sempre importante lembrar que nenhum infarto acontece do nada. Há a presença de fatores de risco cardiovascular, e a atividade física apresenta relação inversa com eles: uma pessoa fisicamente ativa tem menor propensão de apresentar algum fator de risco e, com isso, menor probabilidade de ter algum infarto ou qualquer outra doença cardiovascular.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo e geram altos custos ao sistema de saúde. Além disso, pessoas acometidas por esse mal apresentam sérias limitações, fazendo com que suas vidas tenham muitas restrições.

 

Infelizmente, muitas pessoas mudam o estilo de vida, como, por exemplo, passam a fazer algum tipo de atividade física, somente após o surgimento de algum problema. Nunca é tarde demais, porém quanto mais cedo a pessoa passar a fazer a atividade física, mais protegida ela estará. Estudos apontam que pessoas que apresentam uma trajetória ativa, ou seja, fazem atividade física ao longo dos anos. são mais saudáveis! Vale lembrar que é cientificamente comprovado que a prática de exercícios previne muitas doenças, como hipertensão, diabetes, diversos tipos de câncer, obesidade e, claro, doenças cardiovasculares. O papel preventivo da atividade física representa um dos benefícios mais importantes quando pensamos no assunto.

Leia também: Benefícios fisiológicos da musculação.

É essencial que toda e qualquer pessoa procure seguir as recomendações científicas e realize exercícios de fortalecimento muscular e aeróbicos. Ambos são complementares e seus benefícios combinados protegem o organismo de muitos problemas de saúde.

Muitas pessoas me perguntam o que fazem para proteger o coração e evitar algum problema. A resposta é sempre a mesma: tenha um estilo de vida ativo e saudável, faça uma atividade física que goste e que sinta que seu organismo está sendo exigido. Cuide de sua saúde mental, durma bem, beba bastante água e lembre-se de que o coração precisa de movimento.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Atividade física saúde musculação aeróbico exercícios físicos

Leia também

Por que as pessoas se lesionam tanto nos exercícios?

Alongamento ou aquecimento: quando devo fazer?

Projeto verão: todo cuidado é pouco

Celular e academia: uma complexa relação

O mito da perda de gordura localizada

Exagerei nas festas do fim do ano: e agora?