As saladas não são feitas apenas de folhas. Legumes, arroz, macarrão, carne, frango ou peixe também podem ser combinados com outros ingredientes e temperados com um bom molho para criar excelentes saladas. Isso sem falar nas frutas, que dão um toque especial às saladas, conferindo-lhes sabor e beleza.

Não importa o tipo de salada, desde que seja preparada com produtos da estação, será fresca e viçosa. Saudáveis, fáceis de preparar e ideais para quaisquer épocas, as saladas requerem apenas compras simples em mercados ou feiras. Confira a seguir 5 receitas incríveis e cheias de nutrientes:

  • Christiane Krüger

    1. Salada de batata com atum

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    800 g de batatas novas pequenas;
    sal;
    50 g de rúcula;
    30 g de azeitonas verdes sem caroços;
    1 lata de atum ao natural (peso drenado: 150 g);
    1 limão;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    4 colheres (sopa) de óleo de canola ou azeite de oliva.

    Confira a seguir o modo de preparo e dicas!

  • OlyaSolodenko/iStock

    Modo de preparo:

    1. Escove bem as batatas com uma escova para legumes. Coloque em uma panela e cubra com água; acrescente sal. Leve para ferver, por 15 a 20 minutos, até estarem cozidas. Escorra e distribua em um prato grande, para que esfriem rapidamente.
    2. Enquanto isso, lave a rúcula e escorra. Corte as hastes mais grossas e pique as folhas grosseiramente, reservando algumas inteiras para a decoração. Pique também as azeitonas. Escorra o atum da lata.
    3. Lave o limão e seque com papel-toalha. Rale aproximadamente 1⁄4 de colher (chá) da casca do limão. Esprema o limão. Misture 2 colheres (sopa) do suco, a raspa de limão, 3 a 4 pitadas de sal e um pouco de pimenta. Bata com o óleo.
    4. Coloque as batatas ainda mornas em uma saladeira. Primeiro junte o molho da salada, em seguida as folhas de rúcula picadas, as azeitonas e o atum. Se possível, deixe a salada descansando por no mínimo uma hora, para tomar gosto. Pouco antes de servir, decore com as folhas de rúcula inteiras.
  • margouillatphotos/iStock

    Dicas:

    • Apenas batatas novas têm casca bem fina, que pode ser consumida. Para esta salada, batatas armazenadas e mais antigas devem ser descascadas e cozidas em fatias grossas.
    • Para um preparo ainda mais rápido: ao cozinhar batatas (assim como macarrão ou arroz) você economiza tempo se primeiro ferver a água e então colocá-las na panela para cozinhar. Se usar panela de pressão, o cozimento será mais rápido ainda – assim que a panela começar a chiar, não leva mais que 7 minutos. As batatas cozidas esfriam mais rápido se você cortá-las ao meio após o cozimento.
  • Christiane Krüger

    2. Alface-americana com peixe e molho de laranja

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    500 g de filé de peixe branco com carne firme (p. ex., panga);
    1 laranja;
    sal;
    1 colher (sopa) de óleo;
    1 alface-americana (500 g aproximadamente);
    1 cebola roxa;
    60 g de azeitonas pretas sem caroço fatiadas;
    20 ml de creme de soja;
    1 colher (chá) de mostarda semipicante;
    pimenta-de-caiena.

  • Zoya2222/iStock

    Modo de preparo:

    1. Seque os filés de peixe com papel-toalha. Lave e seque a laranja. Rale em torno de 1⁄4 de colher (chá) da casca da laranja e esprema o suco. Reserve 3 colheres (sopa) do suco de laranja para o molho.
    2. Regue os filés de peixe, dispostos em um prato, com um pouco do suco de laranja restante e salgue de leve. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente. Frite o peixe, em fogo médio, por 3 minutos de cada lado. Coloque em um prato e deixe esfriar um pouco.
    3. Enquanto isso, lave a alface-americana e sacuda para secar. Corte a cabeça da alface ao meio, retire o talo e corte as metades novamente ao meio. Corte os quartos de alface em diagonal, formando tiras; coloque as tiras em uma saladeira grande.
    4. Descasque a cebola e corte com o fatiador de legumes em anéis finos; junte à salada. Corte o peixe em tiras e misture com as azeitonas e os anéis de cebola, incorporando-os à salada.
    5. Para o molho, misture o creme de soja com 3 colheres (sopa) de suco de laranja e a mostarda, mexendo. Tempere com sal, raspa de laranja e uma ponta de faca de pimenta-de-caiena. Despeje o molho sobre a salada e misture.
  • ValentynVolkov/iStock

    Dicas:

    • Para um preparo ainda mais rápido: você consegue tirar rapidamente o talo grosso da alface-americana se simplesmente apertar o talo para dentro da cabeça da alface e então retirá-lo, girando. Assim, as folhas se separam facilmente uma das outras.
    • Dicas de substituição: a salada também fica saborosa com um molho de toranja. Para isso, misture 4 colheres (sopa) de suco de toranja com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 1⁄2 colher (chá) de mostarda semipicante, 1 colher (chá) de mel e 1⁄2 dente de alho picado bem fininho, além de sal, pimenta-do-reino e 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, mexendo bem.
  • Christiane Krüger

    3. Salada de rabanete
    ao molho de queijo cremoso

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    2 maços de rabanetes sem a parte verde (em torno de 300 g);
    2 peras pequenas;
    1 pepino;
    75 g de queijo cremoso com ervas (produto pronto);
    100 g de creme de leite fresco;
    1 colher (sopa) de pasta de wasabi (raiz-forte);
    suco de limão;
    sal de ervas;
    1 maço de cebolinha-francesa;
    100 g de minitorradas crocantes.

  • emapoket/iStock

    Modo de preparo:

    1. Limpe, lave os rabanetes e deixe secar; depois corte-os em quatro. Lave as peras, retire a parte central com as sementes e corte o restante em fatias.
    2. Descasque o pepino e corte ao meio, no sentido do comprimento. Com uma colher, raspe a parte mole do miolo, retirando as sementes. Corte as metades novamente ao meio, longitudinalmente, e depois em pedaços estreitos. Misture os pedaços de rabanete, de pera e de pepino em uma saladeira.
    3. Para fazer o molho, misture o queijo cremoso com o creme de leite fresco e a pasta de wasabi, até formar um creme. Tempere com suco de limão e sal de ervas.
    4. Despeje o molho sobre os ingredientes da salada e misture. Tempere a salada novamente com sal de ervas.
    5. Lave a cebolinha-francesa, sacuda para secar e corte. Salpique sobre a salada e sirva com as minitorradas.
  • YelenaYemchuk/iStock

    Dica de substituição:

    Caso não tenha creme de leite fresco disponível para o molho, você também pode usar creme de leite light (com 12% de gordura).

  • Christiane Krüger

    4. Alface com aspargos e morangos

    Rende 4 porções.

    Ingredientes:

    1 pé de alface verde (p.ex., alface-crespa);
    350 g de morangos;
    200 g de aspargos brancos com talos finos;
    3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico branco;
    sal;
    1 colher (chá) de casca de lima ralada;
    pimenta-do-reino colorida moída na hora;
    6 colheres (sopa) de óleo de girassol;
    açúcar ou mel;
    2 colheres (sopa) de pistaches picados.

  • kameleon777/iStock

    Modo de preparo:

    1. Separe as folhas do pé de alface, lave, seque na centrífuga e pique como quiser. Coloque a alface em uma saladeira.
    2. Tire as hastes verdes dos morangos, lave-os, deixe escorrer e seque com papel-toalha. Em seguida, corte-os em quatro e adicione à alface.
    3. Lave apenas as pontas superiores dos aspargos, descasque os talos de cima até a ponta inferior e corte em pedaços pequenos, na diagonal. Coloque os aspargos também na saladeira.
    4. Misture o vinagre balsâmico com 2 a 3 pitadas de sal, a raspa de lima e um pouco de pimenta. Adicione o óleo, batendo. Tempere o vinagrete com açúcar ou mel e misture com a salada. Distribua a salada em pratos, salpique com os pistaches picados e sirva imediatamente.
  • DronG/iStock

    Dicas:

    • Para um preparo ainda mais rápido: use aspargo verde fresco em vez de branco – é preciso descascar apenas o terço inferior dos talos, após lavar.
    • Para decorar, regue as porções de salada pronta com creme de balsâmico, antes de servir – não só fica com uma bela apresentação, mas também harmoniza muito bem com os morangos.
    • Cozinhar aspargos: se você preferir, pode cozinhar os pedacinhos de aspargo por 3 a 4 minutos, em água fervente e sal, para ficarem al dente, e então juntar à salada.
  • Christiane Krüger

    5. Carpaccio de nabo com vinagrete de erva-cidreira

    Rende 4 porções.

    Ingredientes

    20 g de pinólis;
    1 nabo;
    1 pimentão vermelho;
    3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico branco;
    sal;
    pimenta-do-reino moída na hora;
    7 colheres (sopa) de óleo de canola;
    1 punhado de folhas de erva-cidreira.

  • Sophie Walster/iStock

    Modo de preparo:

    1. Coloque os pinólis para torrar levemente em uma frigideira pequena, sem gordura. Deixe esfriar. Enquanto isso, corte o nabo em quatro e descasque.
    2. Fatie os quartos de nabo com um fatiador de legumes, formando fatias finíssimas, e disponha em 4 pratos.
    3. Retire as sementes e as partes brancas internas do pimentão e lave-o. Corte-o em tiras, depois em cubinhos bem miúdos. Distribua sobre as fatias de nabo, junto com os pinólis.
    4. Misture o vinagre balsâmico com 3 a 4 pitadas de sal e bastante pimenta, formando um vinagrete. Adicione o óleo, batendo. Lave as folhinhas de erva-cidreira, sacuda para secar e corte em tiras finas.
    5. Misture a erva-cidreira ao vinagrete e regue com ele o carpaccio de nabo.
    6. Acrescente mais um pouco de pimenta, moída diretamente sobre o carpaccio, e sirva imediatamente.
  • OlgaMiltsova/iStock

    Dicas:

    • Dicas de substituição: caso não tenha erva-cidreira para o vinagrete, use manjericão ou quaisquer ervas à sua escolha.
    • Sirva este carpaccio como uma pequena entrada para um prato principal com carne assada. Nesse caso, use apenas 50 g de nabo por porção e prepare apenas metade do vinagrete.